- Os 60 membros do júri anunciaram os sete finalistas para o prestigiado prémio Carro do Ano 2025.
- Após testes exaustivos a uma lista de 42 modelos, o Novo Dacia Duster destacou-se entre os concorrentes.
- Ser finalista do prémio Carro do Ano é uma estreia para a marca Dacia.
O que faz de um automóvel o Carro do Ano?
De acordo com a própria organização, “a inovação tecnológica e a relação qualidade/preço são fatores particularmente importantes” para a obtenção do Carro do Ano.
O novo Dacia Duster cumpre claramente estes requisitos.
Inovação tecnológica
Baseado na plataforma CMF-B, o Novo Duster beneficia de grupos motopropulsores eletrificados, como o HYBRID 140. A sua eficiência torna possível conduzir em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade, o que reduz o consumo de combustível até 40% no ciclo urbano.
A inovação no Novo Duster também inclui caraterísticas que reduzem a sua pegada de carbono utilizando materiais reciclados. Isto é mais proeminente com o Starkle®, um plástico pioneiro totalmente reciclável feito de 20% de materiais reciclados que é orgulhosamente utilizado como parte do design no exterior do veículo.
Outras inovações incluem o sistema YouClip da Dacia. Este oferece a possibilidade de personalizar o interior com vários acessórios, tais como um suporte para smartphone e um inteligente porta-copos 3 em 1.
Custo-benefício
Desde o seu lançamento em 2010, o Dacia Duster atraiu mais de 2,5 milhões de clientes em todo o mundo. Tem sido um dos B-SUVs mais vendidos na Europa desde 2018, graças às suas excelentes caraterísticas e relação preço/qualidade.
A terceira geração do Duster, disponível abaixo dos 20.000€ (PVPR), continua esta tradição.
O troféu de Carro do Ano será entregue no Salão Automóvel de Bruxelas, na sexta-feira, 10 de janeiro de 2025.