- JOSÉ RODRIGUES FOI O MELHOR NA TAÇA BLUEMOTOR/YAMAHA
Superando todas as expectativas, o Super SSV Semideiro Chamusca 2024 transformou-se num marco desta competição, pois reuniu quase 4 dezenas de equipas , onde se incluíam muitos pilotos conceituados, mas também muitos outros que dão agora os primeiros passos na modalidade. Com tantos pilotos inscritos, também o tipo de viaturas presentes era composto por uma “saudável” diversidade de veículos, aumentando ainda mais a expetativa quanto aos resultados finais desta segunda ronda da edição de 2024 do troféu. A prova que se disputou “No Coração do Ribatejo” foi assim uma excelente oportunidade para os pilotos se divertirem, testarem as suas máquinas ou ganharem mais experiência.
“Poucos depois de abrirmos as inscrições, percebemos que algo diferente estava a acontecer, e com o decorrer dos dias o número de pilotos inscritos não só alcançou aquilo que esperávamos como acabou mesmo por superar por uma boa margem a nossa expectativa. Devo a todos eles um sincero agradecimento, pois fizeram desta corrida algo de memorável.” disse-nos o diretor do Troféu Super SSV visivelmente satisfeito no final do evento. “Claro que tão grande número de equipas colocou-nos alguns desafios, mas penso que os conseguimos superar, graças a alguns ajustes e decisões rápidas que tomamos durante o decorrer do evento. Agora é continuar a trabalhar para que a próxima corrida seja ainda melhor”
Disputada num traçado rápido que alternava entre zonas de piso compacto e zonas de piso solto, a corrida Ribatejana tinha como principal característica o infindável número de seixos de todas as formas e feitios presentes da partida até à meta. A pista, apesar de simples, continha pequenas secções um pouco mais complicadas e que, no decorrer da prova, viriam mesmo a colocar um ponto final nas aspirações de algumas equipas mais azaradas.
O primeiro contacto dos pilotos com a pista teve lugar na volta de reconhecimento, destinada a que estes se pudessem familiarizar com o traçado, tipo de terreno e dificuldades que poderiam encontrar. Seguiu-se uma passagem cronometrada que serviu como prólogo para esta corrida, alinhando os pilotos pelas suas prestações. O mais rápido foi Sérgio Batista, ao volante de um Can Am X3R. Em segundo lugar ficou a dupla Sérgio Vaz / Francisco Vaz, em Polaris Pro R do Team Caramulo. Arnaldo Monteiro e Jose Farinha Duarte, também em Polaris RZR Pro R , com as cores Mundimat Racing Team foram os terceiros. Em comum, todos tinham o facto de estarem inscritos na categoria T1 Federado.
Uma vez as equipas alinhadas disputou-se o primeiro setor, composto por 5 passagens pelo troço de 8,5 quilômetros desenhado nas matas vizinhas á localidade anfitriã. Sem alterações na frente da corrida, este primeiro setor serviu para que o trio da frente consolidasse as respectivas posições, destacando-se Sérgio Bastita por ser o único a conseguir rodar abaixo da marca dos sete minutos. Por seu lado, Sérgio Vaz conseguia segurar o segundo lugar, mantendo-se a salvo dos ataques do grupo perseguidor, liderado por Arnaldo Monteiro, que ocupava o terceiro lugar provisório. Nos “Hobby” era Pedro Silva / Jorge Peixoto em Can-Am X3 lideravam a classificação, enquanto na classe Buggy, Paulo Godinho com o seu PG Racing superava por larga margem a concorrência direta.
Após a paragem para almoço e reabastecimentos, disputou-se o segundo setor composto apenas por 4 PEC no lugar das 5 inicialmente previstas devido ao rápido aproximar do final do dia. Sérgio Batista manteve-se uns furos acima dos demais, imprimindo um ritmo que o deixou quase inaplicável, conseguindo novamente ser o único a rodar abaixo dos sete minutos, repetindo este feito em todas PEC deste derradeiro setor. Enquanto a dupla Sergio Vaz / Francisco Vaz se manteve de “pedra e cal” no segundo lugar, o terceiro lugar viria a mudar mãos, passando agora a ser ocupado por Bruno Martins em Can Am X3.
No final da corrida, ao lugar mais alto do pódio do Super SSV Semideiro – Chamusca 2024 subiu Sérgio Batista, graças a uma prova exemplar onde foi sempre o mais rápido em pista. Em segundo lugar ficou a dupla Sérgio Vaz / Francisco Vaz, também muito rápidos e consistentes. No lugar mais baixo do pódio terminou a dupla Rafael Caseiro / Manuel Brardo, em Can Am X3R graças à sua excelente prestação no primeiro setor do dia, que se viria a refletir no resultado final.
Quanto á classificação por classes, Sérgio Batista somou a vitória entre os T1 Federados á vitoria na geral enquanto Paulo Caseiro, em Yamaha YXZ 1000 foi o vencedor da classe T2 Federado. Nos Buggies, Paulo Godinho venceu com uma margem confortável. Nas categorias Hobby os vencedores foram Vítor Rodrigues em Yamaha YXZ nos T1 Hobby, enquanto a dupla Diogo Francisco / Daniel Andrade também em Yamaha YXZ 1000 venceu os T2 .
TAÇA BLUEMOTOR / YAMAHA
A prova de Semideiro foi a segunda prova válida para a Taça Bluemotor/Yamaha, uma nova competição monomarca, que nasceu da parceria entre a X-Adventure e a Bluemotor, concessionário Yamaha. José Rodrigues foi o grande vencedor desta prova graças a uma prestação não só regular, mas que mesmo face ao degradar da pista devido às passagens constantes das dezenas de equipas presentes, conseguiu manter sempre um nível de prestações alto e a salvo dos adversários diretos. Em segundo lugar, terminou a duplaDiogo Francisco / Daniel Andrade, enquanto em terceiro lugar terminou Paulo Caseiro.
O Troféu Super SSV viajará agora até Ponte de Sor, onde no próximo dia 14 de Dezembro irá disputar a derradeira prova do ano.
Mais informações sobre o Super SSV Semideiro Chamusca 2024 e os resultados estão disponíveis em: https://www.superssv.com/
O Super SSV Semideiro-Chamusca foi organizado pela X-Adventure, com o apoio do Município da Chamusca, da Freguesia de Ulme, do Team Rodrigues, e da Dias & Rodrigues Unipessoal, Lda.
O Troféu Super SSV é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, e com o apoio da Bluemotor, da Motévora, da Goldspeed, da Mundimat, da Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com