Rookie Ivan Domingues termina testes oficiais de Barcelona com mais um salto na aprendizagem para o Mundial de Fórmula 3

O jovem de Leiria, primeiro piloto português no mundial FIA de Fórmula 3, em 12 anos, terminou os testes oficiais de Barcelona com um “balanço positivo da adaptação ao carro e à exigência de uma das mais competitivas categorias de monolugares”. Apesar de dois dias marcados por “problemas técnicos, normais num carro novo, a evolução prossegue”. Mundial arranca no Grande Prémio da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março. “Seguimos focados no essencial, que é continuar a crescer e aproveitar ao máximo esta época de estreia na Fórmula 3”
Ivan Domingues, piloto português de 18 anos que assinou contrato com a prestigiada equipa dos Países Baixos, Van Amersfoort Racing (VAR), para se estrear e cumprir na íntegra a temporada 2025 do Campeonato FIA de Fórmula 3, terminou na última sexta-feira três dias de testes oficiais em Barcelona, com um “balanço positivo da adaptação ao carro e à exigência de uma das mais competitivas categorias de monolugares”. O jovem natural de Leiria cumpriu, apesar de problemas hidráulicos persistentes, um “bom processo de conhecimento do monolugar que se estreia na temporada 2025”.
Esta sexta-feira, dia marcado pela chuva e permanente alternância das condições em pista, Ivan Domingues cumpriu um total de 68 voltas nas sessões matinais e vespertina, num carro que à imagem do dia de quinta-feira denotou algumas limitações. “Continuámos a ter problemas de hidráulica e rodámos sensivelmente a meio da tabela de tempos; logo na quarta-feira, tivemos igualmente questões com o DRS. São situações normais, sobretudo em carros novos que estão a ser levados ao limite pela primeira vez, mas que não nos desviam do essencial, que é cumprir o processo de adaptação e procurar aprender com todas a situações a que somos sujeitos. Vamos agora continuar a dar o máximo fora da pista, seja em torno do carro, seja na preparação individual, preparando o arranque em Melbourne. É este espírito de aprendizagem permanente que nos leva para a Austrália, em março, para continuarmos a evoluir nesta época de estreia na Fórmula 3”, afirma Ivan Domingues.
A temporada oficial arranca no Grande Prémio da Austrália (14 a 16 de março). O piloto da VAR será o primeiro português a cumprir na íntegra o Mundial de Fórmula 3, 12 anos depois de António Félix da Costa, naquela que é uma das principais etapas de acesso à Fórmula 1. O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3, que acompanha o ‘circo’ da Fórmula 1 num total de dez Grandes Prémios, prossegue depois no Bahrain – Sakhir, Itália – Ímola, Mónaco – Monte Carlo, Espanha – Barcelona, Áustria – Splielberg, Grã-Bretanha – Silverstone, Bélgica – Spa Francorchamps, Hungria – Budapeste, e Itália – Monza). Cada fim-de-semana oferece duas corridas, com a particularidade de a primeira (Sprint Race) arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.
Sobre Ivan Domingues
Ivan Domingues (Leiria, 5/5/2006) começou no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi Vice-Campeão Nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas). Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, cumprindo a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR). Tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen. Além dos automóveis, é um apaixonado por desporto e animais.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter