Será como sempre, aos comandos de Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team que Ricardo Loureiro vai enfrentar mais um Campeonato de Portugal de Clássicos JC Group. A Rampa da Arrábida é o primeiro desafio, disputado já no próximo fim-de-semana.
É hora de fazer rugir os motores. Vai começar nova época da Montanha e, para Ricardo Loureiro, o mote principal para 2024 é ultrapassar o “calvário” vivido em 2023:
“foi uma época desgastante para mim e para a equipa. Os sucessivos problemas que enfrentámos no carro arruinaram todas as nossas ambições e, claramente, é uma temporada que queremos esquecer rapidamente. Por isso, trabalhamos muito na preparação do carro. O motor foi totalmente revisto, ainda durante a época transata e, quer na Rampa do Caramulo, quer no Caramulo Motorfestival, já conseguimos ser fiáveis. Durante o defeso, continuamos a trabalhar e no teste que fizemos, há poucos dias, tudo correu bem e estamos com muita confiança de que ultrapassamos aquela autêntica série negra e que 2024 irá ser um ano muito positivo”.
O piloto-edil caramulense alerta para o facto de “podermos estar com um nível de competitividade um pouco mais baixo do que seria ideal, mas, nesta fase, buscamos a fiabilidade, antes de ousarmos evoluir para um patamar mais exigente. Temos um programa de desenvolvimento para cumprir e será à risca”.
Como tal, o objetivo traçado para a Rampa da Arrábida é “primeiro terminar a prova. Queremos muito concluir todas as provas de 2024, até para premiar todos os parceiros e patrocinadores, que bem o merecem. Depois, dentro do possível, lutar por um bom resultado. Se alcançarmos o pódio entre os Clássicos será um excelente arranque!”.
A Rampa da Arrábida 2024 arranca em termos competitivos no próximo sábado à tarde, com o dia inaugural de competição a ter três subidas do CPM JC Group aprazadas para este dia inaugural de competição, sendo que duas destas serão de treinos, a que se junta a 1ª Subida de Prova, que fechará a jornada.
O domingo terá uma subida inaugural de aquecimento às 10 da manhã, seguindo-se nova sessão de treinos oficiais. A partir das 13.00 horas decorrerão a 2ª e a 3ª Subidas de Prova, normalmente decisivas para o alinhamento classificativo final.