Opel Mokka GSE Rally: uma nova estrela nos ralis elétricos

  • Estreia mundial: o protótipo Mokka GSE Rally impressiona os espectadores no ELE Rally, na Holanda
  • Líder do pelotão: Alex Español vence a segunda ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE” de 2025
  • Perseguidores: o holandês Fabian Kamermans e o alemão Christian Lemke terminaram no pódio

Alcançando a sua segunda vitória da temporada no ELE Rally, na Holanda, o espanhol Alex ‘Sito’ Español ampliou a sua liderança à geral na ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE”. Após uma competição emocionante, o piloto espanhol e o seu copiloto Borja Odriozola bateram, em condições adversas, com chuva e troços escorregadios, a dupla holandesa Fabian Kamermans / Stefan Müller por 13,6 segundos. O alemão Christian Lemke e o seu copiloto Pascal Raabe, que substituiu o lesionado Jan-Eric Bemmann, terminaram no terceiro lugar. “Foi um trabalho árduo”, disse Español. “Estive sob enorme pressão durante todo o tempo. Estou muito feliz com a minha segunda vitória da temporada e gostaria que continuasse assim. Mas sei que os outros pilotos rápidos vão tentar impedir isso.”

No entanto, a estrela secreta da Opel no ELE Rally foi outra: o novo Mokka GSE Rally celebrou a sua estreia perante uma grande audiência, incluindo mais de 50 convidados da Opel Bélgica e da Opel Holanda, neste rali em pisos asfalto realizado na região de Eindhoven. Volker Strycek, lenda da Opel no mundo do motorsport, esteve ao volante do carro de rali elétrico de 207 kW (280 cv) criado em Rüsselsheim, modelo que possui um binário de 345 Nm. Rebecca Reinermann, Vice-Presidente de Marketing da Opel e Vauxhall também ficou entusiasmada ao ocupar a bacquet do passageiro deste protótipo totalmente elétrico no ELE Rally.

Apesar do Mokka GSE Rally ter atraído partes das atenções, os demais pilotos estiveram totalmente concentrados em garantir uma competição emocionante nos seus habituais Opel Corsa Rally Electric de ralis. Alcançando dois melhores tempos nas primeiras especiais, Español assumiu a liderança na classificação na sexta-feira e não a perdeu até ao final da noite de sábado, pese embora a pressão constante exercida por Christian Lemke. Após a décima primeira especial apenas dois décimos de segundo separavam os líderes, mas Lemke perderia depois cerca de meio minuto, voltando a atacar nos dois últimos troços, arredando Timo Van der Marel, o piloto convidado, do último lugar do pódio. “Foi muito divertido”, disse Lemke. “Apesar das condições difíceis, foi um rali agradável, embora não tenha sido fácil. O carro estava ótimo, conseguimos acompanhar a velocidade dos pilotos da frente durante os dois dias e estamos muito satisfeitos em termos gerais.”

Van der Marel também travou uma dura batalha com Fabian Kamermans pelo título de melhor piloto local ao longo do rali. Kamermans, que tal como Español, van der Marel, Lemke e ainda o belga Tom Heindrichs, que terminou no quinto lugar, conseguiu pelo menos um melhor tempo numa das especiais do rali, ficou encantado com o melhor resultado da sua carreira nesta Taça: “É uma sensação fantástica estar no pódio no rali da minha terra natal. Claro que gostaria de ter vencido, mas o Sito foi incrivelmente rápido”, disse Kamermans. “A luta entre os seis primeiros foi uma loucura. Com o melhor tempo e os cinco pontos de bónus na Power Stage quase conseguimos o máximo de pontos, estando agora no terceiro lugar da geral e felizes por isso. Não poderia ter corrido melhor.” Kilian Nierenz e Milena Raithel, que tinham terminado no pódio na ronda de abertura em Sulingen, ocuparam o sexto lugar final.

“Este foi um evento muito especial para a Opel”, afirmou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. “O nosso novo Mokka GSE Rallye chamou muita atenção no ELE Rally, carro que causou uma forte impressão visual, acústica e em termos de desempenho. A luta pelos lugares de topo da Taça foi, de novo, extremamente emocionante. Cinco pilotos estabeleceram pelo menos um melhor tempo numa especial, o que demonstra o elevado nível de equilíbrio entre os participantes. A Opel deixou aqui na Holanda uma forte mensagem em prol dos ralis elétricos.”

Seguir-se-á a terceira ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE”, nos dias 14 e 15 de junho no Rallye Vosges Grand-Est, em França. Os velozes carros elétricos irão instalar o seu parque de assistência em St.-Dié-des-Vosges.

Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” após 2 de 7 provas:

  1. Español 64 points
  2. Lemke 53
  3. Kamermans 48
  4. Nierenz 46
  5. Heindrichs 41
  6. Wittenbeck 25
  7. Jungnickel 20
  8. M. Neulinger e Steitz 18 ex-aequo
  9. Eertmans 13

(…)

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter