Porsche Cup C6 Bank: Marçal Muller e Felipe Fraga dominam GP Paulo Pinheiro no Algarve

  • Dupla do #544 converte pole em vitória nos dois segmentos da corrida de 300 km enquanto Jose Moura Neto e Matheus Iorio vencem na Challenge

Uma corrida de 300 km com intensidade de prova de sprint marcou a despedida da Porsche Cup C6 Bank do Algarve. A vitória na abertura do Endurance Challenge ficou com a dupla pole position, formada por Marçal Muller e Felipe Fraga. Eles lideraram os dois segmentos, selando uma passagem quase perfeita de Muller por Portimão. Há uma semana, na etapa de sprint, ele venceu com um Grand Chelem e foi segundo colocado na prova do grid invertido.

O segundo lugar no GP Paulo Pinheiro ficou com a dupla mais jovem do grid, formada por Matheus Comparatto, 18, e Arthur Leist, 24. O carro #118 trocou motor pouco antes da abertura de box e fez uma prova muito sólida, com Leist desafiando Fraga nas voltas finais até receber a bandeirada 1.273s atrás do carro líder.

Em sua corrida de número 200 na Porsche Cup C6 Bank, o eneacampeão Miguel Paludo foi terceiro em dupla com Alan Hellmeister. O gaúcho agora tem 156 pódios na categoria e levou um troféu em cada prova no ano, o que o credencia para mais uma vez lutar pelo título overall.

O top5 foi completado pelos carros #70, de Lucas Salles e Rafa Suzuki, e #33, de Antonella Bassani e Nicolas Costa.

Pela Carrera Sport a vitória foi decidida em favor do #100 de Seba Malucelli e Marcos Gomes a menos de cinco voltas do fim, quando Gomes passou Josimar Junior em um momento chave, quando Nelson Piquet Jr se aproximava com entusiasmo. Parceiro de Rouman Ziemkiewicz, Piquet eventualmente também superou Josimar, mas Gomes já estava a distância segura com o #100 para não ser atacado.

Já a vitória na Carrera Rookie ficou com o #12, de Marco Pisani e Renan Guerra, depois de uma prova segura do início ao fim, com participação especial de Pisani. O titular do carro largou muito bem e fez dois stints limpos, garantindo a Guerra inúmeros usos do Boost no final, para defender a liderança contra o #85, tripulado por Eduardo Menossi e Leo Reis.

Pela Challenge o grande destaque da prova foi a tripulação do #45, Jose Moura Neto e Matheus Iorio. Como os integrantes do #544 fizeram na Carrera, eles ganharam os dois segmentos no geral e, de quebra, asseguraram a pontuação máxima também na divisão Sport.

A vitória no geral porém também foi sacramentada no stint final, quando Iorio ultrapassou o #55, da dupla de pai e filho Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr, pilotos chilenos que fizeram sua primeira participação com a Porsche Cup C6 Bank.

A categoria permanece em Portugal para mais duas etapas consecutivas, de sprint e endurance, no último fim de semana de agosto no Estoril.

A corrida

No apagar das luzes, Lucas Salles largando em segundo sinalizou ataque por fora sobre o pole Marçal Muller, mas o #544 fechou a primeira volta em primeiro, à frente do #70. Já Sergio Ramalho, com o #27, passou Miguel Paludo. Em quinto vinha Antonella Bassani com o #33.

Marcos Regadas foi o destaque da primeira volta, avançando de 17º no grid para décimo. Pela Challenge, Sadak Leite sustentava a dianteira com o #66.

Muller logo tratou de abrir vantagem na dianteira, deixando Salles para resolver o segundo lugar da prova com Ramalho, que vinha bem rápido em seu encalço. A pressão surtiu efeito na volta 5, a mesma em que Regadas entrou no box e Lineu Pires parou o #888 numa área de escape, precipitando o ingresso do safety car pilotado por Ricardo Landi.

O top5 indicava Muller, Ramalho, Salles, Paludo e Antonella, com o #27 em segundo no geral liderando também na Carrera Sport. Em 12º Marco Pisani liderava na Carrera Rookie. A liderança na Challenge era de Sadak Leite, no #66. José Moura Neto imediatamente atrás liderava na Challenge Sport, com Daniel Neumann a seguir, liderando pela Challenge Rookie.

A prova foi reiniciada no início da volta 8. Muller foi seguro na relargada e Ramalho ensaiou ataque por fora depois da curva 4. Salles e Paludo seguiam de perto, atentos a qualquer oportunidade. No giro seguinte, Ramalho repetiu a investida no mesmo trecho, novamente por fora no contorno do grampo, mas agora usando o Boost. Ele teve melhor trajetória na tomada da curva 5 e assumiu a liderança com o #27.

Era liderança dupla para competidores pernambucanos, já que pela Challenge o #21, com Daniel Neumann, havia assumido a primeira posição entre os carros da geração 991.1, ultrapassando tanto Moura Neto quanto Sadak Leite.

Na volta 11, Thiago Camilo ingressou no top5 com o #87 e passou a pressionar Paludo. Este, com o Boost, atacava Salles.

Na reta final do primeiro stint, os pegas mais interessantes da corrida eram pelo nono lugar no geral, com Rouman Ziemkiewicz passando Seba Malucelli, e pelo 11º, envolvendo Pisani e Leo Sanchez em disputa pela liderança na Carrera Rookie.

Eis que Thiago Camilo tirou um coelho da cartola passando Paludo e Salles com o Boost na volta 14. Antonella também usou o mecanismo de potência adicional na reta principal e tirou o eneacampeão do top5 na primeira freada da volta 15.

A primeira janela de paradas foi aberta e Paludo imediatamente levou o #7 para os pits. Muller e Salles entraram no giro seguinte, enquanto Antonella, Camilo e Ramalho seguiam acelerando forte aproveitando a pista livre de tráfego.

 O #27 entrou nos pits depois de completar 18 voltas. O #87 e o #33 acompanharam seu movimento. A liderança da corrida então ficou com o #118, de Matheus Comparatto.

Durante o pit obrigatório, a direção de prova anunciou acréscimo de 3s ao tempos de paradas dos carros #87 e #23 no box por infração aos track limits.

Com o ciclo de paradas realizado, Felipe Fraga voltou acelerando o #544 disposto a retomar a liderança em cima de Josimar Junior, que era o P1 na prova e na Carrera Sport. Allan Hellmeister vinha em terceiro com o #7, com Nelson Monteiro no #87 e Rafa Suzuki no #70 completando o top5. Em décimo, Renan Guerra liderava na Carrera Rookie com o #12.

Na volta 22, Josimar acabou perdendo tempo atrás de um retardatário e isso proporcionou a chegada de Fraga e de Hellmeister. O #544 então atacou na tomada da curva 4, para concretizar a ultrapassagem no contorno da 5. Hellmeister tentou replicar a linha de Fraga, mas Josimar Junior defendeu bem a posição nas curvas finais e logo usou o Boost, para tentar se afastar do ataque do #7. Então na volta 24 Jeff Giassi passou Renan Guerra, colocando o #911 em décimo no geral e em primeiro na Carrera Rookie. Na Challenge, a liderança estava com o #45, sob comando do talentoso Matheus Iorio, que na véspera havia registrado a melhor volta da tomada de tempo dos carros da geração 991.1.

Hellmeister passou o #27 na volta 25 e Fraga abriu a 26ª com vantagem de 2.259s sobre o #7 na liderança.

A margem do #544 caiu para 1.793s na abertura da volta 28, com o segundo stint se aproximando do fim, bem como o primeiro segmento. Suzuki e Arthur Leist passaram Josimar Junior, que seguia na liderança da Carrera Sport com o quinto lugar no geral.

A duas voltas do fim do primeiro segmento, Fraga usou o Boost para neutralizar a aproximação de Hellmeister, e Nicolas Costa entrou no top5 ultrapassando Josimar. Nelson Piquet Jr era o mais veloz da pista com o #80, passando o #87 e o #911 para ser nono colocado. Apesar das perdas de posições, tanto Josimar, na Carrera Sport, quanto Giassi, na Rookie, lideravam suas divisões.

O #544 conquistou o primeiro segmento do ano com uma tocada segura de Fraga. O top5 foi completado por Hellmeister, Suzuki, Leist e Lirim Zendelli. Marcos Gomes, com uma ultrapassagem sobre o #27, colocou o #100 na liderança da Sport na última volta antes da atribuição dos pontos. Em décimo, Renan Guerra conquistou o primeiro segmento na Carrera Rookie com o #12. Já Matheus Iorio, em 20º era o melhor entre os carros da Challenge e Challenge Sport.

A segunda janela de pits estava aberta, e os carros entraram para o segundo revezamento de pilotos da tarde.

Com todos os carros no terceiro stint, o #544 liderava com Muller. O #118 fez uma parada mais eficiente que o #70 e que o #7, o que mandou Comparatto para pista à frente de Salles e de Paludo.

Na volta 39, Salles ensaiou ataque sobre Paludo pelo terceiro lugar. Já Sergio Ramalho passou Ziemkiewicz para retomar a liderança na Carrera Sport. Nesta mesma volta a direção de prova anunciou drive thru para o #21, por cumprimento de pit-stop obrigatória abaixo do tempo mínimo.

Comparatto era o mais veloz da pista no início do terceiro stint, com Muller encaixotado no tráfego perdendo 2s em duas voltas. Salles tentou atacar Paludo no fim da reta duas vezes, nas voltas 41 e 42. Nas duas Miguel neutralizou o assédio com uma tocada defensiva segura.

A corrida chegou na marca de 1h30min com liderança de Muller por 1.036s sobre Comparatto. Paludo, Salles e Antonella, nesta ordem, completavam a zona de pódio. Em sexto, Sergio Ramalho liderava na Carrera Sport. Em 11º, Pisani liderava na Carrera Rookie. José Moura Neto, em vigésimo no geral, era o líder na Challenge e na divisão Sport, com o #45.

Com o Boost, Comparatto enquadrou Muller em briga franca e aberta pela liderança da prova na volta 45. O #544 então acionou duas vezes o mecanismo e soube colocar um retardatário entre ele e o #118 e livrou margem importante antes da abertura da terceira e última janela de pit-stops obrigatórios. Já pela Challenge, Carlos Ruiz passou Moura Neto assumindo a liderança para a dupla chilena de pai e filho com o #55.

Muller e Comparatto entraram juntos nos pits para o último revezamento da prova.

Restavam então 15 voltas para a bandeirada, para um sprint final válido pelo GP Paulo Pinheiro. Fraga saiu do pit com Leist em seu retrovisor. E Hellmeister estava logo atrás com o #7. Suzuki e Costa completavam o top5.

O #118 tinha pneus novos para o stint final, mas o #544 tinha mais acionamentos de Boost nas voltas decisivas. E Fraga foi muito hábil ao negociar ultrapassagens com retardatários, para livrar cerca de 1s sobre Leist a 10 voltas para o fim. Já pela Challenge, a liderança continuava com o #55, mas Iorio vinha ganhando terreno com o #45, o que sinalizaria outra briga franca pela vitória.

Na volta 57, Fraga ficou preso atrás de um concorrente da Challenge e Leist voltou a encher o retrovisor do #544. Iorio então retomou a dianteira da Challenge ao passar o carro da dupla do Chile.

Enquanto Leist insistia até o fim em buscar a vitória para o #118, a disputa pelo primeiro lugar na Carrera Sport era incessante. Marcos Gomes passou Josimar Junior com o #100 na volta 60 e quase Nelson Monteiro acompanhou a linha. Nelson Piquet Jr chegava veloz para a disputa.

A três voltas do fim, Fraga liderava por 1s sobre Leist. Hellmeister, Suzuki e Costa completavam o top5. Gomes liderava na Sport com o sétimo no geral, uma posição à frente de Piquet Jr. Em décimo Renan Guerra liderava na Rookie com o #12. Pela Challenge, Iorio sustentava a liderança na Sport e geral com o 19º lugar, uma posição a frente do #55 de Ruiz e Ruiz Jr.

Fraga completou uma semana quase perfeita do #544 em Portugal, com vitória nos dois segmentos. Valoroso e combativo, Leist terminou em segundo na dupla mais jovem do grid com Comparatto. Hellmeister cruzou com o #7 em terceiro na corrida número 200 de Paludo na Porsche Cup C6 Bank. Marcos Gomes e Seba Malucelli triunfaram na Sport. Renan Guerra e Marco Pisani na Rookie. Pela Challenge e Challenge Sport, Matheus Iorio e Jose Moura Neto ganharam. Pela Challenge Rookie, Ruiz e Ruiz Jr venceram na estreia.

O que eles disseram:
“Estou muito feliz. Depois de um campeonato Sprint que não começou tão bem pra mim, iniciar a Endurance com um piloto da qualidade do Fraga, que está me ajudando a evoluir, e conseguir a vitória nos dois campeonatos é muito especial.”
Marçal Muller

“Fizemos uma corrida muito boa e o carro funcionou perfeitamente. Fico contente com o início do trabalho com o Marçal. É muito bom voltar à Porsche Cup desta forma e vamos continuar trabalhando por mais vitórias”
Felipe Fraga

“Foi uma corrida muito boa. No primeiro stint, não estávamos com uma velocidade tão forte, mas ao longo da prova conseguimos desenvolver um bom ritmo. No final, o Leist estava muito rápido e nossa performance era bastante competitiva. Primeira etapa concluída, estou muito contente e agora é focar em dar o nosso melhor nas próximas.”
Matheus Comparatto

“Estou muito feliz. É minha primeira Endurance na Porsche. Já tinha corrido outras provas de longa duração, mas nunca aqui. Tivemos um ritmo muito forte durante toda a corrida, principalmente no último stint. Saí dos boxes já brigando pela vitória com o Fraga, que é meu concorrente em outras categorias. Sabia que não seria fácil. Estava muito difícil de passar — eu perdia um pouco de downforce na curva zero e não conseguia sair colado. Agora é trazer o carro para casa. Estou feliz por ter ajudado o Comparatto no campeonato Endurance e também no geral. Aprendi muito com esse time, que é muito bom, e estou feliz pela corrida.”
Arthur Leist

“Foi um dia sólido e estou feliz por completar 200 participações na Porsche Cup, com tantos pódios na carreira. Acima de tudo, hoje foi um trabalho em equipe. Precisamos ajustar alguns detalhes para as próximas etapas, se quisermos brigar pela vitória. É assim que se constrói um campeonato sólido — começamos o Endurance de 2025 da mesma forma como começamos em 2023. Dá para construir a partir daqui. Estou satisfeito com nossa performance.”
Miguel Paludo

“Foi um dia sólido e muito positivo. Obviamente, todo mundo quer ganhar, mas nem sempre isso acontece. A maior prova de que é possível conquistar um campeonato sem vencer todas as corridas foi o que fizemos dois anos atrás. Estamos com um bom ritmo, faltam alguns alinhamentos para entendermos o que precisamos melhorar. Não focamos tanto na classificação, mas nas corridas sempre tivemos um bom desempenho. Hoje, faltou um pouco, mas toda a equipe está de parabéns. Todos podemos evoluir ainda mais e saímos contentes daqui.”
Alan Hellmeister

“Estou muito feliz. Fizemos um baita trabalho e o Marcos mandou muito bem no Sprint. A corrida foi estratégica — era fazer tudo certo e sem incidentes para vencer o calor e garantir o resultado na categoria. Um baita resultado.”
Sebá Malucelli

“Corrida ótima. Agradeço ao Sebá pelo convite para correr com ele no campeonato Endurance e a toda a nossa equipe. O calor estava forte, mas vencer a corrida é sensacional. Ver que estamos bem foi incrível.”
Marcos Gomes

“Estamos disputando o tricampeonato e viemos para vencer novamente. Tivemos um bom início, mas uma classificação difícil. Ainda assim, desenvolvemos muito bem durante a corrida. Agora é esperar o resultado final para ver o que acontece — quem sabe subimos mais algumas posições.”
Rouman Ziemkiewicz

“Foi uma boa corrida. Acredito que o Rouman fez um ótimo trabalho. Não houve muitos acontecimentos e talvez tenha me faltado um pouco de velocidade no último stint. Estou especialmente feliz por ele, que fez uma prova limpa e sem exceder os track limits.”
Nelsinho Piquet

“Estamos trabalhando forte desde as corridas Sprint. Não conseguimos acertar o carro de início, mas fomos alinhando cada detalhe para evoluir até aqui. Chegamos bem ajustados e com ótimo condicionamento. Estou muito feliz com o resultado.”
Marco Pisani

“O Pisani fez um baita primeiro stint e conseguiu entregar o carro já na liderança. Foi uma grande evolução de uma semana para outra. Ele largou bem, manteve o carro íntegro e me entregou em ótimas condições. Eu apenas administrei o ritmo até o final. Precisei usar todos os track limits para alcançar o outro carro e, no fim, deu certo. Ele ainda deixou quase todos os boosts para mim. Começamos com o pé direito.”
Renan Guerra

“Foi uma corrida muito quente e difícil para manter o ritmo, mas consegui entregar o carro para o Iorio com uma diferença pequena, e com o pneu um pouco melhor que o do adversário. Ele conseguiu capitalizar. Só tenho a agradecer a ele.”
José Moura Neto

“Fazia um bom tempo que eu não sentava no carro para correr. Só tenho a agradecer pela oportunidade, e conseguir transformar isso em resultado é muito bom. Estou sem palavras. Deus nos deu essa vitória, e só tenho a agradecer.”
Matheus Iorio

“Foi uma corrida intensa, com muito calor, e os pneus já estavam bem desgastados desde a metade. Mas estávamos convencidos de que poderíamos conquistar um bom resultado se fizéssemos tudo com calma. Estou muito orgulhoso e feliz por correr com meu filho — ainda mais conquistando o primeiro lugar na categoria Rookie e o segundo geral. Foi uma surpresa e não poderia estar mais feliz.”
Carlos Ruiz

“Estou muito feliz. Fazia muito tempo que eu não corria junto com meu pai, e estar aqui foi incrível. O nível é muito alto e a corrida foi bem quente, foi complicado, mas estou muito satisfeito com o resultado.”
Carlos Ruiz Jr.

GP Paulo Pinheiro – Resultado:
1. #544. Marçal Muller e Felipe Fraga – 2:18:00.308
2. #118. Matheus Comparatto e Arthur Leist +1.273
3. #7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister +6.291
4. #70. Lucas Salles e Rafael Suzuki +16.670
5. #33. Antonella Bassani e Nicolas Costa +21.662
6. #88. Pedro Boesel e Lirim Zendeli +43.915
7. #100. Seba Malucelli e Marcos Gomes (S) +51.668
8. #80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr (S) +53.887
9. #12. Marco Pisani e Renan Guerra (R) +1:01.583
10. #87. Nelson Monteiro e Thiago Camilo (S) +1:03.587
11. #85. Eduardo Menossi e Leonardo Reis (R) +1:04.351
12. #27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S) +1:09.644
13. #77. Francisco Horta e William Freire (S) +1:23.791
14. #911. Silvio Morestoni e Jeff Giassi (R) +1:28.680
15. #14. Carlos Campos e Thiago Vivacqua (S) +1:31.744
16. #22. Caio Castro e Danilo Dirani (S) +1:34.314
17. #38. Eric Santos e Gabriel Robe (R) -1 volta
18. #25. Paulo Sousa e Galid Osman (R) -1 volta
19. #45. Jose Moura Neto e Matheus Iorio (S) -1 volta
20. #55. Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr (R) -1 volta
21. #2. Luiz Souza e Bruno Bonifacio (S) -2 voltas
22. #999. Claudio Reina e João Gonçalves (R) -2 voltas
23. #15. Leonardo Sanchez e Rafael Martins (R) -2 voltas
24. #11. Flavio Sampaio e Bernardo Pinheiro (R) -2 voltas
25. #21. Daniel Neumann e Gustavo Bandeira (R) -2 voltas
26. #83. Marco Billi e Maurizio Belli (R) -2 voltas
27. #74. Piero Cifali e André Bragantini Jr (R) -2 voltas
28. #246. Rafa Brocchi e Vitor Genz (R) -4 voltas
29. #98. Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano (S) -4 voltas
30. #66. Sadak Leite e Fabio Carbone -5 voltas
31. #23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista -7 voltas
32. #99. Wagner Pontes e Rafael Reis (R) -10 voltas
DNF
#17. Rodrigo Mello e Marcos Regadas (S)
#888. Lineu Pires e Beto Gresse (S)
(S) Sport
(R) Rookie
Em itálico, carros da classe Challenge

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter