Stellantis avança no domínio das tecnologias e obtém êxitos comerciais na transição para produtos da próxima geração nos principais mercados mundiais

  • A Stellantis é o construtor automóvel mais vendido em França, Itália, Brasil, Portugal, Turquia, Argélia e Argentina até ao mês de setembro; Grupo integra top-3 na Alemanha, Espanha e Reino Unido
  • A quota de mercado da Stellantis nos EUA cresceu de 7,2% em julho para 8% em setembro de 2024; marcas americanas continuam a demonstrar uma forte dinâmica de vendas
  • O nível de stocks dos concessionários dos EUA diminuiu em mais de 80 mil unidades a 30 de outubro de 2024, em relação a 30 de junho de 2024, e está no caminho certo para atingir, antes do previsto, a nossa meta de redução de 100 mil unidades comunicada anteriormente
  • A FIAT é líder na América do Sul, com 14,5% de quota de mercado, e a marca número 1 em vendas no Brasil, Itália, Turquia e Argélia
  • O Fiat 500e é líder europeu dos BEV do segmento A, com uma quota de mercado de 45%; o Peugeot E-208 é líder dos BEV do segmento B na Europa
  • A Stellantis Pro One ocupa a primeira posição nos veículos comerciais na Europa e na América do Sul; mantém-se no topo em termos de quota BEV na Europa, com 32,8% do mercado

No meio de um extraordinário ano de transição, o conjunto das 14 marcas icónicas da Stellantis continua a cultivar os seus produtos e tecnologias de mobilidade centradas no cliente, alcançando marcos importantes à medida que os clientes continuam a escolher os produtos Stellantis em todo o mundo.

O coração da transformação da empresa é a sua contínua ofensiva global de lançamentos, baseados em novas plataformas, com aproximadamente 20 novos produtos esperados este ano.

Novas plataformas flexíveis e multienergéticas a chegar às estradas

A lista de lançamentos de 2024 inclui os primeiros produtos assentes nas novas plataformas STLA multienergia:

  • Peugeot 3008 e 5008 já disponíveis e Opel Grandland (em breve) na plataforma STLA Medium;
  • Dodge Charger Daytona e Jeep Wagoneer S a serem lançados em breve na plataforma STLA Large;
  • Citroën C3 Aircross e Basalt, Opel Frontera e Fiat Grande Panda assentes na plataforma Smart Car.

A empresa anunciará em breve os pormenores da STLA Frame, a terceira de quatro novas plataformas multienergia desvendadas durante o “EV Day” de 2021.

Ofensiva de produtos em curso: lançamentos bem-sucedidos e futuros

Vários novos produtos já chegaram às estradas este ano ou estão já disponíveis para encomenda, incluindo:

  • As vendas a retalho da Ram Light Duty nos EUA aumentaram 11% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, com as vendas da nova Ram 1500 de 2025 a subirem 66% no mesmo período.
  • O novo Peugeot 3008 está a ter um forte arranque de vendas, registando cerca de 75.000 encomendas, com um mix BEV de 25%.
  • As encomendas do novo Citroën C3, com uma nova versão híbrida, que começou a ser comercializada em setembro, totalizaram mais de 50.000 unidades, com a versão ë-C3 a atingir mais de 25.000 encomendas. A marca também introduziu o Basalt na Índia e na América do Sul.
  • O novo Junior traz a desportividade e a melhor dinâmica de condução da Alfa Romeo de volta ao disputado segmento B no mercado europeu, sendo proposto com a mais ampla gama de motores da sua categoria, para ir ao encontro de todas as necessidades dos clientes. O Junior regista já mais de 10.000 encomendas.
  • A renovada gama de furgões Pro One da Citroën, FIAT Professional, Opel, PEUGEOT e Vauxhall está nas estradas, compondo-se de 12 modelos para todos os segmentos, com eletrificação de segunda geração (veículos elétricos a bateria e elétricos a pilha de combustível) e uma total conectividade para furgões e pick-ups.
  • A Leapmotor International, joint venture liderada pela Stellantis com a Leapmotor, distribuiu os primeiros 1.200 Leapmotor T03 (segmento A) e C10 (SUV do segmento D) por concessionários de toda a Europa. A oferta totalmente elétrica expande-se em 2025 com a introdução do B10, o seu primeiro SUV global do segmento C, e a introdução da tecnologia EV com extensão de autonomia no C10.

Destaques comerciais que impulsionam o ano de transição

  • A Stellantis é o primeiro fabricante de automóveis nos mercados de França, Itália, Brasil, Portugal, Turquia, Argélia e Argentina, no acumulado do ano até setembro de 2024. O Grupo está no top-3 dos mercados da Alemanha, Espanha e Reino Unido.
  • A quota de mercado de Stellantis nos EUA cresceu de 7,2% em julho para 8% em setembro de 2024; as marcas americanas continuam a demonstrar uma forte dinâmica de vendas.
  • O nível de stocks dos concessionários dos EUA viu-se reduzido em mais de 80 mil unidades a 30 de outubro de 2024, em relação a 30 de junho de 2024, estando no caminho certo para se atingir a nossa meta de redução de 100 mil unidades, comunicada anteriormente, até 30 de novembro de 2024.
  • As marcas Stellantis continuam a dominar a categoria de híbridos plug-in nos EUA, com o Jeep Wrangler 4xe, o Jeep Grand Cherokee 4xe, o Chrysler Pacifica Hybrid e o Dodge Hornet R/T a ocuparem quatro dos cinco primeiros lugares entre os híbridos plug-in mais vendidos, representando 45% da quota de mercado PHEV até agosto de 2024.
  • A Stellantis Pro One liderou o mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros na Europa nos três primeiros trimestres de 2024, alcançando uma quota de 29%; está no topo dos mercados em França, Itália, Espanha e Portugal, bem como na América do Sul, com uma quota superior a 32%. No mercado BEV, a Pro One ocupa o primeiro lugar em termos de quota europeia, com 32,8%.
  • As vendas da Jeep na Europa ultrapassaram as 100.000 unidades este ano até setembro, um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. No terceiro trimestre, as vendas do Wagoneer aumentaram 79% no acumulado do ano. O Avenger é o SUV mais vendido em Itália (4,5% de quota) e o terceiro em França e nos Países Baixos no acumulado do mês de agosto.
  • O Fiat 500e é o líder do segmento A-BEV, com uma quota de mercado de 45%; o Peugeot e-208 é o líder do segmento B-BEV.
  • O Fiat Panda é o automóvel mais vendido do segmento A na Europa, registando vendas superiores a 100.000 unidades no acumulado de 2024.
  • O Jeep Commander é o SUV de sete lugares mais vendido no Brasil desde 2021. As vendas dos modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander, todos produzidos naquele país, já atingiram a marca de 1 milhão de unidades.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter