TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024: Bruno Bulacia vence Rally Serras de Fafe e lidera competição com seis pontos de vantagem sobre Josep Bassas

O jovem boliviano de 21 anos venceu a primeira jornada da terceira edição do TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup e fruto da bonificação pontual pelas quatro vitórias em especiais, sai de Fafe com 25 pontos (21+4) na classificação geral.

Josep Bassas foi segundo e, ao vencer a derradeira especial, também somou um ponto de bonificação aos 18 garantidos pela classificação no rali (18+1).

Numa prova marcada por difíceis condições atmosféricas, foram os despistes a ditar a maior parte das seis desistências entre os 10 Toyota GR Yaris RZ que alinharam à partida na competição monomarca da Toyota.

24 de fevereiro de 2024 – Bruno Bulacia e Gabriel Morales, da equipa CSM Automoció, foram os vencedores da ronda inaugural da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024, o Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto e são os primeiros líderes da competição. O boliviano, que faz 22 anos em agosto, foi terceiro na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023 e lidera também, naturalmente, a competição Júnior, reservada a pilotos com menos de 24 anos de idade.

A dupla Josep Bassas/Manel Muñoz, da IPPON Motor Vallés, assegurou a segunda posição, enquanto Javier Villa e Enrique Velasco (Asturhíbrido) completaram o pódio. José Lamela e Unai Conde García (Grupo Breogán) encerraram o lote de pilotos classificados nesta jornada de abertura.

Todavia, os bónus pontuais das vitórias em classificativas beneficiaram mais três duplas: Ricardo Costa e Rui Vilaça Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) conquistaram três; Miguel Campos e Joana Silva (Macedo & Macedo GTW Racing) asseguraram dois; e Pedro Lago e Marco Macedo (Toyota Caetano Auto) garantiram um.

Quanto ao filme da prova, começou na tarde de sexta-feira, para uma primeira etapa com pouco mais de 22 quilómetros cronometrados e condições meteorológicas particularmente adversas, que incluíram mesmo a queda de neve na região de Boticas, o que contribuiu ainda mais para o piso lamacento dos troços e para o aumentar das dificuldades.

Esse facto apenas enalteceu ainda mais a competitividade e robustez dos GR Yaris RZ da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, algo que é bem demonstrado pelo 17.º lugar à geral de Ricardo Costa entre os mais de 50 concorrentes, ele que era o líder do troféu monomarca após o primeiro dia de competição.

Miguel Campos e Joana Silva foram, porém, os primeiros comandantes e voltaram a vencer no terceiro troço, a Super Especial de Fafe, disputada sob intensa chuva. No entanto, chegaram ao fim do primeiro dia a 5,3 segundos dos líderes, enquanto Bruno Bulacia encerrava o pódio provisório, com mais 12,7 segundos do que Costa. Manuel Martins e Rui Vilaça Martins pararam na Super Especial e desistiram, devido a problemas na transmissão. Ocupavam a nona posição na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

A manhã de sábado, com neve na Serra da Cabreira, mas com condições meteorológicas menos desfavoráveis, trouxe algum drama e alterações de fundo na frente da classificação: Miguel Campos desistiu na quinta especial, devido a problemas de travões e Ricardo Costa juntar-se-lhe-ia na seguinte, na sequência de um acidente, quando “via” Bulacia a aproximar-se na geral.

O boliviano ficou, assim, tranquilamente na liderança que não mais largaria, mas não sem se livrar de um grande susto, quando chegou à assistência após a PEC 7 com um braço da suspensão partido. Conseguiu resolver o problema a tempo, mesmo se não evitou uma penalização de 20 segundos no controlo horário, o que em nada comprometeu a tranquilidade da liderança: mais de 25 segundos de vantagem sobre Josep Bassas, que chegara já à segunda posição.

Pouco depois, durante a nona especial, foi a vez da dupla José Mulero/Sergio Fernandez (Labasa) abandonar, com a roda traseira direita do GR Yaris danificada, na sequência de um toque, quando era sexta classificada. Foi também nesta especial de Pedro Lago (Caetano Auto) desistiu, quando estava na terceira posição.

As quatro duplas que continuaram em prova mantiveram as respetivas classificações até final, com Bulacia, já em modo de gestão, a perder mais de 17 segundos para Bassas na última PEC, depois de ter sido o mais rápido nas três anteriores. O boliviano terminou num excelente 14.º lugar nas contas à geral do rali que também abriu a época do Campeonato de Portugal.

Depois dos troços de terra deste Rally Serras de Fafe, a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup prossegue, a 6 e 7 de abril próximo, no asfalto do Rally Internacional Sierra Morena, na província espanhola da Andaluzia.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter