A PEUGEOT tornou-se no primeiro construtor do paddock do WEC a receber a prestigiada certificação ambiental da FIA.
O construtor francês atua como pioneiro entre todas as equipas do universo Stellantis Motorsport, que têm trabalhado arduamente na implementação de boas práticas com vista à redução do impacto ambiental.
Este importante galardão sublinha o compromisso da PEUGEOT com a transição energética.
Tal como a Fédération internationale de l’Automobile (FIA), o Grupo Stellantis tem vindo a trabalhar arduamente, desde há vários anos, para reduzir o seu impacto ambiental a nível global. Como parte desse compromisso, a PEUGEOT Sport recebeu a certificação ambiental “3 Estrelas da FIA”[1] tornando-se no primeiro fabricante do Campeonato do Mundo FIA de Resistência a alcançar este reconhecimento.
A certificação ambiental “3 Estrelas” é atribuída pela FIA às organizações que demonstram um compromisso nos domínios da proteção do ambiente, da redução das emissões de carbono e da implementação de práticas sustentáveis no universo automóvel. Este reconhecimento surge na sequência de um rigoroso processo de avaliação gerido pela FIA, em que se analisa uma série de critérios diferentes. Esta mais recente certificação à PEUGEOT Sport inscreve-se na política global do Grupo Stellantis em matéria de transição energética.
Depois de ter recebido, há um ano e no âmbito do WEC, o troféu “Low Carbon Award”, a PEUGEOT Sport volta a sublinhar, ainda mais, a importância do desenvolvimento das suas iniciativas ambientais, através desta importante certificação de “3 Estrelas da FIA”. Este reconhecimento enquadra-se perfeitamente na estratégia do Grupo Stellantis com vista à redução dos gases com efeito de estufa, definida no plano “Dare Forward 2030“, que visa a neutralidade carbónica até 2038.
A FIA destacou o estabelecimento e a implementação de um roteiro para a redução dos gases com efeito de estufa, bem como a gestão otimizada do consumo de energia e iluminação. Mas a Stellantis Motorsport não se fica por aqui, estando já a preparar-se para a próxima auditoria.
Para alcançar os seus objetivos, a Stellantis Motorsport compromete-se, contando com todos os seus colaboradores, a discutir e trocar ideias sobre os desafios climáticos: o que ajuda cada um a compreender melhor o seu impacto pessoal e o impacto global do seu desporto. A sensibilização para estas questões é particularmente elevada no motorsport, uma vez que este tipo de desporto está na vanguarda do desenvolvimento de boas práticas e da redução das emissões, bem como da evolução de tecnologias orientadas para uma mobilidade mais sustentável.
Jean-Marc Finot – Vice Presidente Senior, Stellantis Motorsport
“Depois de em 2023 termos obtido a avaliação ‘FIA Three-Star’ para as nossas atividades na Fórmula E, recebido o ‘Low Carbon Impact Award’ com a PEUGEOT Sport no WEC e o ‘DMSB Sustainability Award’ através da Opel Corsa Electric Rally Cup, é com um sentimento de orgulho de toda a Stellantis Motorsport que alcançámos hoje nova distinção ambiental tão importante. Estas certificações sublinham o nosso forte envolvimento no plano ‘Dare Forward 2030’ do Grupo Stellantis, onde o desporto motorizado é uma vertente em destaque. É, também, muito importante para os nossos parceiros atuais e futuros, que, ao associarem-se aos nossos esforços, melhoram os seus próprios desempenhos e compromissos ambientais. Parabéns a todos os nossos colaboradores por este feito fantástico. Juntos, estamos a dar o nosso contributo para o desenvolvimento de uma mobilidade segura e sustentável, sendo essa a razão por que estamos todos aqui.”
[1] FIA Three-Star Environmental Accreditation