STELLANTIS INICIA 2024 COM UM GRANDE SALTO EM FRENTE NOS MERCADOS EUROPEUS TOTAL E ELETRIFICADO

  • A Stellantis ultrapassa a tendência positiva de 2023 no ranking de vendas do mercado Total europeu (UE29), crescendo em janeiro tanto em quota de mercado[1] (+19,7%, +0,9 pontos percentuais em relação ao ano passado) como em volume (+17,6%).
  • França, Alemanha, Itália e Reino Unido registaram crescimentos de dois dígitos; Países Baixos, Portugal e outros países europeus também cresceram face aos registos do ano anterior.
  • A Stellantis Pro One continua a sua liderança incontestável no setor dos Veículos Comerciais, com uma quota de mercado superior a 31% (+1,8 p.p. vs ano anterior) e um aumento em volume de 20,6%.
  • No Mercado dos Veículos Elétricos a Bateria (BEV), a Stellantis registou um aumento de 20% em relação ao ano passado, com um crescimento de dois dígitos em quase todos os países, alcançando uma quota de mercado de 13,7%[2], acima do resultado do quarto trimestre de 2023.

A Stellantis confirmou, no primeiro mês do ano, a tendência positiva de vendas que a fez crescer ao longo de 2023. No perímetro da UE29, a Stellantis registou, em janeiro, um aumento de 17,6% em volumes de vendas (VP+VCL) face ao ano anterior, o que corresponde a uma quota de mercado de 19,7%, +0,9 p.p. do que há um ano.

Destacam-se a Alemanha, com um aumento impressionante de 61% nas vendas, e o Reino Unido, com um crescimento de mais de 27%. Em França, aproveitando o sucesso da campanha nacional de leasing social, a Stellantis é líder de mercado, tendo crescido 19%, duplicando a evolução desse mercado. Em Itália, a Stellantis cresceu 14,1% (VP+VCL) em relação ao ano passado e confirma o seu papel de líder de mercado: seis dos seus modelos estão no top-10, incluindo o intemporal FIAT Panda, que ocupa o primeiro lugar.

Crescimentos significativos das vendas registaram-se, também, nos Países Baixos, em Portugal – país onde a Stellantis é líder de mercado – e em outros países europeus geridos em parceria com importadores, como a Suíça, Suécia, República Checa ou ainda Irlanda e a Noruega, que fecharam o mês de janeiro com notáveis evoluções de 57,7% e 103,5%, respetivamente.

A unidade de negócios Stellantis Pro One Commercial Vehicles, ao oferecer uma vasta gama de veículos profissionais versáteis em todas as energias, registou, em janeiro, um maior crescimento do que o do mercado global, tendo consolidado uma quota de mercado de 31,1%, com +20,6% de volume e +1,8 p.p. de quota em relação ao ano anterior.

“O crescimento das vendas da Stellantis nos principais mercados em janeiro reflete a nossa dedicação coletiva à inovação e à satisfação do cliente”, afirmou Uwe Hochgeschurtz, Stellantis Chief Operating Officer da Stellantis, Europa Alargada“Este desempenho, tanto em volumes como em quota de mercado em todas as energias e segmentos, reafirma a nossa posição como o inigualável concorrente a ocupar o primeiro lugar na Europa. Felicitamos calorosamente os nossos colaboradores e parceiros por um excelente início de ano. Vamos continuar a ousar, oferecendo valor e excedendo as expectativas a cada passo do caminho.”

A Stellantis está também a crescer rapidamente no mercado BEV (VP+VCL), com um aumento de 20% face ao ano anterior, tendo alcançado uma quota de 13,7% na Europa e liderando em vários dos seus segmentos, demonstrando uma boa progressão face aos registos do quarto trimestre de 2023. Os volumes e a quota de mercado BEV têm vindo a aumentar de uma forma gradual, com crescimentos de dois dígitos em quase todos os países, garantindo à Stellantis um lugar no pódio em vários dos principais mercados europeus. Em janeiro, as operações de veículos comerciais da Stellantis na Europa alcançaram uma quota de mercado de 29% no segmento BEV, quase 2 p.p. acima da de dezembro de 2023.

Também em termos de marcas se registou uma boa dinâmica no início de 2024, com a Citroën e a Peugeot a registarem crescimentos de 23% e de 23,7%, respetivamente, complementados pelos da Alfa Romeo (+14,6%), Jeep (+21,4%), Lancia (+9,3%) e Opel/Vauxhall (+35,9%), tendo a Fiat, a Opel/Vauxhall e a Peugeot também crescido no segmento BEV total (VP+VCL).

Com a introdução de vários novos modelos em 2024, a Stellantis está no bom caminho para duplicar a sua oferta de veículos totalmente elétricos na Europa até ao final do ano. No âmbito do seu plano estratégico “Dare Forward 2030”, a empresa continua empenhada na inovação, na sustentabilidade e na criação de valor para os seus stakeholders.

[1] Valores baseados em fontes internas e terceiras de domínio público.

[2] Valores preliminares do mercado BEV.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter