O novo Mercedes-AMG CLE 53 4MATIC+ Cabrio: condução ao ar livre aliada à desportividade

  • Motor de seis cilindros em linha com dupla sobrealimentação e motor de arranque / alternador
  • Tração integral totalmente variável e eixo traseiro direcional
  • Vasto equipamento de série com capota de lona acústica, AIRCAP®, AIRSCARF®, separação elétrica da bagageira, pack memórias, HANDS-FREE ACCESS e KEYLESS-GO

O novo CLE 53 4MATIC+ Cabrio (consumo de energia em ciclo combinado: 9,8-9,6 l/100 km | emissões de CO2 em ciclo combinado: 223-217 g/km | classe de emissões de CO2: G)[1] junta-se agora ao SL Roadster como o segundo modelo da Mercedes-AMG para o prazer de condução ao ar livre. Com o seu vasto equipamento de série, espaço interior e equipamentos de conforto que incluem o AIRCAP® ou AIRSCARF®, o modelo de quatro lugares é totalmente adequado para ser utilizado durante todo o ano. O motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros com dupla sobrealimentação produz uma potência de 330 kW (449 CV) graças ao seu turbocompressor e ao compressor elétrico adicional. O motor fornece um binário máximo de 560 Nm (600 Nm em modo suplementar durante até 10 segundos). O motor de arranque / alternador integrado fornece durante breves segundos uma potência e um binário suplementares de 17 kW (23 CV) e 205 Nm, respetivamente. Alimenta também o sistema elétrico de 48 V. Outras funcionalidades tecnológicas do novo modelo incluem a caixa de velocidade automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ e o eixo traseiro direcional.

Design exterior com guarda-lamas dianteiros e traseiros salientes

Inúmeros equipamentos específicos da AMG fazem com que o design da carroçaria do modelo se destaque. A grelha frontal de assinatura AMG em forma de A e as linhas finas e nítidas dos faróis totalmente em LED criam um visual que é característico da marca. Os faróis DIGITAL LIGHT com e sem função de projeção estão disponíveis como equipamento opcional. Integram luzes diurnas em forma de elipse e iluminação azul na base dos faróis, que reforça a aparência dinâmica do modelo. A atraente saia dianteira tem uma geometria ascendente no centro que dá origem à forma A (asa A) que acomoda uma entrada de ar de grandes dimensões para um maior escoamento do ar. O mesmo se aplica às saídas de ar laterais com duas lamelas horizontais.

As extremidades elegantes acrescentam estrutura ao perfil. Entretanto, os guarda-lamas dianteiros e traseiros salientes, os eixos largos (dianteiro com mais 58 milímetros, traseiro com mais 75 milímetros comparativamente ao modelo Mercedes-Benz) e as jantes de 19 polegadas conferem ao novo AMG Cabrio uma aparência imponente. Como opção estão também disponíveis jantes de 20 polegadas.

A traseira musculada é caracterizada por superfícies fluidas, transições suaves e luzes LED bipartidas com novas estruturas de luz tridimensionais. Um elemento de design em vermelho escuro liga os farolins traseiros, enfatizando a largura da traseira do modelo. Outros elementos com nota de destaque incluem os revestimentos redondos das duplas ponteiras de escape, harmoniosamente integrados no para-choques traseiro. O spoiler na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria, mas também está disponível opcionalmente em preto como parte do pack estético AMG.

O pack estético AMG opcional confere um toque ainda mais desportivo. Inclui rebordos nas saias dianteira e traseira, um spoiler na tampa da bagageira em preto brilhante e um painel difusor entre os revestimentos das ponteiras de escape. Dois packs Night AMG e fibra de carbono AMG estão disponíveis como equipamento opcional para uma personalização adicional.

Interior com equipamento completo e grafismos exclusivos da AMG

Os equipamentos do interior de maior destaque incluem o painel de instrumentos independente e totalmente digital de 12,3 polegadas e o display central de 11,9 polegadas em formato vertical. Este último pode ser inclinado eletricamente a um ângulo desde 15 a 40 graus para evitar o encandeamento quando a capota de lona está aberta. Outro destaque é a iluminação ambiente dinâmica opcional com 64 cores. Faixas de luz estendem-se desde o posto de condução, passando pelas portas e painéis laterais traseiros, até ao lado posterior dos bancos traseiros. Isto cria um efeito envolvente que é reforçado por dois detalhes adicionais. Primeiro, a secção superior do tablier, as extremidades superiores das portas e o painel de cobertura da capota de lona são revestidos em pele sintética preta. Segundo, todo o habitáculo integra um revestimento cromado.

Para evitar o seu sobreaquecimento no verão, os bancos em pele têm um revestimento especial, que reflete as ondas quase infravermelhas do sol. Esta solução mantém o revestimento em pele a uma temperatura até 12 graus inferior ao revestimento em pele normal quando sujeito à luz solar direta. Mesmo com a capota fechada, o interior aquece menos graças aos revestimentos frios dos bancos.

No interior destacam-se também os bancos integrais dianteiros revestidos em pele sintética ARTICO e microfibra preta MICROCUT com grafismos específicos da AMG e pesponto contrastante em vermelho. Combinam um visual desportivo com o excecional apoio lateral. Outros equipamentos do interior incluem os cintos de segurança vermelhos e elementos de revestimento em estrutura metálica brilhante. Inúmeras opções de revestimento em pele e pele Nappa estão disponíveis mediante encomenda. Os clientes que optem por pele Nappa terão a insígnia AMG estampada nos apoios de cabeça dianteiros.

Os bancos AMG Performance também estão disponíveis como opção. Destacam-se com almofadas mais pronunciadas para um apoio lateral superior. As aberturas verticais acrescentam um toque visual de qualidade e melhoram a ventilação. Quando revestidos com pele Nappa, os bancos também são destacados numa cor contrastante.

O cliente pode mudar o estilo de exibição do painel de instrumentos entre os estilos Classic, Sport e Supersport. O estilo Supersport, exclusivo da AMG, é particularmente atraente, com um conta-rotações redondo central e informação adicional apresentada horizontalmente nos lados esquerdo e direito do conta-rotações, criando uma impressão de profundidade. O menu AMG permite ao condutor aceder a um conjunto de indicadores especiais como os dados do motor, indicador da mudança selecionada, aquecimento, configuração, indicador de força lateral G e cronómetro de corrida. O display central também destaca o carácter dinâmico do modelo com ecrãs AMG individuais, como a visualização dos programas de condução ou os dados de telemetria.

Motor de seis cilindros em linha com motor de arranque / alternador integrado e compressor adicional elétrico

O novo CLE 53 4MATIC+ utiliza uma versão extensamente atualizada do motor turbo de seis cilindros em linha M256 de 3.0 litros. Agora designado por M256M, esta versão de motor de elevadas prestações impressiona acima de tudo pelas suas câmaras de combustão otimizadas, com novos coletores de admissão e de escape. Integra também novos segmentos dos êmbolos, injeção modificada e um novo turbocompressor, que fornecer uma maior pressão de sobrealimentação de 1,5 bar (anteriormente 1,1 bar). Isto resulta num maior binário de 560 Nm continuamente e em 600 Nm em modo suplementar durante até dez segundos.

Mais importante do que o binário máximo é a melhoria do aumento do binário e a resposta mais harmoniosa do motor. Isto foi possível através da utilização do compressor elétrico adicional, que também foi aperfeiçoado. Agora pode funcionar quase continuamente durante um período superior, um aperfeiçoamento que os clientes irão notar particularmente na gama de média rotação do motor. Isto, por sua vez, permitiu instalar um turbocompressor de maiores dimensões para uma potência máxima superior.

Os clientes também beneficiam da maior eficiência do motor, que foi significativamente melhorada, particularmente em condições de carga total do motor. O motor de arranque/alternador integrado (ISG) de segunda geração, que agora está instalado na cloche da caixa de velocidades, também contribui para a maior eficiência. Como componente fundamental do sistema elétrico de 48 V, funciona como alternador elétrico e também assume as funções híbridas. Isto inclui breves suplementos de potência e de binário suplementares de 17 kW e 205 Nm respetivamente, recuperação de energia, variação do ponto de carga, circulação em roda livre e o rearranque quase impercetível do motor através da função de start/stop.

A velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h pode ser aumentada para 270 km/h com o pack opcional AMG Driver’s. O sistema de travões de elevado desempenho AMG foi concebido para corresponder à potência e às prestações do CLE 53 4MATIC+. Integra discos de 370 x 36 mm perfurados e ventilados internamente, pinças fixas de quatro êmbolos e inscrição AMG no eixo dianteiro, e discos de 360 x 26 mm ventilados internamente com pinças flutuantes do um êmbolo no eixo traseiro.

Adaptação dos tempos de passagens de caixa, elevada eficiência: a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O motor de 3.0 litros está acoplado à caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que é caracterizada por tempos de passagens de caixa extremamente curtos, resposta rápida às solicitações, função de duplo desembraiar e múltiplas reduções de caixa. A caixa de velocidades implementa imediatamente as passagens para mudanças superiores e inferiores e a sua resposta é especialmente rápida no programa de condução Sport+ e em modo manual. A seleção do programa de condução facilita tudo, desde manobras de aceleração dinâmicas e tempos de passagens de caixa adaptados a um estilo de condução que poupa combustível. As patilhas de mudanças cromadas esquerda e direita atrás do volante permitem o comando manual da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G.

Características de comportamento na ponta dos dedos: AMG DYNAMIC SELECT

Os cinco programas de condução “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual” do sistema DYNAMIC SELECT permitem ao condutor influenciar as características do modelo com o simples toque de um dedo. O comportamento varia desde eficiente e confortável até extremamente dinâmico, com modificações em parâmetros importantes como a resposta do motor, a caixa de velocidades, a suspensão e a direção. Independentemente dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT, o condutor pode passar diretamente para o modo manual através do botão “M”, para engrenar as mudanças exclusivamente através das patilhas do volante. O condutor também pode selecionar individualmente os níveis da suspensão.

O sistema de controlo da dinâmica do veículo AMG DYNAMICS está integrado nos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT. Nos níveis “Basic”, “Advanced” e “Pro”, por exemplo, influencia as estratégias de controlo do ESP® (Electronic Stability Program) ou do sistema de tração integral. Com base nas ações do condutor e nos dados dos sensores, o sistema de pré-controlo inteligente antecipa o comportamento pretendido do veículo. Esta gama varia desde um nível de comportamento estável até um nível extremamente dinâmico, respetivamente para uma experiência de condução orientada para um conforto superior ou uma experiência extremamente desportiva. O condutor também pode utilizar os botões do volante AMG para selecionar as funções AMG DYNAMICS diretamente. As características do veículo que podem ser modificadas e as extensas opções de equipamento oferecem um vasto leque de seleção entre desportividade, elegância e estilo de vida, em função das preferências individuais de cada cliente.

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, de série

O sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ combina a ótima tração para uma condução dinâmica com um elevado nível de segurança em todas as condições, quer seja em piso seco, molhado ou em estradas cobertas de neve e gelo. O controlo inteligente do sistema de tração integral está integrado na arquitetura do sistema geral do modelo, permitindo transições contínuas entre o modo de tração traseira e o modo de tração integral. O binário é distribuído com base na situação de condução. Em condução moderada, ou seja, quando a tração integral não é necessária, o eixo dianteiro é desacoplado para um funcionamento mais eficiente do modelo. A partir da configuração Sport do ESP, o binário é distribuído tendencialmente ao eixo traseiro. E em modo “drift”, o novo AMG CLE 53 4MATIC+ Cabriolet funciona exclusivamente como um veículo de tração traseira em toda a gama de velocidade.

Suspensão independente AMG RIDE CONTROL para um comportamento dinâmico

O CLE 53 4MATIC+ Cabrio está equipado com suspensão AMG RIDE CONTROL, desenvolvida em Affalterbach, para uma maior agilidade, um comportamento mais neutro em curva e uma maior tração. Com uma afinação particularmente desportiva dos amortecedores e um amortecimento ajustável adaptativo, a suspensão com molas helicoidais combina um excelente comportamento com um elevado nível de conforto de condução. O amortecimento em cada roda adapta-se à situação atual de condução e às condições da estrada. Isto é realizado rápida e precisamente através de válvulas separadas nos amortecedores para as fases de retorno e de compressão. Adicionalmente, a característica de amortecimento pode ser selecionada em três níveis – Comfort, Sport e Sport+ – para fornecer uma diferença notável entre o conforto de condução em viagens de longa distância e o comportamento desportivo.

Direção paramétrica AMG de três níveis e eixo traseiro direcional de série

A configuração da direção é outro equipamento que contribui para o aumento da dinâmica e do conforto de condução. O CLE 53 4MATIC+ Cabrio dispõe de uma direção paramétrica AMG de três níveis que se adapta ao programa de condução selecionado. Nas manobras e no estacionamento, é necessário apenas um esforço reduzido. A velocidades de condução mais elevadas, as características da direção adaptadas também proporcionam uma resposta significativamente maior ao condutor nas configurações de suspensão Sport e Sport+.

O eixo traseiro direcional de série funciona com um ângulo de direção máximo de 2,5 graus. Até este ângulo, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras quando o veículo é conduzido a uma velocidade igual ou inferior a 100 km/h (variável em função da configuração do AMG DYNAMICS). Isto encurta virtualmente a distância entre eixos para uma entrada em curva significativamente mais ágil, menor esforço de direção e melhor manobrabilidade, resultando num diâmetro de viragem notoriamente reduzido ao virar ou estacionar. A velocidades superiores a 100 km/h (variável em função da configuração do AMG DYNAMICS), as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras – até um máximo de 0,7 graus. A distância entre eixos virtualmente alongada tem um efeito positivo na estabilidade direcional. O resultado é um desenvolvimento mais rápido da força lateral quando se muda de direção, permitindo que o modelo responda mais diretamente às manobras no volante. A resposta da direção do eixo traseiro depende do programa de condução AMG DYNAMIC SELECT selecionado.

Pack AMG DYNAMIC PLUS

O pack opcional AMG DYNAMIC PLUS oferece uma gama de detalhes de equipamento particularmente desportivos para uma experiência de condução ainda mais emocional. Os destaques incluem a função RACE START e o programa de condução RACE com o modo Drift. O volante AMG Performance, com revestimento em microfibra MICROCUT, está equipado com botões de controlo para a operação rápida dos programas de condução e de outras definições do comportamento do veículo. As pinças dos travões vermelhas com inscrição AMG nos eixos dianteiro e traseiro realçam o carácter desportivo do modelo. Os apoios ativos do motor asseguram uma configuração da ligação do motor à carroçaria em função da situação, desde confortável até desportiva.

O elevado nível de conforto para o prazer de condução ao ar livre durante todo o ano é assegurado pelo sistema de defletor de ar elétrico AIRCAP® e pelo sistema de aquecimento e ventilação ao nível do pescoço com AIRSCARF®. Ambos os sistemas foram atualizados e são um equipamento de série. Tornam a condução ao ar livre ainda mais confortável em condições de baixa temperatura do ar ambiente. O AIRCAP® é composto por dois elementos. O defletor de ar no para-brisas redirecionar o fluxo de ar sobre a cabeça dos ocupantes. O sistema é estendido com o simples toque de um botão e ajuda o defletor de ar automático localizado atrás dos apoios de cabeça traseiros a reduzir a turbulência ainda mais eficientemente. O AIRSCARF® envolve o pescoço e os ombros dos ocupantes dianteiros com ar ainda mais quente dos nos modelos anteriores – mesmo em condições de vento desfavoráveis.

A capota de lona acústica de série também contribui para que o modelo seja totalmente adequado para ser utilizado todo o ano. Está disponível em preto, vermelho ou cinzento. As várias camadas da capota de lona com extenso isolamento asseguram uma excelente proteção em todas as estações do ano. Além disso, também reduz o ruído do vento e o ruído normal exterior produzido pelo veículo. A capota abre e fecha em 20 segundos a uma velocidade do veículo de até 60 km/h. Pela primeira vez, o seu funcionamento é totalmente elétrico, o que a torna ainda mais silenciosa. A partição de rolo totalmente elétrica e equipada de série separa a capota dobrada do restante espaço da bagageira.

Com um volume de 385 litros (295 litros com a capota aberta), a bagageira é bastante prática para uma utilização diária. Se necessário, pode ser aumentada através do rebatimento do encosto do banco traseiro. O encosto do banco traseiro com repartição na proporção de 60:40 pode ser rebatido totalmente para baixo a partir da bagageira. A função HANDS‑FREE ACCESS permite aceder à bagageira de forma totalmente automática sem utilizar as mãos. O equipamento de série também inclui a função KEYLESS‑GO. Este equipamento permite trancar e destrancar as portas do veículo tocando no puxador da porta.

As estruturas especificamente reforçadas da carroçaria conferem ao modelo de quatro lugares um elevado nível de segurança estrutural mesmo sem tejadilho fixo. Existe também um sistema de proteção contra o capotamento, que, em combinação com os pilares A rígidos, cria um espaço de sobrevivência na eventualidade de um capotamento iminente. Adicionalmente, os sistemas de retenção oferecem a melhor proteção possível na eventualidade de um acidente. Exemplos concretos são os onze airbags que fazem parte do vasto equipamento de série. Os novos equipamentos a este respeito incluem o airbag central entre os ocupantes dos bancos dianteiros e os airbags de cabeça para os passageiros do banco traseiro. Outro equipamento de série é o sistema PRE‑SAFE®, que prepara os ocupantes e o próprio veículo para uma colisão iminente.

Resumo dos dados técnicos

  Mercedes-AMG CLE 53 4MATIC+ Cabrio
Motor Motor a gasolina de seis cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional
Cilindradacm32999
Potência máximakW/CV330/449
àsrpm5800-6100
Binário máximoNm560 (600 com modo suplementar, durante um breve período)
àsrpm2200-5000
Potência máxima do ISGkW/CV17/23
Binário máximo do ISGNm205
Sistema de transmissão Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
Caixa de velocidades Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G
Aceleração 0-100 km/h[2]s4,4/4,2
Velocidade máxima[3]km/h250 (opcional 270)
Consumo de energia em ciclo combinado[4]l/100 km9,8-9,6
Emissões de CO2 em ciclo combinadog/km223-217
Classe de emissões de CO2 G

[1] Os valores declarados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado europeu. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

[2] Com/sem RACE START (um equipamento do pack AMG DYNAMIC PLUS opcional)

[3] Limitada eletronicamente

[4] Os valores declarados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter