Speedy Motorsport conquista o título ibérico e espanhol de GT4

» A Speedy Motorsport foi a Portimão para tentar a conquistados títulos ibéricos e espanhóis e conseguiu

» Na derradeira jornada do Iberian Supercars e do Supercars Jarama RACE a dupla César Machado e Jan Duran conquistou uma vitória e um pódio, carimbando os cetros das duas competições

» O Autódromo Internacional do Algarve foi assim palco de mais uma conquista da Speedy, que mantém o foco no último título em jogo, o do Campeonato Português de Velocidade.

Dois anos, dois títulos. A Speedy Motorsport segue na trilha do sucesso e depois de um 2023 recheado de títulos, 2024 começa a ganhar contornos de mais uma temporada bem sucedida para a estrutura comandada por Pedro Salvador.

O Autódromo Internacional do Algarve recebia a última etapa do Iberian Supercars e Supercars Jarama RACE, competição ibérica e espanhola de GT4, promovida pela Race Ready e a Speedy chegava com 40 pontos de vantagem em Portimão para o Iberian Supercars. No Supercars Jarama RACE, apesar de não ter participado da etapa de Jarama, pois o foco não estava naquela competição, a sucessão de bons resultados levou a equipe a chegar ao Algarve apenas dois pontos atrás dos líderes. Dois títulos “à mão de semear” que a dupla César Machado e Jan Duran fez questão de agarrar.

O primeiro treino livre começou numa toada mais discreta, mas o segundo treino já nos deu a dupla da Speedy aproximou-se dos melhores tempos (terceiro melhor registo), melhorando ainda mais no terceiro e derradeiro treino (segundo melhor tempo).

Na classificação 1, César Machado voltou a aplicar a mesma fórmula que vem aplicando desde o início da temporada… ser o mais rápido na pista. O piloto de Vila Nova de Famalicão fez a pole e conseguiu o pleno, tendo sido sempre o mais rápido em todas as qualificações onde participou, prova de seu talento. Assim, a primeira posição do grid para corrida 1 estava garantida. Jan Duran queria repetir o feito de seu companheiro de equipe, mas a sessão não foi do seu jeito. Uma bandeira vermelha quando ele estava em sua volta rápida complicou sua tarefa e ele nunca mais encontrou uma posição na pista que lhe permitisse lutar pela pole. Ele fez o quinto tempo.

Na corrida 1, Machado largou da pole e aguentou o primeiro lugar, tendo de se defender dos ataques da concorrência. À medida que a corrida foi avançando, o piloto da Speedy foi cavando o fosso para os adversários e quando chegou a hora da troca de pilotos, a vantagem era suficiente para manter o carro #4 na frente. Duran cruzou a linha de meta em primeiro lugar e o título ibérico ficava confirmado.

Mas a festa foi contida. Havia mais uma corrida a fazer e mais um título a conquistar. Largando do quinto lugar, Machado e Duran precisavam, no mínimo, de um terceiro lugar para carimbar o título espanhol. Determinado a “compensar” a classificação, Duran, com um turno de condução muito forte, permitiu que César Machado atacasse o terceiro lugar no final. A ultrapassagem decisiva aconteceu na penúltima volta. Com o pódio, Machado e Duran conquistaram o título espanhol.

Contas feitas. César Machado e Jan Duran são campeõesIbéricos e espanhóis de GT4, tendo conquistado também o título na divisão GT4Pro. A Speedy conquistou o título ibérico por equipas.

Pedro Salvador não escondeu a alegria após um fim de semana de alto nível em que os títulos foram conquistados.

“Extremamente satisfeitos com o que conquistamos. Conseguir esses títulos era o melhor cenário possível. O Supercars Jarama RACE caiu em nosso colo porque estávamos focados apenas no Iberian Supercars e no Campeonato Nacional. Felizes e orgulhosos do trabalho sério e dedicado que minha equipe fez, desde os mecânicos, engenheiros, até a dupla de pilotos que foi forte desde a primeira corrida. César, em um excelente retorno à competição, depois de cinco anos parado, mostrando todo seu talento e Jan, um jovem de muita qualidade que voltou a ganhar um título, confirmando todo o potencial que tem. Ainda não é hora de grandes comemorações, pois falta o CPV, mas vamos ainda mais motivados para o Estoril.”

César Machado também era o rosto da felicidade no fim da festa algarvia, com dois títulos conquistados neste regresso de sonho:

“Estou muito contente. O trabalho da equipe permitiu materializar todo o esforço de uma temporada com a conquista do título ibérico e do espanhol. Falta o título português que queremos muito conquistar. Esse retorno, depois de cinco anos, é perfeito. Consegui ser competitivo desde a largada e justificar a aposta que Pedro Salvador e Speedy fizeram em mim. Encarei esse desafio com uma mentalidade diferente e desde o início me senti confortável, nesse time que é uma segunda casa para mim. Fomos rápidos, competitivos e consistentes a cada fim de semana. Nosso trabalho duro deu frutos, mas ainda queremos mais e não vamos perder o foco para o Estoril.”

Jan Duran também estava satisfeito com o título ibérico e obviamente o título espanhol:

“Muito feliz com esse final de semana e com os títulos conquistados. Nosso foco era o título ibérico que conseguimos confirmar na corrida 1, mas tínhamos a chance de conquistar o título espanhol que, por motivos óbvios, eu gostaria de vencer também, depois de ser vice-campeão da GT4 na Espanha. Estou radiante com essa conquista, fruto de muito trabalho, e agora é manter o foco para o Estoril.”

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter