O Clube Automóvel do Faial divulgou a lista de inscritos à 35.ª edição do Rali Ilha Azul que este ano assume a designação de Cidade Mar, resultado do fortalecimento da parceria entre a agremiação com sede na Rua Cônsul Dabney e a Câmara Municipal da Horta.
Ao todo, são 22 as formações inscritas naquela que será a segunda etapa do Campeonato dos Açores de Ralis, edição de 2024, que se realiza entre 24 e 25 de maio.
O destaque natural vai para a presença do atual campeão absoluto em título Rúben Rodrigues, que se volta a fazer acompanhar de António Costa, para disputar os 77,46 km de provas especiais ao volante do seu Skoda Fabia RS Rally2. Rodrigues e Costa contam com a natural oposição do vice-campeão absoluto em título, Luís Miguel Rego, que volta também a fazer dupla com José Janela, que irão, com o Skoda Fabia Rally2 Evo, tentar contrariar o favoritismo dos líderes. Também Bruno Amaral e Paulo Silva, em Ford Fiesta R5 marcam presença na prova faialense, à procura de um deslize dos homens da frente.
Mas o verdadeiro foco de interesse vai estar na disputa pelos melhores lugares entre os concorrentes das “duas rodas motrizes”, pela presença dos protagonistas de 2024 mas também pelas participações esporádicas e estreias de outros concorrentes.
Vencedores da primeira prova da temporada, Rafael Botelho e Rui Raimundo levam agora o Peugeot 208 Rally4 à ilha do Faial para a tão aguardada estreia em terra deste seu novo carro. Filipe Marques e Edgar Silva, campeões das 2RM em título, partem em desvantagem mecânica, mas perfeitos conhecedores do terreno pois correm em “casa”. Bruno Tavares e João Costa, finalmente já com o seu “novo” Citroen DS3 R3T Max em mãos, irão tentar estrear da melhor forma o carro recém-adquirido. Também em Peugeot 208 Rally4, vão marcar presença na prova e em regresso, os campeões açorianos das 2RM de 2013 a 2015, Henrique Moniz e Jorge Diniz, mas também o graciosense Cláudio Bettencourt que se faz acompanhar por Luís Boiça, num regresso adiado depois de não terem participado na primeira prova da temporada.
Mas nas duas rodas motrizes há mais regressos e estreias: o regresso de Rúben Santos e Nuno Pereira, no fiel Peugeot 106, que não marcaram presença na Terceira; a estreia de um Peugeot 208 R2 por parte de Marco Soares e Fernando Nunes, que deixaram seguir o velhinho Citroen Saxo; e ainda o crescimento do clã Rego nos ralis. Depois de seu pai, Paulo Rego, do seu tio, Luís Rego, do seu primo, Luís Miguel Rego, é tempo de Gonçalo Rego ingressar também na modalidade ao volante de um Peugeot 208 R2 e com Pedro Castro a seu lado. A seguir também com atenção a participação do cabeceirense Hélder Miranda, novamente com companhia de Rui Teixeira, que voltam a trazer aos Açores o Seat Ibiza MKII.
O XXXV Rali Ilha Azul Cidade Mar pontua para o Campeonato dos Açores de Ralis e é a segunda das sete provas a realizar em 2024.