- Concebida para modelos pick-up com carroçaria sobre chassis e modelos SUV full-size, a STLA Frame é versátil: suporta tecnologias de combustão interna, híbridas, a hidrogénio, com baterias elétricas (BEV) e de veículos elétricos com extensor de autonomia (REEV).
- A STLA Frame escalável foi concebida para oferecer as melhores prestações da sua classe, incluindo até 1.100 km de autonomia com REEV e 800 km com configuração BEV, carga útil de 1.224 kg e capacidade de reboque de 6.350 kg.
- Os módulos duplos de propulsão elétrica (EDM) proporcionam uma capacidade de tração integral de série com uma suspensão suave e com geometria independente.
- Concebida com elevada flexibilidade, a STLA Frame possui arquiteturas EV de 400 e 800 volts e oferece um carregamento rápido DC de até 350 kW, adicionando 160 km de autonomia em apenas 10 minutos.
- Os veículos das marcas Ram e Jeep® são os primeiros a utilizar a STLA Frame.
A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) apresenta a plataforma STLA Frame, uma plataforma multienergia, nativa de BEV, concebida para modelos pick-up com carroçaria sobre chassis e modelos SUV full-size – um segmento fundamental na América do Norte e noutros mercados globais selecionados.
Os proprietários de modelos pick-up e modelos SUV exigem potência e durabilidade sem cedências e dão prioridade à capacidade, praticidade e desempenho. A plataforma STLA Frame foi concebida para proporcionar uma autonomia líder na sua classe de até 1.100 km com o REEV e de 800 km em configuração BEV, uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg. Para além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610 mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e para diversas utilizações.
Destinada a suportar as pick-up full-size, veículos comerciais ligeiros e modelos SUV da Stellantis, os veículos com a STLA Frame serão inicialmente disponibilizados com uma inovadora gama de propulsores, incluindo um sistema full BEV e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV). A STLA Frame também poderá acomodar sistemas de combustão interna, híbridos e de propulsão a hidrogénio no futuro.
O sistema REEV, que combina uma bateria, módulos de propulsão elétrica (EDM) dianteiros e traseiros, gerador de bordo e motor de combustão interna, permite aos condutores transportar ou rebocar cargas pesadas em distâncias maiores sem sacrificar a autonomia. Sem uma ligação mecânica direta entre o motor e as rodas, o gerador alimenta os EDM para impulsionar o veículo e recarrega a bateria conforme necessário, assegurando uma autonomia alargada em condições de carga, ao mesmo tempo que beneficia do binário dos motores elétricos que elevam a dinâmica do veículo a novos patamares.
“Tal como a STLA Medium e a STLA Large, a STLA Frame combina uma autonomia sem precedentes com novos níveis de capacidade e desempenho para oferecer a melhor autonomia, carga útil e capacidade de reboque da sua classe para os nossos clientes que precisam de modelos ‘pick-up’ e SUV fiáveis e potentes, para transportar as suas famílias ou impulsionar os seus negócios”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com a tecnologia de veículos 100% elétricos e de autonomia ampliada disponíveis em breve, estamos a fornecer soluções ‘sem cedências’ para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico. Estamos orgulhosos desta maravilha da engenharia e estamos ansiosos por vê-la ganhar vida na nossa próxima ofensiva de produtos na Jeep e na Ram.”