Team Peugeot TotalEnergies obtém o melhor resultado da época nas 6 Horas de Fuji

  • Graças a uma estratégia de corrida bem executada e a um excelente desempenho dos seis pilotos, os PEUGEOT 9X8 de 2024 terminaram em 4º e 8º lugar nas 6 Horas de Fuji.
  • Partindo em 14º, o PEUGEOT 9X8 N.º 93 terminou em 4º lugar, a apenas 3,525 segundos do pódio. O PEUGEOT 9X8 N.º 94 também progrediu dez lugares na classificação, terminando em 8º.
  • Loïc Duval (#94) e Jean-Éric Vergne (N.º 93) ganharam, respetivamente, onze e seis posições na primeira hora de corrida.

Depois de uma corrida difícil em Austin e de uma sessão de qualificação algo apagada no Fuji Speedway, o Team Peugeot TotalEnergies deu a volta por cima e colocou os seus dois PEUGEOT 9X8 de 2024 entre os dez primeiros, assinando o seu melhor resultado da temporada perante 65.800 fãs.

Graças à sua experiência, Loïc Duval (PEUGEOT 9X8 #94) e Jean Éric Vergne (PEUGEOT 9X8 N.º 93) evitaram o caos da segunda volta para alcançar o top-ten. Partindo do 18º lugar da grelha, Loïc Duval conquistou onze lugares e Jean-Éric Vergne ganhou seis posições durante a primeira hora de corrida.

No meio do tráfego, o segundo turno foi mais difícil e, após duas horas e quinze minutos de esforço intenso numa pista com temperaturas superiores a 40°C, entregaram o volante dos seus PEUGEOT 9X8 a Paul di Resta e Nico Müller, que deram tudo por tudo para se manterem entre os 15 primeiros.

A 90 minutos da bandeira axadrezada, um último Safety Car agrupou o pelotão dos Hypercars. Os PEUGEOT 9X8 N.º 94 e N.º 93 ocupavam agora as 11ª e 13ª posições, com Stoffel Vandoorne e Mikkel Jensen ao volante.

“Sabíamos que tudo seria decidido no final da corrida”, reconheceu Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “Guardámos os pneus novos para o último turno e isso resultou. Foi uma corrida agitada, com bastantes colisões e várias ativações de ‘Full Course Yellow’ e intervenções do ‘Safety Car’.  Estamos satisfeitos com o que fizemos, mesmo que ainda nos falte um pouco de ritmo. Podemos não ter tido o melhor carro, mas tirámos o melhor partido dele com a nossa estratégia. Alguns dos nossos pilotos tiveram períodos difíceis e tiveram de forçar muito os pneus para conseguir um bom resultado coletivo, o que me deixa muito orgulhoso, e isto aplica-se a todos os níveis da equipa. Tem sido difícil após Austin, a corrida não foi fácil de preparar, mas este desfecho recompensa o empenho de todos, estou muito feliz com este resultado.”

O PEUGEOT 9X8 #93 cruzou a linha de chegada em 4º lugar, a apenas 3,525 segundos do pódio. O carro #94 terminou no 8º posto, a apenas oito milésimos de segundo do 7º lugar. Os dois “Leões” progrediram, cada um, 10 lugares na classificação ao longo das 6 horas de corrida. Isto conferirá ao Team Peugeot TotalEnergies uma forte dose de motivação antes da última ronda da temporada no Bahrain (2 de novembro).

DECLARAÇÕES…

Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport

“Os dois PEUGEOT 9X8 chegaram ao final das 6 Horas de Fuji, com o #93 a terminar mesmo à beira do pódio. É uma melhoria significativa em relação às corridas anteriores e recompensa o Team Peugeot TotalEnergies, que merecia inteiramente este resultado, tendo em conta o esforço e o investimento pessoal realizados. Tivemos uma estratégia de pneus muito boa que nos permitiu fazer a diferença, conservando os pneus novos para o final da corrida. Este resultado é uma alegria para os fãs da marca Peugeot e é a nossa maior recompensa. Hoje, os nossos pilotos sentiram um enorme prazer em conduzir os nossos dois 9X8, que funcionaram com a precisão de um relógio.”

Mikkel Jensen Duval (PEUGEOT 9X8 N.º 93)

“Foi uma grande batalha em pista e eu estive sempre ao ataque para me manter na liderança, não fazia ideia da posição que ocupava. Ultrapassei o Alpine, mesmo com os meus pneus já muito desgastados, mas mantive o ritmo. Estou muito feliz com o 4º lugar, é um grande resultado para o Team Peugeot TotalEnergies.”

Stoffel Vandoorne (PEUGEOT 9X8 N.º 94)

“Foi uma corrida complicada, com muitos incidentes em pista e numerosas interrupções. O Loïc fez um excelente arranque e isso colocou-nos no bom caminho. Depois disso, tivemos por vezes um pouco de azar com alguns ‘Safety-Car’, mas no geral, o 8º lugar é um bom resultado neste campeonato altamente competitivo. Foi um grande dia para a equipa.”

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter