- Largando do 18º lugar da grelha de partida, o PEUGEOT 9X8 n. 93 (Jensen/Müller/Vergne) conseguiu uma recuperação espetacular, que permitiu conquistar o terceiro lugar nas 8 Horas do Bahrain 2024
- O Team PEUGEOT TotalEnergies alcança o seu melhor resultado da época e termina em sexto lugar no campeonato de construtores
- O Team PEUGEOT TotalEnergies já mudou a sua atenção para a preparação da 13ª temporada do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, que terá início no Qatar a 28 de fevereiro de 2025
Que corrida! Depois de ter largado do fundo da grelha, após a anulação do seu melhor tempo na qualificação, o PEUGEOT 9X8 n.º 93 conseguiu uma reviravolta impressionante na corrida, que lhe permitiu terminar no pódio das 8 Horas do Bahrain, após a penalização de uma equipa rival, por não respeitar a alocação de pneus permitida. Um resultado magnífico, infelizmente confirmado poucas horas após a corrida, mas que recompensa a incrível resiliência demonstrada pelo Team PEUGEOT TotalEnergies esta época.
O PEUGEOT 9X8 2024 tinha dominado as sessões de Treinos Livres 1 e 3, graças aos esforços de Paul di Resta (nº 94) e Jean-Eric Vergne (nº 93), mas infelizmente não conseguiu transformar o seu ritmo em tempos rápidos na Qualificação.
Partindo da 15ª e 18ª posições, respetivamente, na grelha de partida das 8 Horas do Bahrain, os PEUGEOT n.º 94 e n.º 93 foram subindo gradualmente na classificação graças aos impressionantes stints duplos de Stoffel Vandoorne e Mikkel Jensen no calor abrasador de Sakhir, onde as temperaturas da pista se aproximaram dos 45°C quando a corrida começou, às 14h00 locais.
Os pilotos conseguiram gerir na perfeição a degradação dos pneus nos stints longos, numa pista quente e altamente abrasiva, o que permitiu tirar partido dos pneus novos na fase final da corrida. Uma estratégia que valeu a pena para o PEUGEOT 9X8 n.º 93, que conquistou o terceiro lugar da geral. Entretanto, a menos de duas horas do final da corrida, o PEUGEOT 9X8 n.º 94 parou junto à pista (problema de alta tensão).
“Ainda temos de investigar o que correu mal”, comentou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport. “Estou desiludido com o carro n. 94. Os nossos dois carros fizeram uma boa corrida. Optámos pela mesma estratégia de pneus que em Fuji, ou seja, manter os pneus novos para o final da corrida, e isso compensou novamente. Por isso, parabéns a toda a equipa”.
O Team PEUGEOT TotalEnergies termina a temporada de 2024 com uma dinâmica positiva, tendo garantido o terceiro lugar no Bahrain imediatamente após terminar em quarto lugar na geral em Fuji. O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA de 2025 arranca a 28 de fevereiro de 2025 no Circuito Internacional de Losail, no Qatar.
DECLARAÇÕES…
Jean-Marc Finot, Stellantis Motorsport Senior VP: “Embora tenha sido devido a uma decisão dos comissários, terminar a época no pódio é um feito significativo neste campeonato particularmente competitivo. É pena, no entanto, que o momento não tenha permitido ao Team PEUGEOT TotalEnergies desfrutar plenamente da alegria da cerimónia do pódio. A época começou em condições difíceis, com um carro que demorou a encontrar o seu ritmo, mas a equipa nunca desistiu e estamos satisfeitos por terminar a temporada com um resultado positivo, que marca um progresso contínuo. No entanto, este pódio deve ser apenas um passo em direção a resultados mais consistentes nas primeiras posições.”
Nico Müller (PEUGEOT 9X8 no. 93 ): “Foi uma corrida difícil, mas conseguimos garantir um excelente resultado no final. Começámos no fundo da grelha porque os nossos tempos de qualificação foram anulados, mas conseguimos fazer uma recuperação impressionante para terminar no pódio! As várias estratégias de pneus dos nossos rivais foram um pouco difíceis de analisar, mas a nossa abordagem funcionou muito bem. Terminar no pódio é absolutamente incrível, embora seja uma pena não podermos celebrar o resultado no pódio, com todas as emoções que isso teria significado para a equipa. Os rapazes trabalharam muito para chegar aqui e estou muito satisfeito com o resultado. Penso que todos os membros da equipa merecem este troféu”.
Mikkel Jensen (PEUGEOT 9X8 no. 93): “O meu último stint foi muito duro, porque a pista estava bastante difícil com os períodos de Safety Car e Virtual Safety Car, um pouco como em Fuji. Os meus pneus estavam muito bons no primeira stint. A equipa gizou uma excelente estratégia e gerimos muito bem os pneus para guardar borracha fresca para a fase final da corrida. Não esperávamos terminar no pódio esta noite, por isso, obrigado a toda a equipa.”
Paul di Resta (PEUGEOT 9X8 no. 94) : “A estratégia de pneus foi o centro das discussões deste fim de semana. Tínhamos um pacote para a corrida muito bom, por isso foi uma pena termos tido um problema técnico no final. Foi um ano difícil, mas terminou com uma boa nota. Já estamos a trabalhar no campeonato do próximo ano e vamos voltar mais fortes.”