Rallye Vosges Grand-Est: uma provação para o Opel Corsa Rally Electric

Terceira ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” nos dias 15 e 16 de junho

Primeiro de três eventos em França para as equipas e para o Corsa Rally Electric

Rallye Vosges Grand-Est promete uma luta emocionante entre os líderes

Três Opel Astra GSe garantem a segurança dos participantes no rali

Valores combinados para o Opel Astra GSe de acordo com o WLTP[1]: Consumo de energia ponderado 17,8 kWh /100 km mais 1,3 l/100 km de gasolina; emissões de CO2 30 g/km, classe de CO2: B. Consumo de combustível com a bateria descarregada 6,2 l/100 km; classe de CO2: E.

Antes da primeira de três provas em França, no Rallye Vosges Grand-Est, no próximo fim de semana de 15 e 16 de junho, a luta pelos lugares cimeiros da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” está ao rubro. Na ronda anterior, integrada no ELE Rally, nos Países Baixos, nada menos do que cinco pilotos venceram pelo menos uma das doze classificativas. No final, o austríaco Luca Pröglhöf, de 24 anos, e a sua copiloto Christina Ettel bateram a dupla espanhola Alex Español Jove/Patricia Sáiz Ruiloba por 8,8 segundos. O terceiro lugar foi para os irmãos Anthony e Adrien Rott, de França.

Christian Lemke (24) e Jan-Eric Bemmann tiveram pouca sorte. Os vencedores da prova de abertura da competição em Sulingen tinham começado bem o ELE Rally com um melhor tempo antes de o seu Corsa Rally Electric se ter atrasado devido a danos causados pela água. Os dois alemães estão, por isso, ainda mais motivados para a terceira ronda da primeira taça do mundo de ralis monomarca para elétricos, em torno da cidade de Gérardmer, no sopé das montanhas Vosges.

No ano passado, o Rallye Vosges Grand-Est mostrou ser uma provação para pessoas e máquinas. “As estradas têm muitos solavancos, asfalto irregular, pedras e sulcos profundos. É preciso conduzir não só depressa, mas também com inteligência. Em muitos sítios, não é possível ganhar o rali, mas sim perdê-lo“, afirma o Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott. Entre a manhã de sábado e a noite de domingo, estão programadas sete classificativas com 116,4 quilómetros.

O Rallye Vosges Grand-Est é a prova caseira para quatro participantes na ADAC Opel Electric Rally Cup. Anthony e Adrien Rott (24 e 22 anos), em particular, têm grandes planos. Depois de um forte início de época, os alsacianos estão em terceiro lugar na geral. Para os seus compatriotas Alizée Pottier (23 anos) – que vai participar na prova de Vosges com Manon Perrin no lugar de copiloto – bem como Emma Chalvin (23 anos) e a sua copiloto Emy Ailloud-Perraud, trata-se de manter a tendência ascendente das primeiras rondas. Chalvin causou sensação no ELE Rally com uma condução controlada até ao quarto lugar sob as condições climatéricas mais adversas. Julien Casale está a fazer uma participação especial como convidado no Opel Corsa Rally Electric. O jovem de 29 anos de Merville está a competir na Stellantis Rally Cup France deste ano. O seu copiloto é Pierre Delorme.

O Corsa Rally Electric, utilizado pela associação holandesa de desportos motorizados KNAF no âmbito de um programa de procura de jovens talentos, será conduzido por Hank Melse (25 anos) e Joep Van Heutgen, que já tinham competido na abertura da época da competição em Sulingen. Lyssia Baudet, de 21 anos, estará de novo à partida pelo RACB belga, juntamente com a sua copiloto habitual, Pauline Denis.

Três Opel Astra GSe garantem a segurança enquanto “veículos de percurso”. Seguindo à frente dos participantes, verificam se as provas especiais apresentam condições de condução corretas e se estão a ser respeitadas as áreas restritas, alertando também o staff da prova e os espetadores para os veículos de rali que se aproximam em breve.

Para os fãs do rali que não podem acompanhar a ação in loco em França, está disponível a cronometragem em tempo real em https://www.opel-motorsport.com/ e em https://www.adac.de/motorsport.

Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” após 2 de 8 rondas:

1. Pröglhöf 60 pontos.

2. Español 48.

3. Rott 45.

4. Hangodi 44.

5. Lemke 42.

6. Chalvin 27.

7. Pottier e Kurstjens, 16 cada.

9. Kamermans e Bayer, 14 cada.

11. Melse 12.

12. Wittenbeck 9.

13. Baudet 8.


[1] Os valores de um veículo não dependem apenas da forma eficiente como o veículo utiliza o combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter