Um GRAND(E) ano para a Opel: Estreias mundiais e “125 anos de produção automóvel”

  • A tradição encontra a inovação: Opel celebra 125 anos de produção automóvel em 2024
  • A Opel é elétrica: Todos os modelos Opel já estão disponíveis com motores elétricos a bateria
  • SUV emblemático: o novo Opel Grandland em Estreia Mundial e conquista prémio ‘Volante de Ouro 2024’[1]
  • Acessível, eletrificado e familiar: estreia do novo Opel Frontera
  • Trio de VCL elétricos: Novos Combo Electric, Vivaro Electric e Movano Electric, Movano HYDROGEN[2] adicionados à gama
  • Iniciativa única: ADAC Opel Electric Rally Cup 2025 prepara quinta temporada após o sucesso de 2024
  • Perspetivas eletrificantes: Versões “Long Range” dos novos Grandland Electric e Frontera Electric, novo Mokka Electric a chegar aos concessionários

125 anos de produção automóvel Opel: Forever Forward Since 1899: Foi este o lema da Opel ao longo do ano de 2024. Para além do aniversário que a Opel celebrou em junho, num evento de realce que contou com a presença de inúmeros convidados de honra, funcionários e amigos da marca, o fabricante tinha muito mais para oferecer. Os novos Opel Grandland e Opel Frontera celebraram as suas Estreias Mundiais, tendo o primeiro desses dois SUV – o topo de gama Grandland – garantido, de imediato o troféu ‘Volante de Ouro 2024’1. Por outro lado, o Opel Corsa continuou a ser um eterno bestseller.

Noutro domínio, destaque para o renovado sucesso do primeiro troféu monomarca 100% elétrico do mundo, a ADAC Opel Electric Rally Cup, num ano em que completou com sucesso a sua quarta temporada, continuando a gerar enormes ondas de entusiasmo.

Também o trio de veículos comerciais ligeiros Combo, Vivaro e Movano está bem posicionado para o futuro, com as mais recentes gerações dos três modelos a passarem a estar, também e desde este ano, disponíveis para os clientes em versões elétricas a bateria. Acrescente-se o facto de o maior membro deste trio ter feito a sua primeira aparição no IAA Transportation, em Hannover, como o inovador Movano HYDROGEN2, um veículo de transporte a pilha de combustível de hidrogénio. Será lançado oficialmente no próximo ano – tal como a próxima geração do Vivaro HYDROGEN2.

“No ano do nosso aniversário, podemos dizer com orgulho: A Opel é Elétrica. Somos o primeiro fabricante alemão a oferecer todos os modelos com propulsão elétrica a bateria”, afirmou Florian Huettl, CEO da Opel. “Estamos a tornar a rica tradição da nossa marca à prova de futuro com automóveis eletrificados que impressionam pelo seu design, tecnologias de ponta e operações que poupam recursos. O novo Opel Grandland é o melhor exemplo disso. E em 2025 continuaremos a um ritmo inabalável. Em breve, os clientes poderão contar com poderosos modelos elétricos de tração integral, o novo Opel Mokka, bem como o Grandland e o Frontera Electric com ainda mais autonomia”.

125 anos de produção automóvel na Opel: Rüsselsheim entra na era do automóvel em 1899

A 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel, filho do fundador da empresa, Adam Opel, assinou um contrato com Friedrich Lutzmann, serralheiro do tribunal de Dessau, para comprar a sua fábrica de veículos automóveis, arrancando oficialmente a produção automóvel na Opel. Foi o início de uma história de sucesso, sendo que, desde então, mais de 75 milhões de veículos Opel saíram das fábricas em toda a Europa.

O evento “125 Anos de Produção Automóvel Opel” teve uma grande influência neste ano de aniversário da empresa. A Opel celebrou-o com inúmeras campanhas, inovações automóveis – e um grande Open Day em junho na sede em Rüsselsheim. O público pôde então desfrutar de um mergulho profundo na história da Opel e também celebrar o 60º aniversário do Opel Design Center. Numerosos convidados de honra da política, dos negócios e da Stellantis participaram no evento e testemunharam como a Opel se está a posicionar para um futuro sustentável, tanto com os seus modelos mais recentes como com o projeto grEEn-campus. Afinal, o lema do aniversário era: “Forever Forward Since 1899”, havendo dois modelos em particular a simbolizar o seu significado em 2024: o novo Opel Grandland e o novo Opel Frontera.

Novo Opel Grandland: Estreia mundial e “Volante de Ouro”1 para o SUV de referência

Eisenach já daria o mote para as festividades em abril último, com a estreia mundial do novo Opel Grandland, um SUV emblemático totalmente “Made in Germany”. O recém-chegado modelo também demonstra o que a Opel entende por “Energia Alemã”, trazendo consigo muitas inovações visionárias do concept Opel Experimental para a produção em série. O SUV topo de gama é o primeiro Opel assente na plataforma STLA Medium, nativa para BEV, oferece inúmeras tecnologias de referência, como a nova iluminação Intelli-Lux HD com mais de 50.000 elementos LED, caraterísticas inteligentes e soluções sustentáveis. O Grandland brilha com o novo Vizor 3D e, pela primeira vez, com o Opel Blitz iluminado à frente. Na retaguarda, tem também o logotipo Opel sempre iluminado.

Elegante, dinâmico, espaçoso e, acima de tudo, eletrificado em todas as versões – a combinação impressiona e ajudou a Opel a conquistar o seu mais recente “Volante de Ouro“1 . O recém-chegado modelo encantou os especialistas das publicações alemãs “AUTO BILD” e “BILD am SONNTAG”, sendo nomeado “Melhor Automóvel até 50.000 euros” apenas alguns dias após a abertura das encomendas. A campanha de lançamento internacional “#GOGRAND” demonstra, de uma forma extraordinária, o que os clientes podem esperar do “seu” novo Grandland.

Novo Opel Frontera: o SUV familiar e elétrico para todos

Também o novo Opel Frontera é um automóvel excecional, um SUV também eletrificado que teve a sua Estreia Mundial em Istambul, em maio. Com a sua interpretação robusta da filosofia de design da Opel, o novo Frontera destaca-se da multidão. Por debaixo da carroçaria, o SUV de 4,38 metros de comprimento, com – se assim desejado – espaço para até sete pessoas, oferece um package excecional com uma relação preço-desempenho exemplar. Os preços do Frontera Hybrid[3] começam em 24.990 euros (PVP com IVA incluído). O conforto de viagem e a flexibilidade são as principais prioridades do novo Frontera: na frente, condutor e passageiro podem sentar-se nos novos bancos patenteado Intelli-Seats com uma ranhura a meio para aliviar o stress, podendo ser guardados na traseira 460 litros de bagagem, volume que, com os bancos rebatidos, aumenta para cerca de 1600 litros. O Frontera também oferece muitas funcionalidades inteligentes, incluindo a Smartphone Station. Flexível, claro e moderno no design e com muitas soluções práticas, o novo Opel Frontera é um SUV acessível e familiar.

Outro destaque vai para o novo Opel Mokka, modelo que fez a sua primeira grande aparição no Auto Zurich 2024, salão automóvel que decorreu em outubro último. Este bestseller pouco convencional está ainda mais light, integrando tecnologias de segmentos de veículos superiores, e ainda mais apelativo do que até aqui. O novo Mokka completa o jovem trio de SUV do mercado.

Há uma coisa em comum entre estes três recém-chegados modelos ao mercado: os novos Mokka, Grandland e Frontera têm em conta a abordagem “Greenovation” da Opel. Dispensam aplicações cromadas no exterior e utilizam tecidos e materiais com conteúdo reciclado no interior, permitindo ao trio de SUV Opel uma mais correta gestão de recursos neste domínio.

‘Greenovation’: Novos modelos Opel eletrificados e soluções de condução híbrida

Para além da nova gama SUV, a Opel também revitalizou os seus MPV. Os novos Opel Zafira Electric[4] e Opel Combo Electric[5] estão disponíveis para encomenda desde o verão, abrindo novas possibilidades para uma vida quotidiana ou viagens de férias sem emissões locais.

Para os que ainda não estão preparados para a transição para uma opção totalmente elétrica, mas que já desejam uma mobilidade eletrificada, a Opel tem vindo a propor, ao longo do presente ano, uma vasta seleção de modelos híbridos com tecnologia de 48 volts. Sendo uma solução de condução inteligente e económica, oferece muitas vantagens no funcionamento quotidiano. Na opção híbrida, os consumos de combustível e as emissões de CO2 podem ver-se significativamente reduzidas em comparação com um veículo de combustão equivalente, processo acompanhado por um aumento no conforto de condução. A baixas velocidades o pequeno motor elétrico também permite viagens 100% elétricas em pequenas deslocações, ou até 50% do tempo a rolar em cidade. A bateria de 48 volts não precisa de ser recarregada num ponto de carregamento, processo que fica a cargo do próprio sistema híbrido.

Opel Corsa: Um eterno best-seller e viatura de ralis

O bestseller Opel Corsa é um verdadeiro sucesso no mundo dos ralis, bem como junto do público. Com o Opel Corsa Rally Electric a marca voltou a oferecer competições emocionantes e sem emissões locais em 2024, sob a égide da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”, o primeiro troféu monomarca de ralis elétrico do mundo. O conceito inovador é tão popular em toda a Europa que a Opel e a ADAC confirmaram, há dias, a realização da sua quinta temporada em 2025.

Em paralelo, o modelo de produção em série continua a ser um sucesso. O Opel Corsa tem estado no topo do seu segmento na Alemanha, em todas as variantes de propulsão, nos últimos três anos, havendo uma boa hipótese de repetir este sucesso também em 2024. Em Portugal, no seu segmento, o Corsa está entre os 10 modelos mais vendidos e ocupa a 5ª posição nos BEV[6]. O Corsa é e continua a ser um eterno best-seller entre clientes e especialistas.

Adição inovadora à gama de veículos comerciais ligeiros: O novo Opel Movano HYDROGEN[7]

O ano de 2024 também trouxe grandes novidades para a gama de veículos comerciais ligeiros da Opel. A nova geração do trio de VCL – composto pelo Opel Combo, Opel Vivaro e Opel Movano – não só está disponível em versões 100% elétricas desde este ano, como também se viu alargada para incluir uma variante de condução orientada para o futuro.

Depois de já ter lançado com sucesso, em mercados selecionados, o Vivaro HYDROGEN, foi a vez de alargar o conceito ao maior membro desse trio, o Movano, que surge pela primeira vez como um veículo a pilha de combustível de hidrogénio. Com a sua combinação de motor a pilha de combustível de hidrogénio e bateria plug-in, o novo Opel Movano HYDROGEN pode percorrer mais de 500 quilómetros (WLTP[8]) e pode ser reabastecido com hidrogénio em menos de 5 minutos, mostrando-se ideal para conduzir longas distâncias com zero emissões locais e sem perdas de tempo com reabastecimentos. O seu motor elétrico oferece 110 kW (150 cv) de potência e um binário máximo de 410 Nm. A bateria de iões de lítio de 11 kWh fornece apoio no arranque ou na aceleração. Além disso, graças ao sistema híbrido, a energia de travagem pode ser recuperada e introduzida na bateria como eletricidade através do motor elétrico. Uma solução de propulsão que impressionou o público na estreia do Movano HYDROGEN no IAA Transportation em Hannover.

“A Opel é Elétrica”, com outros destaques eletrificados a surgir em 2025

Com os novos veículos apresentados e introduzidos em 2024, a Opel está a cumprir a sua palavra: “A Opel é Elétrica”. Todos os modelos da marca – tanto automóveis de passageiros como VCL – podem agora ser encomendados como veículos elétricos a bateria. Ao mesmo tempo, existem também outras soluções de condução práticas e que poupam recursos, desde os híbridos plug-in aos híbridos com tecnologia de 48 volts aos veículos com pilha de combustível de hidrogénio.

Mas uma coisa também é clara: a Opel vai continuar e expandir consistentemente a sua ofensiva de eletrificação no próximo ano. Os clientes já podem esperar por mais novidades. Nos próximos meses, o novo Grandland permitirá uma autonomia sem emissões locais de até cerca de 700 quilómetros (WLTP8) graças à sua bateria de 97 kWh. O SUV topo de gama está também a ser lançado como um potente híbrido plug-in e oferecerá tração eléctrica a todas as rodas. O portefólio do modelo Frontera também incluirá uma variante “Long Range” totalmente elétrica, com uma autonomia de até cerca de 400 quilómetros (WLTP8). Para além disso, será lançado o Frontera Hybrid com espaço para até sete pessoas. Depois da sua recente estreia mundial, o novo Mokka eletrificado estará brevemente disponível para os clientes.

Também os clientes de veículos comerciais poderão contar com soluções de condução inovadoras e eficientes que tornam a mobilidade quotidiana ainda mais económica. O novo Movano HYDROGEN7 será lançado em vários mercados. Para além disso, estará disponível a próxima geração do Vivaro HYDROGEN7. Estes são apenas alguns dos destaques que a Opel apresentará nos próximos meses – eficiente, emocional e eletrizante em todos os aspetos!

[1] “AUTO BILD” edição nº 45/2022 e “BILD am SONNTAG” edição nº 46/2022, na categoria de “Melhor Automóvel até 50.000 euros”.

[2] Apenas em mercados selecionados. Versões HYDROGEN não disponíveis em Portugal.

[3] Valores combinados para o Opel Frontera Hybrid 1.2 Diret Injection Turbo com 74 kW (100 cv), DCT de seis velocidades, de acordo com o WLTP8: Consumo de combustível 5,5 l/100 km; Emissões de CO2 122-123 g/km; etiqueta CO2: D.

[4] Valores combinados para o Opel Zafira Electric com 100 kW (136 cv), de acordo com o WLTP8: Consumo de Energia: 24,9 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta CO2: A.

[5] Valores combinados para o Opel Combo Electric com 100 kW (136 cv), de acordo com o WLTP8: Consumo de energia: 18,8 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta CO2: A.

[6] Dados ACAP – Janeiro a Novembro de 2024

[7] Apenas em mercados selecionados. Versões HYDROGEN não disponíveis em Portugal.

[8] Valores preliminares de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico. Veículo ainda não disponível.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter