PEUGEOT RALLY CUP: DIA DE LUTAS INTENSAS NO RALI DA MADEIRA

  • Álex Español e Borja Odriozola terminam 1ª Etapa na liderança

Os pilotos da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA e da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL proporcionaram um grande espetáculo na primeira metade do fabuloso Rali da Madeira. Os magníficos troços insulares revelaram-se um excelente “território de caça” para os “leões” de garras afiadas.

Os PEUGEOT 208 Rally4 foram a máquina perfeita para enfrentar essas sinuosas especiais, com uma fiabilidade a toda a prova. Foram quinze os que iniciaram a prova, 14 deles terminaram a 1ª Etapa do rali insular, restando uma dupla que regressará amanhã em Super Rally.

Num claro domínio espanhol, Álex Español / Borja Odriozola terminaram a 1ª Etapa do rali madeirense na liderança, com 7,4 segundos de vantagem para Iago Gabeiras / Ian Quintana, encimando um pódio provisório que tem Giovanni Fariña / Alejandro Rodríguez no 3º lugar, a 11 segundos dos mais rápidos.

Depois de percorrerem 95,52 km dos sete troços desta 1ª Etapa, as 15 equipas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA e da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL estão agora focadas nos 82,04 km de amanhã (sábado), divididos por seis especiais cronometradas, que irão decidir quem triunfa na edição de 2025 do Rali da Madeira.

DIA DE EMOÇÕES FORTES NA MADEIRA

O tiro de partida para o Rali da Madeira aconteceu na quinta-feira, na já mítica Super Especial Cidade do Funchal (2,18 km), num traçado exigente e sinuoso em que a dupla Guilherme Meireles / Pedro Alves se destacou, registando o melhor crono. Num troço marcado por margens diminutas, Sérgio Dias / Bruno Abreu ficaram a apenas 0,7 segundos e Miguel García / Osel Roman a 0,9 segundos da referência.

Depois desse aperitivo, os 15 PEUGEOT 208 Rally4 alinharam hoje (sexta-feira) para um dia composto por seis troços, palcos onde diversos novos protagonistas surgiram no topo das tabelas de tempos.

A dupla Álex Español / Borja Odriozola venceu a primeira especial do dia, dando o mote para o que seria uma manhã dominadora, deixando Meireles com o segundo tempo na especial, à frente de Giovanni Fariña / Alejandro Rodríguez.

O asfalto sinuoso e húmido da manhã madeirense obrigou a atenção redobrada também na ES3, troço onde Español voltou a brilhar, cimentando a sua liderança em ambos os troféus da PEUGEOT. Os portugueses Rafael Rêgo / Ana Gonçalves foram os segundos mais rápidos (+3,6 seg.), batendo Fariña, que ficou a 3,8 segundos do melhor registo.

A fechar a ronda matinal, Alex Español faria o pleno, vencendo a terceira especial do dia, reforçando a sua liderança da competição, detendo, no final dos primeiros quatro troços do Rali da Madeira 2025 uma vantagem 10 segundos sobre Meireles e 10,9 segundos sobre Fariña.

Iago Gabeiras / Ian Quintana eram quartos classificados, a apenas três segundos do lugar mais baixo do pódio, à frente de Rafael Rêgo que completava o top 5, batendo Ricardo Sousa / Luís Marques, líderes do troféu português à entrada para esta jornada. Dos 15 “leões” em competição, somente a dupla Francisco Custódio / Paulo Marques teve um contratempo, abandonando provisoriamente, para amanhã surgirem em Super Rally.

Depois de uma manhã mais cinzenta, Ricardo Sousa evidenciava-se na ES5, rubricando o melhor tempo no primeiro troço da tarde, à frente de Español, que mantinha um ritmo elevado, e de um muito regular e aguerrido Gabeiras.

A luta pelos primeiros lugares mantinha-se intensa, com Gabeiras a vencer a na ES6, saltando para o segundo lugar de ambos os troféus da PEUGEOT, batendo Español e Fariña neste troço. Por seu turno, Meireles perdia tempo e caia na classificação, tal como Sousa. A última especial do dia trouxe novo triunfo de Fariña, superando Gabeiras por apenas 0,7 segundos, com García a completar o top-3.

DOMÍNIO ESPANHOL NAS ESTRADAS DA MADEIRA

Álex Español / Borja Odriozola terminaram a 1ª Etapa do presente Rali da Madeira com excelente nota, expressa numa vantagem de 10,1 segundos para os conterrâneos Iago Gabeiras / Ian Quintana, eles que demonstraram uma excelente evolução ao longo do dia, especialmente nos troços da tarde. Já Giovanni Fariña / Alejandro Rodríguez usaram a consistência a seu favor e terminaram o dia na terceira posição, a 11 segundos dos líderes.

Reforçando o, para já, claro domínio de nuestros hermanos nas estradas madeirenses, Miguel García / Osel Roman ocupam o quarto lugar provisório em ambos os troféus – PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA e PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL – a 27,5 segundos dos lugares do pódio, apenas depois surgindo a primeira equipa lusa, composta por Ricardo Sousa / Luís Marques que fecham o top-5.

Primeiros líderes da prova, Guilherme Meireles / Pedro Alves são sextos classificados, 7,3 segundos à frente de Rafael Rêgo / Ana Gonçalves, eles que por sua vez têm apenas 2 segundos de vantagem sobre Henrique Moniz / Jorge Diniz. Gil Antunes / Alexandre Ramos distam uns magros 0,2 segundos do 8º lugar, tendo quase meio minuto sobre a dupla Sandro Teixeira / João Neves, eles que completam o presente top-10 de ambos os troféus, num ranking provisório que conta com mais cinco equipas classificadas.


SÁBADO, O DIA DE TODAS AS DECISÕES

Amanhã dia 2 de agosto, o percurso da 2ª Etapa incluirá três troços distintos, também percorridos em dupla passagem: Ponta do Sol (15,20 km, às 10h25 e 15h10), Calheta (14,45 km, às 11h15 e 16h00) e Rosário (11,37 km, às 12h40 e 17h25), sendo esta última classificativa a Power Stage, que atribui pontos adicionais para os campeonatos em disputa. A quilometragem cronometrada desta etapa é de 82,04 km, completando-se assim os 177,56 km competitivos da prova.

A cerimónia do pódio está prevista para as 18h30, na Avenida do Mar, junto à Praça do Povo, encerrando oficialmente o rali, com entrada imediata em Parque Fechado às 18h40.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter