No passado dia 6 de outubro terminou a sexta edição do Troféu Raiano de Perícia (TRP). A Perícia Cidade de Lamego marcou o epílogo de uma grande maratona de 18 provas, a qual iniciou no dia 5 de maio em Montemor o Velho.
A prova de Lamego seguiu-se a um fim-de-semana de grande luta com a III Perícia de Ribeira de Pena e a 23.ª Perícia Carlos Dias, em Cerva, nos dias 28 e 29 de setembro.
Hugo Ribeiro e António Borges vencem em Ribeira de Pena e CervaAs provas de Ribeira de Pena e Cerva contavam com a inscrição de mais de uma centena de pilotos, no conjunto das duas provas. Com uma luta forte nas cinco mangas de cada uma das provas, Hugo Ribeiro, António Borges e Jorge Almeida dividiram os lugares no pódio à geral das duas provas. Em Ribeira de Pena venceu Hugo Ribeiro, seguido de Jorge Almeida e António Borges; em Cerva o vencedor foi António Borges, seguido de Jorge Almeida e Hugo Ribeiro. Estes resultados haveriam de ser cruciais para a classificação final do troféu.
Hugo Ribeiro vence a última prova do TRP
Em condições climatéricas adversas e com muitas posições já definidas a Perícia de Lamego encerrou o Troféu com algumas alterações nalgumas classificações. Na classificação geral o vencedor foi Hugo Ribeiro, ficando António Borges em segundo, a 3.037 e João Simão, no terceiro lugar do pódio, a 3.744 do primeiro.
Relativamente às classificações parciais; Divisão 1 – Protótipos, Divisão 2 – Transformados e Divisão 3 – Originais, com as respetivas classes A e B, referentes à tração dianteira e à tração traseira, Hugo Ribeiro, em Austin Mini protótipo, venceu na Divisão 1A, António Borges, em Caterham Super Seven, a Divisão 1B, Jorge Sá, em Peugeot 205, a Divisão 2A, Dino Almeida, em Honda S800, a Divisão 2B, Rodrigo Lopes, em Peugeot 205 GTI, a Divisão 3A e Bruno Bastos, em Toyota Starlet, a Divisão 3B. Na Copa BMW o melhor foi Marcelo Oliveira, em BMW E30.
Na cerimónia protocolar de entrega de troféus Hugo Ferreira, presidente do CAL deu conta da vertente solidária do evento entregando um donativo à delegação de Lamego no contexto da prova. Também os pilotos Carlos Quintino e Miguel Correia fizeram entrega dos prémios, contribuindo financeiramente. A Cruz Vermelha esteve representada pela Dra. Marina Valle que salientou e agradeceu a atitude do clube e pilotos e referiu o trabalho desenvolvido pela instituição na ajuda aos que precisam e sofrem, destacando, ainda, o Outubro Rosa, de alerta à problemática do cancro da mama, que afeta principalmente mulheres, mas também homens.
Dezoito provas e sete clubes depois chegaram os vencedores
O VI TRP constou de 18 provas, organizadas por 7 clubes: Guarda Unida Desportiva, Motor Clube de Guimarães, Clube Escape Livre, Escuderia de Castelo Branco, Foz Côa Automóvel Clube, Caramulo Racing Team e Clube Automóvel de Lamego, englobando 16 concelhos de 7 distritos.
No conjunto das 18 provas foram mais de meio milhar as participações, num total de 80 pilotos licenciados, para além dos concorrentes às Provas Extra.
No final foram 25 os pilotos que classificaram para o Troféu, satisfazendo a condição de ter realizado pelo menos 9 das 18 provas. Contaram para a classificação, conforme artigo 2 do regulamento, até os 14 melhores resultados, tendo sido Jorge Pinho e Dino Almeida os mais assíduos com 17 provas.
Na classificação geral Jorge Almeida, foi o grande vencedor com 292 pontos, seguido de Hugo Ribeiro, com 250, fechando o pódio Nelson Aguiar, com 246; o primeiro fora do pódio foi António Borges, com 237, João Simão, 232, Ricardo Alexandre Rodrigues, 181, Filipe Aguiar, 177, André Almeida, 159, Dino Almeida, 151, e a fechar o Top 10 Ricardo Rodrigues, com 139 pontos.
Nas classificações das três divisões e seis classes foram os seguintes os resultados finais: D1CA, Jorge Almeida venceu, com 160 pontos, seguido de Hugo Ribeiro, com 138 e Nelson Aguiar, com 128; na Classe B, João Simão venceu, com 150 pontos, seguido de António Borges, com 144 e Ricardo Alexandre Rodrigues, com 122, a fechar o pódio; na D2CA, Dino Almeida foi o melhor, com 148 pontos, seguido de Luís Silva, com 134 e Jorge Sá, com 90; na Classe B, André Almeida venceu, seguido de Dario Oliveira, com 110 e Ricardo Rodrigues, com 107; na D3CA, Rodrigo Lopes foi o vencedor, com 156 pontos, seguido de Manuel Sousa, com 120, os restantes pilotos não realizaram pelo menos nove provas; finalmente na D3CB, Jorge Pinho foi o melhor, com 164 pontos, acompanhado no pódio por Tiago Prata, com 122 e Rodrigo Neto, com 98.