A 43ª Rampa Internacional da Falperra transformou-se em mais uma demonstração do poderio individual e coletivo da Power House. Hélder Silva conquistou a 3ª vitória à geral consecutiva, enquanto Afonso Santos garantia um fantástico 2º lugar nos Protótipos B e Nuno Caetano selava a sua participação com um Top 5 entre os Protótipos.
E vão três triunfos absolutos no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group para Hélder Silva e para a sua nova Osella PA21/S LRM. O “Míssil da Póvoa” foi rei e senhor da tabela de tempos ao longo de toda a prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho provando uma vez mais que é o grande candidato ao título nacional.
“Foi um fim-de-semana quase perfeito. A Osella esteve sempre muito competitiva e a equipa está de parabéns. Consegui andar rápido, sempre dentro da margem de segurança e vencemos de forma muito tranquila”, assumindo Hélder Silva que “esta vitória nos coloca ainda mais na frente do campeonato. Mas, nada de embandeirar em arco, porque faltam ainda quatro provas e a concorrência está muito forte!”.
Numa rampa em que o plantel de protótipos era farto e de muita qualidade, Nuno Caetano (Osella PA21S EVO) esteve igual a si próprio, garantindo um Top 5 na Categoria Protótipos.
”Foi uma rampa com condições muito difíceis, sobretudo no sábado e também no domingo de manhã. A chuva baralhou tudo e aliado a isso, existiam algumas zonas de asfalto novo, fazendo com que esta edição tivesse decorrido com condições de ‘grip’ na pista muito diferentes, o que inviabilizou que rodasse sequer perto dos melhores tempos que tenho na Falperra. Depois, como não fizemos todas as subidas habituais o ritmo também se ressentiu, mas estou satisfeito com a minha exibição e com o resultado”, resumiu Nuno Caetano.
Também Afonso Santos (BRC B49 EVO) esteve em grande na Falperra. Nada pressionado por estar a correr perante milhares de espetadores e num traçado mítico, o “rookie” da Power House foi capaz de voltar a revelar uma solidez impressionante para a sua idade tenra e, paulatinamente foi melhorando as suas marcas e almejando garantir um fantástico 2º lugar nas contas dos Protótipos B.
“Foram dois dias fantásticos pois, para além de uma prova bastante positiva, senti um apoio como nunca de todo o público e da equipa. Consegui marcar o meu recorde pessoal em 2.26.785, a uma média de 127 km/h e isso deixa-me muito orgulho. Com este resultado, saltamos para 2° lugar na tabela pontual dos Protótipos B e tudo farei para manter a posição até ao final do campeonato”.
Afonso Santos revelou um pequeno segredo: “como devem saber, eu sou natural da Póvoa de Varzim, mas senti que estava a correr em casa. Este é um traçado, rápido, exigente e desafiante que vem comigo desde os simuladores e isso foi essencial para eu sentir segurança para andar rápido!”.
No balanço global da prova, o diretor desportivo da Power House não escondia “o enorme orgulho no nosso trio de pilotos. Uma vez mais estiveram ao mais alto nível e deram continuidade à excelente época que a nossa equipa está a protagonizar”. Torres da Silva realçou “a terceira vitória do Hélder, que nos coloca em excelentes condições para revalidar o título, a exibição segura do Nuno , coroada com um resultado bastante positivo e mais uma rampa que que o Afonso brilhou. Estamos muito orgulhosos dele!”.
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group será a 9ª Rampa de Santa Marta de Penaguião, que decorrerá nos dias 15 e 16 de junho.