Stellantis dominou vendas em junho e fechou o 1º semestre de 2025 como líder absoluto do mercado automóvel nacional

  •      Grupo voltou a destacar-se, no mês de junho, como líder do mercado automóvel nacional, em termos totais e em cada uma das suas vertentes (Veículos de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros).
  •   O conjunto das marcas Stellantis alcançou um volume de vendas de 6.313 unidades no mês, para uma quota de mercado de 24,4%.
  •    No primeiro semestre de 2025, a Stellantis reforçou também a liderança absoluta do mercado nacional em todas as frentes, com um total de 36.442 viaturas vendidas e uma quota de 26,1%.
  •    Domínio também no mercado BEV no primeiro semestre do ano, quer na vertente de Passageiros, quer na de Comerciais Ligeiros, quer no conjunto das duas, com o Grupo a aumentar as suas vendas BEV consideravelmente acima do restante mercado.

A Stellantis voltou a dominar, em junho, as vendas do mercado automóvel nacional de veículos novos. Fê-lo quer em termos absolutos, quer nas suas vertentes individuais de Veículos de Passageiros (VP) e de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), sem esquecer o domínio no mercado BEV VCL, das viaturas Comerciais 100% elétricas.

De acordo com os dados da ACAP, o Grupo comercializou, em junho, um total de 6.313 viaturas, volume que representa uma quota de 24,4%, ou seja um crescimento de 0,6 pontos percentuais (p.p.) e um aumento de 11,8% nas vendas face a junho de 2024.

A marca Peugeot foi novamente a Nº 1 nas vendas, quer no mercado Total (Veículos de Passageiros + Comerciais Ligeiros), quer no de Passageiros, pertencendo-lhe também há dois meses consecutivos o automóvel mais vendido no País, o Peugeot 2008.

Particularizando, a Stellantis comercializou 5.318 Veículos de Passageiros no mês em análise, volume que lhe garantiu uma quota de 22,9% e um crescimento de 19,2% face a igual mês do ano anterior4,4 p.p. acima do alcançado pelo mercado.

Significativo é o domínio no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros, com uma quota de 36,5%, referente aos 995 furgões matriculados em junho. Tal deve-se ao inegável sucesso das propostas da Peugeot, Fiat, Citroën e Opel (4 marcas no Top-6), e assenta maioritariamente nos furgões que saem do Centro de Produção Stellantis de Mangualde.

Grupo Stellantis liderou o 1º semestre do ano

Líder incontestável nas três frentes do mercado nos primeiros seis meses do ano, a Stellantis já soma 36.442  viaturas vendidas, conquistando uma quota de 26,1%. Significa isto que mais de uma em cada quatro viaturas novas vendidas em Portugal, neste período, é oriunda das marcas do grupo Stellantis: Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Leapmotor, Maserati, Opel e Peugeot.

No mercado VP, o Grupo vendeu 28.876 automóveis, para uma quota de 23,3%, registo que, no mercado VCL ascende a uns significativos 48,0%, referentes aos 7.566 furgões matriculados.

É de destacar a possibilidade que os Clientes têm de adquirir Furgões e as suas versões de Passageiros, quer em motores térmicos, quer 100% elétricos de produção nacional, graças ao Centro de Produção Stellantis de Mangualde.

Líder do mercado 100% elétrico no 1º semestre

De igual modo, a Stellantis mantém a posição de liderança  semestral no mercado BEV (Veículos Elétricos a Bateria) nacional, em todas as frentes.

Em termos globais, comercializou no 1º semestre 5.785 viaturas 100% elétricas, alcançando uma quota de 21,8%, um muito expressivo crescimento de vendas de 79%, face a igual período de 2024, quase triplicando a evolução do mercado (+29%).

Daquele volume contam-se 5.123 VP-BEV, para uma quota de 20,5%, 662 VCL-BEV, que correspondem a uma quota de 43,0%.

Sublinhe-se, neste segmento dos veículos profissionais, o sucesso contínuo das propostas 100% elétricas da Stellantis e a importância dos modelos “Made in Portugal”, que representam a maior parte do volume de matrículas registadas pelos concessionários das marcas do Grupo.

Ainda no domínio 100% elétrico, destaque-se as vendas do Citroën Ami, o incontestado líder do mercado dos Quadriciclos. No primeiro semestre do ano contabiliza 265 unidades, que representam uma quota de 40,4%.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter