Rafaela Barbosa vence em Montalegre após sábado de contrariedades

» Rafaela Barbosa superou um sábado de grandes dificuldades para conquistar uma vitória impressionante na geral da Categoria 2RM e na Divisão1.

» A piloto de Paços de Ferreira não conseguiu alinhar nas sessões de sábado devido a problemas mecânicos, que pareciam comprometer o resto do fim de semana.

» No domingo, Rafaela regressou determinada a lutar pela vitória  e conseguiu cumprir o objetivo, numa demonstração de raça e determinação.

O regresso de Rafaela Barbosa ao Circuito Internacional de Montalegre para a sexta jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross (CPR/K) acabou por se transformar num fim de semana de superação e vitória. Após um sábado marcado por sérios problemas mecânicos que impediram a piloto de efetuar qualquer sessão, Rafaela respondeu com garra e determinação no domingo, assinando uma exibição sólida, que culminou com o lugar mais alto do pódio.

O sábado não podia ter sido mais difícil para a jovem piloto do Citroën Saxo. Um problema no motor, seguido por complicações na embraiagem, inviabilizaram a presença em pista para os treinos livres, cronometrados e ainda para a primeira corrida de qualificação. O azar que vinha a acompanhar a jovem piloto parecia estar ainda mais presente. O foco passou, então, para tentar recuperar o carro em tempo útil para o dia decisivo, o que acabou por acontecer. Mas o melhor ainda estava para vir.

Numa demonstração inequívoca de garra e determinação, Rafaela Barbosa entrou no domingo com um único objetivo: vencer. A evolução entre as sessões foi notória e, após uma recuperação notável nas corridas de qualificação e uma semifinal disputada ao segundo, a piloto arrancou da terceira posição na grande final, onde conseguiu um excelente arranque e assumiu a liderança logo na primeira volta. Sem nunca perder o controlo da corrida, Rafaela cruzou a meta na frente, garantindo a vitória na geral da Categoria 2 Rodas Motrizes (2RM) e também na Divisão 1.

“Foi um fim de semana com muitas dificuldades. No sábado tivemos problemas no carro, por isso não conseguimos fazer nenhuma das corridas, nem treinos livres, nem treinos cronometrados, nem a primeira corrida de qualificação. Conseguimos ter o carro pronto para domingo, ainda com alguns problemas que não me permitiram estar a100%. No entanto, o carro foi melhorando da segunda corrida de qualificação para a terceira. Na semifinal arrancámos de quinto e conseguimos ficar em segundo, o que me deu a terceira posição na grelha da final. Tive um bom arranque, consegui assumir a liderança e manter-me aí até ao fim. Conseguimos terminar em grande e era esse o objetivo.”

O resultado de Montalegre reforça a consistência e a evolução competitiva de Rafaela Barbosa nesta temporada de 2025 e mantém viva a sua candidatura ao título nacional da Divisão 1 das 2RM. Mais do que uma vitória, foi uma demonstração de resiliência e de capacidade de superação num fim de semana que começou sob o signo da adversidade.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter