- Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe: Prazer de condução com controlo e estabilidade excecionais graças à tecnologia Frequency Selective Damping
- Astra Electric e Astra Sports Tourer Electric: Até 418 quilómetros (WLTP[1]) entre carregamentos, vasta seleção de acessórios de carregamento, incluindo o Carregador Universal
- Espaçosa station wagon totalmente elétrica: Até 1.553 litros de volume de carga, passagem para esquis, sistemas de suporte para o tejadilho e para a porta da bagageira
- Vencedor de prémios: O Astra Sports Tourer Electric venceu o prémio “EV Car of the Year” na Finlândia.
Com a chegada dos meses mais frios, é altura de montar os pneus de inverno e de reabastecer o anticongelante do para-brisas. Os condutores de toda a Europa já podem contar com geada noturna e a primeira neve está a cair nas regiões mais altas. Com o Astra e o Astra Sports Tourer, a Opel tem os modelos eletrificados certos para as férias de inverno, bem como para a vida quotidiana durante a estação fria. Oferecem um prazer de condução duradouro, que poupa recursos e estão idealmente equipados para condições difíceis em estradas cobertas de neve, gelo e lama.
Astra e Astra Sports Tourer GSe: Companheiros perfeitos em estradas sinuosas de montanha
Os modelos dinâmicos de topo da gama Opel, o Astra GSe[2] e o Astra Sports Tourer GSe[3], prometem puro prazer de condução com a máxima estabilidade direcional. Bem vistas as coisas, GSe significa “Grand Sport electric” e as variantes de alta performance do Astra cumprem de forma convincente esta afirmação. Eletrificados, com 165 kW (225 cv) de potência combinada, 360 Nm de binário e equipados com um chassis especial que inclui a tecnologia Frequency Selective Damping, os dois híbridos plug-in proporcionam uma elevada performance.
A tecnologia Frequency Selective Damping dos amortecedores instalados nos modelos GSe permite diferentes caraterísticas de amortecimento, dependendo da situação, das condições da estrada e do estilo de condução, para um rolamento confortável a altas frequências – ou seja, com impactos curtos, como ao circular sobre calçada – bem como um contacto mais direto com a estrada a baixas frequências, para um estilo de condução desportivo e emocionante. O Astra GSe e o Astra Sports Tourer GSe reagem de forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor e, como é típico da Opel, mantêm-se estáveis nas travagens, nas curvas e a alta velocidade na Autobahn. E com o chassis rebaixado e o consequente centro de gravidade mais baixo do veículo, as variantes GSe dos dois bestsellers da classe dos compactos têm uma aderência particularmente sólida à estrada. Isto significa que permanecem confiáveis e estáveis, mesmo em condições de estrada invernosas.
Com esta combinação única, os condutores e passageiros dos modelos GSe da Opel podem viajar de forma desportiva e dinâmica, mas também de forma responsável e, acima de tudo, segura – especialmente no gelo e na neve.
Astra Sports Tourer Electric: Prazer de condução sem emissões locais para toda a família
Aqueles que estão a planear as suas próximas férias de inverno e procuram espaço suficiente para a bagagem, bem como uma condução sem emissões locais, não precisam de procurar mais do que o Opel Astra Sports Tourer Electric[4]. O veículo totalmente elétrico oferece até 1.553 litros de espaço de bagageira com os bancos traseiros rebatidos. Isto significa que não só várias malas, mas também potenciais amigos de quatro patas podem viajar confortavelmente e em segurança numa volumosa caixa de transporte. E com os passageiros na segunda fila, podem ainda ser guardados até 516 litros de carga na bagageira. Até há espaço para esquis a bordo – o que é assegurado pela opção de passagem inteligente no apoio de braços central traseiro. A cobertura do compartimento de carga, a qual pode ser utilizada em ambos os lados, é também um acessório prático para férias ativas. Botas de esqui sujas, equipamento desportivo molhado e muito mais objetos podem ser guardados aqui, o que significa que a bagageira se mantém limpa. A colocação inteligente da bateria por baixo do piso permite reduzir o seu impacto na habitabilidade e versatilidade, garantindo, por um lado, muito espaço e uma viagem agradável no habitáculo e, por outro, um centro de gravidade baixo para o veículo, assegurando assim uma boa aderência à estrada.
Com este equipamento, conduzir até às montanhas com o Astra Sports Tourer Electric não é um problema. A station wagon sem emissões locais é também totalmente adequada para longas distâncias. O seu motor elétrico debita 115 kW (156 cv) e um poderoso binário máximo de 270 Nm. Graças à bateria de iões de lítio de 54 kWh, a station wagon compacta pode percorrer até 411 quilómetros (418 quilómetros no Astra Electric de 5 portas) entre carregamentos (WLTP[5]). Mesmo quando o companheiro de viagens e do quotidiano precisa de ser recarregado, é apenas necessária uma breve paragem. O veículo elétrico pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW. As credenciais de inverno do veículo elétrico foram recentemente reconhecidas pela Associação de Engenharia Elétrica da Finlândia. O júri, composto por especialistas nas áreas dos veículos elétricos e da engenharia elétrica, nomeou o Astra Sports Tourer Electric “EV Car of the Year”. O júri elogiou o baixo consumo, bem como o grande carácter prático, o preço adequado e o baixo ruído de circulação.
Além disso, a Opel tem disponíveis acessórios de carregamento práticos, incluindo o Carregador Universal para tornar o carregamento ainda mais simples. Existem também muitos outros acessórios originais Opel feitos à medida, com os quais o Astra elétrico a bateria (tal como muitos outros modelos da marca com o Blitz) pode ser melhorado, tornando-o ainda mais individual e flexível. A oferta vai desde os práticos sistemas de transporte e de suporte até às flexíveis soluções de conforto e equipamento de segurança para neve e gelo.
[1] Valores de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico. Os valores de um veículo não dependem apenas da utilização eficiente do combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos
[2] Valores combinados para o Opel Astra GSe de acordo com o WLTP: Consumo de energia ponderado 17,7 kWh eletricidade/100 km mais 1,3 l gasolina/100 km; emissões de CO2 30 g/km; classe de CO2 B. Com bateria descarregada: consumo de combustível 6,2 l/100 km; classe de CO2 E.
[3] Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer GSe de acordo com WLTP2: consumo de energia ponderado 17,9 kWh eletricidade/100 km mais 1,3 l gasolina/100 km; emissões de CO2 30 g/km; classe de CO2 B. Com a bateria descarregada: consumo de combustível 6,3 l/100 km; classe de CO2 E.
[4] Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer Elétrico de acordo com o WLTP2: consumo de energia 15,8 kWh/100 km, emissões de CO2 0 g/km; etiqueta de CO2 A.
[5] Valores combinados para o Opel Astra Electric de acordo com o WLTP2: consumo de energia 15,6 kWh/100 km, emissões de CO2 0 g/km; etiqueta de CO2 A.