Tudo a postos para um “novo” Campeonato Portugal Trial
A edição 2025 do Campeonato Portugal Trial 4×4 foi oficialmente apresentada, tendo como palco, o Espaço Criativo CULTIVA – Criatividade, União, Laboratório, Tábua, Ideias, Valor e Artes, em Tábua. Um evento acolhido pelo município de Tábua, promovido pelo Clube Trilhos do Norte, Promotor da competição, e que contou com a presença da Comissão Organizadora e Promotora, clubes organizadores, entidades locais: Presidente da Câmara de Tábua, Drº Ricardo Cruz; e o Vereador do Desporto, Eng. David Pinto; pilotos, navegadores, parceiros e comunicação social.
Dar a conhecer o calendário desportivo e as principais alterações aos regulamentos em vigor, foram os primordiais temas apresentados nesta sessão publica. Perante uma estrutura muito do agrado de um núcleo elevado de pilotos e equipas, foram efetuados alguns ajustes aos regulamentos: técnico e desportivo, com os quais se regem esta competição, de forma a enquadrar este novo formato, numa competição mais apetecida, mais competitiva, com mais adrenalina, e mais pontos de espetáculo para o publico.
Com um calendário de cinco provas e dez classificações (duas etapas por prova); pistas mais longas, a rondar os 20 e 30 quilómetros com triais naturais; entre outras novidades, esta nova temporada promete ser um ano inesquecível para os apaixonados pela modalidade. Perante estas inovações, o Promotor e organizador pretende reafirmar o compromisso em criar melhor qualidade competitiva, com pistas adequadas; melhores condições para os pilotos e equipas (padok e boxes); preservação da natureza; e aumentar o impacto da defesa ambiental individual e coletivo (com a criação e implementação de projetos e iniciativas ambientais), interagir com a comunidade e proporcionar ações com vista à inclusão social, foram republicadas pelos intervenientes nesta apresentação.
“As alterações aqui conhecidas e apresentadas aos presentes tem a intenção de tornar o CPT4x4 mais competitivo, mais apetecivel, mais seguro, mais amigo do ambiente e da sociedade. A cada ano que passa sinto que o CPTrial4x4 se torna uma competição mais forte e exigente com fortes raízes no desporto motorizado nacional. Vamos ter pistas entre os vinte e trinta quilómetros repetidas durante os dois dias de competição aliadas a triais ao longo das mesmas, todos eles naturais. Este novo modelo do CPT4x4 procura satisfazer um elevado núcleo de pilotos e equipas, mantendo a essência competitiva que caracteriza a modalidade, permitindo um maior número de adeptos e publico em geral“, começou por referir Antero Bessa, deixando boas expectativas para o futuro da modalidade: “Este formato não significa menos competitividade, antes pelo contrário, vai permitir somar mais pontos com duas classificações, uma em cada dia. Estou certo que, juntamenmte com os parceiros e clubes coorganizadores, tudo faremos para que todas as equipas desfrutem de um CPT4x4 de elevada qualidade organizativa e competitiva”, concluiuo o Presidente do lube Trilhos do Norte.
Uma cerimónia acolhida pelo município de Tábua, aberta a toda a comunidade do Trial 4×4, servindo de lançamento para a contagem decrescente para mais uma edição do CPT4x4. O evento marcou o reencontro do Trial 4×4 nas Beiras: “É uma honra para nós podermos também ajudar juntamente com o MK Makinas em colaboração a Federação de Automobilismo e Karting e todos os Clubes e Associações envolvidas nesta organização do campeonato de Trial. Estamos sempre disponíveis para ajudar naquilo que é a receção do publico, naquilo que é o movimento de massas que traz sempre valor económico, valor turístico sobretudo um valor acrescentado naquilo que são as inúmeras participações do desporto motorizado, que é com muito orgulho possamos receber no nosso concelho. Recebermos a apresentação também é um bom incentivo para que Tábua esteja a participar neste campeonato, uma responsabilidade redobrada do ponto de vista que foi aqui dado o ponto de partida para um novo Campeonato”, salientou o Presidente da Camara de Tábua, Drº. Ricardo Cruz.
Campeonato com cinco provas
Composto por cinco (5) provas, o calendário para 2025 do CPT4x4 tem o seu arranque agendado para o primeiro fim de semana de abril (4 a 6) em Valongo. Uma pista com cerca de vinte e seis quilómetros com nove obstáculos de elevada dificuldade, para a Classe Super Proto; e uma outra de menor quilometragem, com percurso comum, para as classes mais baixas: “Tem sido um enorme desafio preparar esta nova versão do campeonato Trial, que volta a servir de abertura da competição”.
O Regresso a Bragança, fica marcado por mais uma edição do “Heat Of The Mountain Trial 4×4”, de 2 a 4 maio. Após alguns anos de ausência o TT Sem Limites volta cheio de força e vontade, “com muitas ideias novas para proporcionar uma prova extremamente agradável quer aos pilotos quer ao publico, com pistas difíceis, à imagem do Trial puro e duro. A prova deste ano será um pouco a replica do foi em 2024 na fase experimental. Poucas alterações serão introduzidas, com exceção das zonas das boxes e do padock”, salientou To-zé em representação do TT Sem Limites.
A terceira ronda realiza-se a 30/31 maio e 1 junho na vila de Tábua, com a segunda edição do “TABUADURA”. Após mais de uma década, o regresso a Tábua: “Esperamos algum tempo e estamos de volta com muito gosto, para mostrar o que temos em Tábua para dar ao Trial junto ao Mondego. Um agradecimento especial ao município de Tábua pelo apoio que nos tem demonstrado. A prova esta praticamente definida e pensada. Temos para dar um bom terreno para a prática do Trial 4×4”, afirmou Paulo Rodrigues do MK Makinas.
A penúltima prova volta a visitar o concelho de Paredes, na cidade de Lordelo. Este ano a prova realiza-se nos dias 24, 25 e 26 outubro, em tudo muito semelhante à prova do ano passado, estando em preparação um aumento ao percurso. A vila de Mação volta a acolher uma prova do CPT4x4, desta feita para o encerramento da edição de 2025 que acontecerá entre os dias 21 e 23 novembro. Uma pista renovada, mais extensa e já em estudo para receber os campeões de Portugal.