- Valkyrie LM é a oportunidade exclusiva de possuir o único hiperdesportivo derivado de um automóvel de estrada a disputar os campeonatos WEC e IMSA em 2025
- Novo hiperdesportivo Valkyrie LM estritamente limitado a uma produção ultraexclusiva de 10 unidades destinadas a clientes particulares
- Animado pelo mesmo motor V12 lean burn atmosférico de 6,5 litros do hiperdesportivo de Le Mans, Valkyrie LM partilha, igualmente, a mesma tecnologia de dinâmica do veículo
- Programa de personalização e de desenvolvimento do piloto será concebido exclusivamente para os proprietários do Valkyrie LM
A Aston Martin orgulha-se de celebrar o seu regresso ao pináculo das corridas de resistência através da revelação, hoje, do impressionante Valkyrie LM, uma variante ultraexclusiva e não homologada do único hiperdesportivo de competição derivado de um automóvel de estrada que vai disputar a vitória geral na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans.
Esta excecional versão do derradeiro hiperdesportivo do mundo representa um marco na história da marca de alta performance e luxo na competição, cujo legado se entrelaça com as próprias raízes da mais famosa corrida do desporto automóvel. A Aston Martin participou pela primeira vez em Le Mans em 1928, cinco anos após a primeira edição da prova. Agora, após várias vitórias à classe ao longo das décadas, cinco desde 2014, as Asas da Aston Martin voltam a sobrevoar a categoria de topo da disciplina com o Valkyrie. Em 2025, a Aston lutará pela vitória à geral pela primeira vez desde 1959, quando Roy Salvadori (GBR) e Carroll Shelby (EUA) triunfaram com o Aston Martin DBR1.
O Valkyrie LM nasce a partir do hiperdesportivo de competição Valkyrie – o primeiro, de qualquer género, criado de acordo com os regulamentos “Hypercar” da FIA, a participar tanto no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA [WEC] de 2025 como no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar [IMSA] de resistência norte-americano. Tal como o Valkyrie que alinha na grelha de partida das 24 Horas de Le Mans esta semana, o LM é alimentado por uma versão modificada, de combustão pobre, do sensacional motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado, construído pela Cosworth e afinado para o limite regulamentar de 520 kW (697 cv).
Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin, afirmou: “Em todas as suas formas, não há nada à face da Terra que se compare ao Valkyrie. O concorrente de Le Mans é único entre os seus pares, nomeadamente pelo seu impressionante motor V12 de 6,5 litros, que é o coração pulsante do único hiperdesportivo competitivo criado a partir de um automóvel de estrada”.
“O Valkyrie LM constitui uma oportunidade rara de fazer parte do mais exclusivo clube de proprietários de Aston Martin do mundo; um grupo que pode mergulhar na mais pura e autêntica experiência de condução de resistência, que, de outra forma, só estaria acessível aos nossos pilotos de fábrica que competem no mais alto escalão da competição automóvel. Ao longo das décadas, a Aston Martin tem procurado oferecer aos seus proprietários a mais pura sensação de performance proporcionada pelos seus automóveis de competição. Com o Valkyrie LM, nunca houve uma oportunidade de estar tão próximo das forças dinâmicas puras e da tecnologia de ponta utilizada pelo hiperdesportivo que atualmente compete no WEC e no IMSA”.
Valkyrie LM representa, de facto, uma experiência de condução diretamente comparável aos níveis de performance de elite da classe “Hypercar”, o expoente máximo da competição automóvel. As diferenças para os carros que competem no WEC e no IMSA são mínimas, e têm por objetivo garantir que o Valkyrie LM é totalmente acessível a pilotos amadores. Elementos específicos da competição, como o lastro, e os sistemas eletrónicos regulados pela FIA, serão eliminados, sendo a interface do cockpit personalizada para utilização em track-days. O controlo de binário em circuito aberto, de fácil utilização (em vez do de circuito fechado, que existe para efeitos de regulamentação e homologação na competição), bem como os sensores de binário que gerem a entrega de potência no modelo de competição, foram eliminados, otimizando a experiência de condução para os clientes. O motor V12 será recalibrado para funcionar com combustível convencional.
O Valkyrie LM de tração traseira está equipado com uma transmissão sequencial de sete velocidades, operada através de patilhas no volante que comandam as trocas de mudança de semiautomáticas, tal como a versão de competição. A configuração da suspensão de competição recorre a triângulos sobrepostos à frente e atrás, com molas de barra de torção de atuação tipo pushrod, com amortecedores laterais e centrais reguláveis. O Valkyrie LM estará equipado com pneus de alta performance contruídos sob medida pela Pirelli, o fornecedor de pneus da F1®.
O cockpit foi otimizado para garantir a segurança, o acesso e a visibilidade do piloto, com uma baquet de competição personalizada em fibra de carbono, com apoio na zona dos ombros, e almofadado no contorno do encosto de cabeça. Inclui um arnês de segurança FIA de seis pontos (norma 8853), e um sistema de supressão de incêndio, ao pssso que o volante dispõe de um ecrã integrado para o piloito, e luzes indicadoras do momento ideal para passar de caixa.
Adam Carter, Head of Endurance Motorsport da Aston Martin, afirmou: “É importante enfatizar que o Valkyrie LM é praticamente idêntico ao modelo de competição que, atualmente, participa no WEC e no IMSA, com apenas algumas ligeiras alterações para garantir que é uma variante não homologada, e que está acessível para os clientes experimentarem e desfrutarem. O Valkyrie LM representa a mais autêntica experiência de um hiperdesportivo em circuito atualmente disponível”.
Os proprietários do Valkyrie LM terão a liberdade de usufruírem do seu automóvel conforme preferirem, mas a Aston Martin está também a criar um programa dedicado de desenvolvimento de pilotos, concebido para apoiar, aproveitar e otimizar as suas capacidades de condução, e proporcionar-lhes a derradeira experiência do mais elevado patamar da competição automóvel. Para eliminar a ansiedade de realizar sessões em pista de forma independente, e assegurar que o automóvel é configurado e preparado com o mesmo grau de especialização com que foi concebido para o circuito, o programa foi concebido para ajudar os pilotos a ganharem confiança, e a explorarem os limites de um automóvel concebido para rodar a mais de 320 km/h nas curvas rápidas curvas, percorridas a fundo, no circuito mais famoso do mundo. Assente numa base fly-in-and-drive, o programa será totalmente gerido por uma equipa profissional de engenheiros, e permitirá aos proprietários mergulharem na experiência, à medida que exploram as capacidades do automóvel num ambiente seguro e controlado.
Os carros integrados neste programa serão armazenados e mantidos pela Aston Martin, e transportados de e para os locais de encontro do Valkyrie LM Performance Club, com sessões de treino de condução em simulador antes de os clientes conduzirem o Valkyrie LM em pista. Orientados por formadores de pilotos profissionais da Aston Martin dedicados, os clientes ganharão preparação adicional através de detalhados percursos a pé em pista, e de sessões de formação em sala, antes de serem libertados no circuito sob supervisão individual. A equipa de engenharia do Valkyrie LM também disponibilizará análise de dados e de vídeo a bordo, para otimizar por completo a experiência de condução.
O programa dedicado oferece um vasto kit para o veículo e para o condutor, incluindo capacete, dispositivo de segurança para a cabeça e pescoço (HANS), fato e botas de piloto, auriculares moldados, luvas, e roupa interior ignífuga.
O programa de desenvolvimento de pilotos promete ser a mais excecional experiência de propriedade da Aston Martin na longa história da marca de ultraluxo. O novo cliente participará num evento exclusivo de entrega do veículo, e na sua primeira oportunidade de experimentar o Valkyrie LM, no segundo trimestre de 2026, seguido de dois dias em pista, com apoio total, incluídos na experiência UNLEASHED da marca britânica, agendados para o terceiro e quarto trimestres de 2026, em circuitos de referência da F1®. O primeiro ano do programa culminará numa noite especial, em dezembro, levada a cabo na sede da Aston Martin em Gaydon, a qual incluirá um jantar para clientes do Valkyrie LM. Todos as vertentes do programa contemplam alojamento exclusivo, e serviço de motorista, para os proprietários do Aston Martin Valkyrie LM.
Desde a sua conceção, em 2016, o Valkyrie tem sido o expoente máximo da sua classe. Desde o Valkyrie Coupe original, homologa para utilização em estrada, e do subsequente Valkyrie Spider, cada versão tem possui as suas próprias história e experiência para o condutor. O Valkyrie LM oferece, agora, o expoente máximo do desporto automóvel a um número exclusivo de clientes, que poderão vivenciar a jornada de um piloto de resistência da Aston Martin. O automóvel foi concebido para desafiar e entusiasmar condutores de qualquer nível, e será adaptado ao desenvolvimento de cada cliente à medida que progride na sua jornada.
O Valkyrie LM está estritamente limitado a 10 exemplares, com entregas previstas a tempo do início do programa de track-days personalizado, totalmente gerido, e imersivo, que será lançado no segundo trimestre de 2026.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS VALKYRIE LM
MOTOR
V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado
Potência de 520 kW
Sistema de lubrificação por cárter seco
Sistema de escape personalizado, otimizado para competição
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Célula de combustível de acordo com normas de segurança FIA
TRANSMISSÃO
Tração traseira
Transmissão sequencial de sete velocidades (+ marcha-atrás)
Embraiagem de carbono/multidiscos de carbono
Diferencial autoblocante mecânico
Patilhas de comando da caixa semiautomáticas
Motor de arranque elétrico removível nas boxes
TRAVÕES
Pinças dianteiras de seis êmbolos feitas sob medida
Discos de travão/pastilhas de travão dianteiros em carbono
Pinças dianteiras de seis êmbolos feitas sob medida
Discos de travão /pastilhas de travão traseiros em carbono
CHASSIS
Célula de sobrevivência monocoque em carbono
Sistema de macacos pneumáticos de alta velocidade
DIREÇÃO
Direção assistida
Volante utraleve eletrónico em fibra de carbono, com 6 patilhas, de libertação rápida
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira e traseira por triângulos sobrepostos de geometria otimizada
Molas de barra de torção com atuação do tipo pushrod, com amortecedores laterais e centrais reguláveis
Configuração otimizada para a condução do cliente em track-days
JANTES
Alumínio forjado de 12,5″ x 18″ na frente
Alumínio forjado de 14,0″ x 18″ atrás
Conceito de porca de roda cativa
PNEUS
Pneus exclusivos Pirelli para circuito – 18″ dianteiros/traseiros
COCKPIT
Otimizado para segurança, acesso do condutor e visibilidade
Baquet de competição personalizada em fibra de carbono, com apoio para os ombros, e almofadado no contormno do encosto de cabeça
Arnês de segurança de seis pontos FIA 8853
Sistema de extintores de incêndio FIA 8865
Ecrã do condutor, e luzes indicadores de troca de mudança, integrados no volante
Câmara traseira
AERODINÂMICA/CARROÇARIA
Aerodinâmica desenvolvida para cumprir os critérios de homologação do regulamento ACO/FIA LMH
Dispositivo aerodinâmico regulável (DAA) – Flap da asa dianteira
Fundo com túnel Venturi
Asas dianteira e traseira de dois elementos
Secções dianteira e traseira da carroçaria de substituição rápida
Estruturas de absorção de impacto dianteiras e traseiras
Sistema de iluminação frontal de alta performance, concebido para as provas resistência
Luzes traseiras de chuva/nevoeiro de alta visibilidade, integradas nas extremidades dos spoilers traseiros
PESO
Peso – ≤1030 kg, excluindo condutor e combustível