RALI DA MADEIRA RECEBE NOVA JORNADA DUPLA DA PEUGEOT RALLY CUP: 15 INSCRITOS PARA ENFRENTAR O DESAFIANTE ASFALTO MADEIRENSE

Menos de um mês após o emocionante Rallye Rías Baixas, duplamente pontuável para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA e para o DESAFÍO PEUGEOT, os protagonistas da regressam ao ativo numa prova igualmente válida para duas vertentes, pontuando de novo para a taça ibérica e, desta feita, para a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025.

Todos têm como destino os exigentes troços de asfalto da “Pérola do Atlântico”, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, num agora denominado Rali da Madeira que assim recebe a terceira jornada da copa portuguesa e a terceira etapa do troféu ibérico, num total de 15 PEUGEOT 208 Rally4 inscritos, plantel que volta a juntar os habituais protagonistas portugueses e espanhóis, mais uma dupla do Uruguai.

Depois do triunfo no Rallye Rías Baixas, a dupla Giovanni Fariña / Alejandro Rodriguez chega ao Funchal na liderança da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, com Alex Español / Borja Odiozola na segunda posição da classificação, logo à frente de Henrique Moniz / Vítor Hugo.

Já nas contas da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, a dupla Ricardo Sousa / Luís Marques mantém-se no topo da tabela de pontos, eles que, depois de um fim de semana difícil em Espanha, chegam à Madeira determinados em regressar aos bons resultados. Os seus perseguidores mais próximos são, na taça nacional da PEUGEOT, Henrique Moniz / Vitor Hugo e Sérgio Dias / Bruno Abreu.

QUINZE “LEÕES” À SOLTA PELAS ESTRADAS DA MADEIRA

Com organização do Club Sports Madeira, o Rali da Madeira representa uma das mais tradicionais provas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), sendo aqui também pontuável para o FIA European Rally Trophy. O traçado desta renomeada edição conta com 13 troços em asfalto, num total de 177,56 quilómetros cronometrados, tão técnicos quanto espetaculares.

Antevê-se, assim, mais uma dura etapa duplamente pontuável para duas das taças de ralis da marca do “Leão”, não só para a ibérica, como para a portuguesa, competições promovidas pela PEUGEOT Espanha e PEUGEOT Portugal, com a organização logística a cargo da Sports & You.

Entre os 15 PEUGEOT 208 Rally4 inscritos contam-se dez equipas portuguesas e quatro espanholas, mais uma outsider, vinda do Uruguai.

No âmbito da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, entre os favoritos à vitória destacam-se Giovanni Fariña / Alejandro Rodriguez, os atuais líderes do troféu ibérico, fruto de uma indiscutível vitória na jornada galega, reforçando as suas pretensões ao título de 2025, num ganho de notoriedade no competitivo pelotão dos “Leões” ibéricos.

Pela frente, os adversários de peso são, não só o compatriota Alex Español / Borja Odriozola, como o português Henrique Moniz, que neste rali terá Jorge Dinis a ditar-lhe as notas, em substituição de quem o acompanhou a Espanha, ou mesmo de Ricardo Sousa / Luís Marques. São eles que compõem o atual top-4 da copa ibérica, com apenas 14 pontos de diferença entre si, à partida do rali madeirense, prova que abre a segunda metade da presente temporada ibérica.

Também a dupla Miguel García / Osel Roman poderá ter uma palavra a dizer, eles que, depois de um arranque em falso no Rali Terras d’Aboboreira, foram terceiros no Rallye Rías Baixas, mostrando grande rapidez, num duo a ter em conta neste rali.

Já do lado da competição portuguesa, os olhos estão postos em Rafael Rêgo / Ana Gonçalves, a melhor dupla portuguesa no Rías Baixas com um quinto lugar entre os seus pares, assim como em Henrique Moniz / Jorge Dinis ou Sérgio Dias / Bruno Abreu. Isto sem esquecer os próprios atuais líderes da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, Ricardo Sousa / Luís Marques, pretendendo reforçar essa sua posição, hoje com 17 pontos de vantagem sobre Moniz e 18 sobre Dias.

Outros nomes a ter em conta na jornada insular serão Gil Antunes / Diogo Correia, atuais quartos classificados da taça lusa, dupla que se pauta pela regularidade e competitividade, ou Iago Gabeiras / Ian Quintana e Guilherme Meireles / Pedro Alves, igualmente potenciais candidatos aos lugares de topo, numa demonstração de talento e determinação.

Há ainda a destacar uma estreia, de uma dupla local composta por Sandro Teixeira e João Neves, bem conhecedores dos troços madeirenses, fator de inegável importância e, decerto, um trunfo valioso nesta primeira experiência nas competições com a chancela da PEUGEOT.

Resta destacar a elevada competitividade e fiabilidade dos PEUGEOT 208 Rally4 que há vários anos a esta parte tem sido evidenciada em ambos os lados da fronteira ibérica: no rali mais recente, o pretérito Rallye Rías Baixas, nada menos do que doze das dezasseis viaturas que o iniciaram completaram, em ritmo elevado e condições desafiantes, os seus mais de 120 km de especiais.

A fiabilidade da máquina francesa, aliada ao talento dos pilotos ibéricos, promete, por isso, mais uma prova recheada de espetáculo, num conjunto de viaturas que também se vão inserir em boa parte das lutas pela vitória na categoria de 2 Rodas Motrizes, tanto à geral do rali, como em termos de Campeonato de Portugal de Ralis e do próprio Campeonato da Madeira.

Com ambos os troféus a entrar na reta final e com os aliciantes prémios bem mais perto – um programa oficial em Portugal ou Espanha em 2026 (prémio final da competição ibérica) ou uma participação numa prova com um carro Rally2 (prémio final da competição portuguesa) – o Rali da Madeira poderá marcar o ponto de viragem decisivo nas contas de 2025.

 LISTA DE INSCRITOS | RALI DA MADEIRA
– 3ª prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2025 – 3ª prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025 

Piloto Júnior *Navegador Equipa
34Ricardo SousaLuís MarquesProlama
36Giovanni FariñaJúniorAlejandro RodriguezOne Racing
37Henrique MonizJorge DinizDomingos Sport
38Alex EspañolJúniorBorja OdriozolaPuzzle Motor
39Sérgio DiasBruno AbreuPT Racing
41Gil AntunesAlexandre RamosDomingos Sport
42Sandro TeixeiraJoão Neves
43Iago GabeirasIan QuintanaROQ Motorsport
44Miguel GarcíaOsel Roman
45Guilherme MeirelesJúniorPedro AlvesRacing 4 You
47Filipe NogueiraPedro FigueiraFernando C Motorsport
48Rafael AntunesNuno BatalhaPT Racing
49Nahuel BarbaSantiago CabreraTRS
50Francisco CustodioJúniorPaulo MarquesMNE
58Rafael RêgoJúniorAna GonçalvesThe Racing Factory

* Nota: Piloto Júnior – Nascido em ou após 1 de janeiro de 1998.

Todas as equipas estão inscritas em ambos os troféus PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.

Todos em PEUGEOT 208 Rally4 (Grupo RC4). 

TREZE TROÇOS E 177,56 QUILÓMETROS CRONOMETRADOS

Sexta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2025, o Rali da Madeira volta a afirmar-se como uma das competições mais emblemáticas do calendário nacional. A prova, que decorre entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, é igualmente pontuável para o FIA European Rally Trophy (ERT) e integra ainda outras séries nacionais, como a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, sob a égide da Stellantis Motorsport.

A estrutura da prova compreende duas Etapas, seis Secções e treze Provas Especiais de Classificação, num total de 177,56 quilómetros cronometrados, incluídos num percurso global de 638,07 quilómetros, maioritariamente em asfalto técnico e desafiante, como é característico dos troços madeirenses.

Com o quartel-general localizado na Escola Profissional Atlântico, no Edifício Marina Fórum, em plena Avenida Arriaga, no Funchal, o rali arranca oficialmente na quinta-feira, dia 31 de julho, com a realização da Super Especial Cidade do Funchal, uma classificativa urbana com 2,18 km, que tem início marcado para as 19h30. Esta primeira secção de abertura, de carácter mais festivo, oferece aos milhares de espetadores a oportunidade de assistir de perto às evoluções das equipas no centro da cidade.

A competição prossegue na sexta-feira, dia 1 de agosto, sendo composta por duas passagens por três troços distintos: Campo de Golfe (10,47 km, com passagens às 10h25 e 15h20), Palheiro Ferreiro (22,06 km, às 11h10 e 16h05) e Santana (14,14 km, às 12h20 e 17h15). A quilometragem competitiva desta etapa totaliza 93,34 km, distribuídos por seis classificativas que combinam zonas rápidas, secções técnicas e variações altimétricas que desafiam a afinação dos carros e a concentração dos pilotos.

No sábado, 2 de agosto, o percurso do último dia inclui novamente três troços distintos, também percorridos em dupla passagem: Ponta do Sol (15,20 km, às 10h25 e 15h10), Calheta (14,45 km, às 11h15 e 16h00) e Rosário (11,37 km, às 12h40 e 17h25), sendo esta última classificativa a Power Stage, que atribui pontos adicionais para os campeonatos em disputa. A quilometragem cronometrada desta etapa é de 82,04 km, completando-se assim os 177,56 km competitivos da prova.

A cerimónia do pódio está prevista para as 18h30, na Avenida do Mar, junto à Praça do Povo, encerrando oficialmente o rali, com entrada imediata em Parque Fechado às 18h40.

O Rali da Madeira 2025 mantém assim a sua tradição de prova de elevado prestígio técnico e desportivo, aliando troços seletivos a uma envolvente única, onde o público desempenha, como sempre, um papel central no espetáculo.

** Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter