Renasceu uma lenda em Palermo: a taça Trofeo Lancia iluminou o Rally Targa Florio

  • No passado fim de semana, na lendária Targa Florio, a Lancia celebrou o seu regresso às corridas e deu início à nova Taça Trofeo Lancia.
  • Gianandrea Pisani, com o copiloto Nicola Biagi, conquistou a vitória na prova de abertura da taça monomarca.
  • Equipado com um motor turbo de 212 cv e afinado pelo lendário Miki Biasion, o Ypsilon Rally4 HF demonstrou o seu comportamento dinâmico superior, capacidade de resposta em mudanças de direção e estabilidade a altas velocidades.
  • Objetivo e disponível, o potente automóvel de corridas provou ser a solução ideal para pilotos emergentes que querem fazer nome numa das disciplinas mais técnicas do automobilismo.
  • Com eventos exclusivos em Palermo, milhares de visitantes na Lancia Corse HF Village e muito envolvimento nos canais oficiais da Lancia Corse HF no Facebook, Instagram e TikTok, o evento foi um grande sucesso dentro e fora da estrada.
  • A próxima etapa da taça Trofeo Lancia está marcada para 30 e 31 de maio, no emocionante Rally Due Valli, a quarta etapa do Campeonato Italiano Absoluto de Ralis (CIAR SPARCO).

A multidão siciliana vibrou quando a Lancia fez o seu tão esperado regresso às corridas nas curvas lendárias das montanhas Madonie na sexta-feira, 9 de maio, e no sábado, 10 de maio, no Rally Targa Florio, um dos momentos mais emocionantes da 109.ª edição da Targa Florio. Terceira etapa oficial do Campeonato Italiano Absoluto de Ralis (CIAR SPARCO), com um recorde de 79 equipas em competição, o evento siciliano foi também a primeira corrida oficial da nova taça monomarca Trofeo Lancia protagonizada pelo novo Lancia Ypsilon Rally4 HF em seis provas CIAR em cinco datas.

Foram inscritas 19 equipas para a cursa (corrida em dialeto siciliano) ao volante do potente veículo Lancia, com 13 pilotos com menos de 35 anos a discutir uma vaga na equipa oficial da Lancia no Campeonato Europeu de Ralis (ERC) de 2026, liderada por Eugenio Franzetti. 

A corrida siciliana foi dominada pelo novo Ypsilon Rally4 HF, o qual ocupou todo o pódio e as quatro primeiras posições do Campeonato Italiano de Duas Rodas Motrizes CIAR, conquistando 10 das 14 primeiras posições. Num resultado notável para a estreia oficial da taça Trofeo Lancia, Gianandrea Pisani e o seu copiloto Nicola Biagi conquistaram a vitória, gravando os seus nomes na história do primeiro evento da nova era de corridas da Lancia. Pisani-Biagi saíram na frente numa final emocionante, superando Davide Pesavento e Alessandro Michelet por apenas quatro segundos após uma hora de corrida. O terceiro lugar foi para Gabriel Di Pietro e o copiloto Andrea Dresti, no final de uma intensa batalha que começou na segunda classificativa especial (12 no total) com Giorgio Cogni e a sua copiloto Daiana Darderi. Graças ao sucesso no Campeonato Italiano de Duas Rodas Motrizes e na Taça Trofeo Lancia, Pisani também conquistou a vitória na categoria Master, superando as duplas Cogni-Darderi e Igor Iani-Paolo Urban. A categoria Junior, dedicada aos talentos com menos de 25 anos, foi vencida por Davide Pesavento, que superou Gabriel Di Pietro. Entretanto, na categoria Expert, Denis Vigliaturo e Ermanno Corradin cruzaram a linha de meta em grande estilo, estabelecendo o melhor tempo da sua categoria em cada classificativa especial e garantindo a sétima posição geral na taça Trofeo Lancia. A dupla superou os segundos classificados Emanuele Fiore e Andrea Casalini, e Filippo Vara – que fez a sua 29.ª participação na Targa Florio – e Maurizio Messina. A classificação do campeonato é agora liderada por Pisani (53 pontos), que também recebeu pontos bónus pelo “Melhor Desempenho” e pela “Classificativa Miki”, seguido por Pesavento (37,5) e Di Pietro (31,5).

O novo modelo demonstrou a sua preparação e o seu requinte técnico, que conquistaram instantaneamente dezenas de pilotos e preparadores, como comprovam as mais de 90 unidades vendidas desde o seu lançamento, há quatro meses. Em particular, o emocionante Rally Targa Florio pôs em evidência o comportamento dinâmico do Ypsilon Rally4 HF, que se distinguiu desde o início dos testes, graças ao seu perfeito equilíbrio entre potência e tração, à sua capacidade de resposta nas mudanças de direção e à sua estabilidade a alta velocidade. Além disso, o veículo de corrida impressionou o público com a sua entrada nas curvas, a sua eficácia na travagem nas secções mais técnicas e a sua capacidade de incutir confiança no condutor, mesmo durante as condições mais difíceis da prova siciliana.

A sua fórmula vencedora reside na combinação de um chassis leve, mas incrivelmente rígido, suspensões McPherson com amortecedores Ohlins ajustáveis em 3 vias e um sistema de travagem topo de gama com travões de disco ventilados de 330 mm.

Além disso, a tração dianteira foi levada ao seu potencial máximo graças ao diferencial mecânico de deslizamento limitado e a uma configuração refinada que permite uma travagem tardia e uma aceleração agressiva, proporcionando as mesmas emoções intensas que podemos encontrar no drifting. Vale a pena notar que, para as afinações mais minuciosas do Ypsilon Rally4 HF, a marca italiana recorreu a Miki Biasion, uma verdadeira lenda do automobilismo que, entre os anos 80 e 90, tornou-se indissociável da Lancia e passou a ser o piloto italiano mais bem-sucedido da história.

Sob o capot, o motor 1.2 Turbo de 212 cv revelou-se potente, suave e perfeitamente associado a uma caixa de 5 velocidades SADEV. Para completar, os pneus de alto desempenho da gama MICHELIN Pilot Sport, dois conjuntos para asfalto seco e um para asfalto molhado, todos disponíveis nas medidas 19/63-17. Em suma, numa das corridas mais antigas do mundo, o Ypsilon Rally4 HF demonstrou ser extremamente competitivo e reativo. A sua configuração de tração dianteira permite tanto aos pilotos mais jovens participarem numa das disciplinas mais técnicas do desporto automóvel, como aos mais experientes beneficiarem de um veículo de elevado desempenho e capaz de vencer.

O simbolismo do Ypsilon Rally4 Hf não é de menor importância, uma vez que apresenta uma reinterpretação contemporânea do nome “LANCIA CORSE HF”. Quando os fãs das corridas o veem, não podem deixar de recordar os lendários Stratos, 037 e Delta, que dominaram as corridas de ralis durante 20 anos, fazendo história e estabelecendo recordes de vitórias que ainda não foram quebrados. E não nos esqueçamos de mencionar as 15 vitórias gerais na Targa Florio entre 1952 e 1992, cortesia de modelos icónicos cujos nomes ainda causam arrepios aos fãs de corridas em todo o mundo.

E as atividades da Lancia na Sicília não se limitaram à estrada. Mais de 250 convidados visitaram o showroom de Palermo da Stellantis &You, que realizou um evento exclusivo na quarta-feira, 7 de maio, para dar início à Targa Florio e ao regresso da Lancia aos ralis, com um convidado especial: o bicampeão de ralis Miki Biasion. A emoção transbordou para a Lancia Corse HF Village na Universidade de Palermo, onde milhares de visitantes puderam desfrutar da exclusiva área de receção, admirar o Ypsilon HF de 280 cv e reservar emocionantes test drives do novo Lancia híbrido e elétrico. Entretanto, os fãs das corridas partilharam o seu entusiasmo online, publicando centenas de vídeos e fotografias nos canais do Facebook, Instagram e TikTok da Lancia Corse HF.

Em conclusão, com a sua estreia triunfante na Targa Florio, a Lancia reafirmou corajosamente a identidade de competição que forjou ao longo de décadas de sucesso em todo o mundo e abriu um novo capítulo nos seus mais de 100 anos de história, levando os seus valores identitários de paixão, inovação e performance para o futuro. E depois do icónico rali nas montanhas Madonie, a taça Trofeo Lancia passará para as seguintes etapas: o Rally Due Valli, a 30 e 31 de maio, e o Rally Roma Capitale, a 4 e 6 de julho, que permitirá aos trofeisti competir numa ronda internacional FIA ERC. Após a pausa de verão, a taça Trofeo Lancia prosseguirá para o Rally del Lazio (13-14 de setembro) antes do grande final no histórico Rallye Sanremo (17-18 de outubro).

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter