Português Raman venceu Desafio Europeu de Drift em Jarama

O Desafio Europeu de Drift realizou-se este fim-de-semana no Autódromo Internacional de Jarama, em Madrid, e contou com uma forte participação nacional.

A prova realizou-se este domingo sob a égide da RFEDA – Real Federación Española de Automovilismo e organização da DriftSpain / Volrace, e entre os mais de 50 participantes oriundos de Espanha, França, Itália, Suiça, Bélgica, Lituânia, Ucrânia, Argentina, Brasil e Moçambique, estavam também 10 pilotos portugueses.

João Salvador, Paulo Rocha, João Vieira, Diogo Correia, Raman Kandratsenka, Hugo Costa, Ricardo Guedes, Filipe Vieira, Tiago Conde e José Magalhães foram os pilotos que defenderam as cores da nossa bandeira nesta importante prova do panorama europeu de Drift.

As qualificações não correram da melhor forma para a maioria dos nossos pilotos, com Paulo Rocha, Hugo Costa e Filipe Vieira a serem obrigados a abandonar por avarias mecânicas. João Salvador, José Magalhães e Ricardo Guedes deram o seu melhor mas não conseguiram pontuar, demonstrando várias dificuldades na adaptação ao traçado rápido de Jarama. Por outro lado, os restantes pilotos nacionais obtiveram as pontuações mais altas da competição. Tiago Conde surpreendeu tudo e todos, e conquistou o 22º lugar com uns magníficos 70 pontos. Em 4º com 92 pontos ficou Diogo Correira, e com 94 pontos ficou em 3º João Vieira e em 1º Raman Kandratsenka, este último que se sagrou também Campeão de Portugal de Drift em setembro passado.

Na fase das batalhas, Tiago Conde defrontou o espanhol Ruben Bolãnos no Top32, mas a notória diferença de potência entre as duas viaturas não permitiu que Conde fosse mais longe. Bolãnos venceu também a João Vieira no Top8, uma tarefa facilitada devido a um erro do piloto português, que ao entrar com demasiada velocidade numa curva acabaria por fazer pião. Também no Top8 ficou Diogo Correia, que devido a avaria mecânica entregou a vitória ao italiano Alex Gritti. O português Raman Kandratsenka foi disputar a final com o francês Jason Banet, e depois de uma batalha verdadeiramente alucinante a vitória sorriu ao piloto nacional, que na cerimónia de pódio levou a nossa bandeira ao lugar mais alto.

Foto – © Luis Lamego

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter