Participantes da segunda prova do ano não se assustaram com as condições difíceis da pista e imprimiram ritmo muito elevado.
Depois do arranque da edição de 2025 do TH Clothes Super SSV no início de Fevereiro em Ferreira do Zêzere, a caravana dos “Super SSV” rumou no passado domingo até Semideiro, no Município de Chamusca, para disputar a segunda ronda desta competição.
Com o clima a não dar tréguas e com o céu a despejar quantidades substanciais de chuva nos dias que antecederam a prova que se disputou no concelho de Chamusca, já todos esperavam bastantes dificuldades. Porém, não satisfeito, “São Pedro” terá achado por bem reforçar a sua posição com uma generosa noite de chuva na véspera da corrida, fazendo crescer em tamanho e volume todas as zonas que já tinham água. Ainda assim, a caravana de participantes não ficou muito impressionada com os esforços do Santo Padroeiro para lhes dificultar a vida, e enfrentou a muita lama, muita água e uma pista com piso escorregadio, com bastante competência, rapidez e espetáculo.
Um benefício direto da chuva foi a total ausência de pó, que permitiu à organização reduzir os tempos de partida dos concorrentes para as PED para intervalos de 30 , transformando esta corrida numa das mais interessantes e frenéticas, com passagens de concorrentes quase seguidas. A facilidade de poder ver a pista permitiu também aos pilotos acelerar com mais confiança, levando-os a roçar as velocidades máximas das suas espetaculares viaturas em alguns troços da pista.
A ensopada “Pista da cascalheira” apresentou-se aos concorrentes durante a volta em grupo, mostrando tudo aquilo que já falamos antes e também os milhões de seixos que a caracterizam. Pouco depois desta passagem, e já com os devidos apontamentos sobre o que os esperava, foi a vez dos concorrentes mostrarem ao que vinham, disputando o prólogo a um ritmo muito elevado, rapidamente demonstrando que as supostas dificuldades pouco mais eram do que adereços para uma prova que viria a ser bastante espetacular. A dupla mais rápida foi a composta por Gonçalo Guerra / Maria Carvalho, representando a equipa Arenata ao volante de um CAN AM MAVERICK R. A apenas 6 segundos de distância, em segundo lugar, ficou a dupla Rafael Caseiro / Manuel Brardo da equipa Alpendre Do Rio, em CAN AM X3R . Bruno Martins / Hermenegildo Santos, em Can-Am X3, com as cores da Brm Racing Team, terminavam em terceiro nesta primeira fase da corrida.
Uma vez terminado o prólogo, rapidamente se alinharam os participantes para o primeiro setor do dia, composto por 5 passagens pelo troço de Semideiro. Com a generalidade das equipas a rodar muito rápido, e com o curto espaço entre partidas, rapidamente se cumpriram todas as passagens previstas. Na frente manteve-se o trio que dominou o prólogo, mas se Rafael Caseiro e Manuel Brardo conservavam o segundo lugar, Bruno Martins e Hermenegildo Santos conseguiram destronar Gonçalo Guerra e Maria Carvalho do primeiro lugar, trocando de posições entre ambos. O numeroso e muito “animado” grupo perseguidor não dava grande descanso aos da frente, com vários concorrentes próximos do pódio e com diferenças entre eles que, após as cinco passagens, eram medidas em poucos segundos, e tínhamos que descer para lá do 10º classificado para encontrar uma diferença superior a 1 minuto.
A história da segunda parte da corrida é muito semelhante à da primeira, exceto que a organização decidiu encurtar em uma passagem este setor e que a pista, apesar de tudo, estava a tornar-se cada vez mais rápida devido às sucessivas passagens que foram removendo água e lama das trajetórias. Bruno Martins voltou a ser o mais rápido, Rafael Caseiro o segundo melhor e Gonçalo Guerra o terceiro.
Feito o somatório dos dois setores de classificação, confirmaram-se as três primeiras posições: Bruno Martins como vencedor, Rafael Caseiro como segundo classificado e Gonçalo Guerra como terceiro.
Quanto às classificações por classes, em Federados T1 venceu Bruno Martins, em Federados T2 venceu Paulo Caseiro da equipa Alpendre Do Rio em Yamaha YXZ1000. Passando às classes Hobby, em Hobby T1 venceu a dupla Rui Pereira / Pedro com o Can-Am X3 da equipa Electrex Racing Team, enquanto Jorge Leite Jr. da equipa Jlmotos Racing Team também em Yamaha YXZ1000 vencia a classe T2 Hobby.
Destaque também para a dupla feminina Lara Brardo e Margarida Brardo, da equipa Alpendre Do Rio, que levaram o seu Yamaha YXZ1000 até ao 12º posto da geral, e também para o jovem Duarte Vaz, acompanhado de Nidia Martins, que com um pequeno Polaris 200 da Caramulo Team Junior chegaram ao 13º lugar.
O TH Clothes Super SSV Semideiro-Chamusca foi organizado pela X-Adventure, com o apoio do Município da Chamusca, da Freguesia de Ulme, do Team Rodrigues, da Dias & Rodrigues Unipessoal, Lda.
O Troféu TH Clothes Super SSV é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, e com apoio da TH Clothes, Motévora, Goldspeed, Mundimat, Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com.