NAÏO E CAMSO INICIAM PARCERIA EM I+D PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA PROTEÇÃO DO SOLO

A Naïo Technologies, líder em robótica agrícola, e a CAMSO, especializada em lagartas de borracha e sistemas de lagartas, anunciam uma parceria em Investigação e Desenvolvimento (I+D) para oferecer aos agricultores e viticultores novas ferramentas de trabalho que contribuam para melhorar a  produtividade, e para a redução do impacto ambiental.

“A parceria entre a CAMSO e a Naïo, iniciada há mais de um ano, deu grandes resultados durante as primeiras etapas. Agora, estamos a colocar em marcha uma segunda fase, com vários anos de duração, que inclui testes técnicos em fábrica, e ensaios no terreno com os produtores”, explica Gaetan Severac, cofundador da Naïo Technologies. “Através desta parceria, a CAMSO procura desafios técnicos e inovação. Queremos comungar os nossos conhecimentos, e partilhar com a Naïo a nossa experiência nos processos de ensaio, e, sobretudo, no respeito pelos solos”, acrescenta Caroline Schoenhenz, responsável da equipa Produtos Agrícolas do grupo Michelin.

O objetivo deste trabalho é adaptar as lagartas da maquinaria agrícola para conseguir maior flutuação, e uma acessibilidade e uma flexibilidade superiores no campo, reduzindo, ao mesmo tempo, as emissões de carbono. As equipas de I+D da Naïo e da CAMSO avançaram juntas num projeto de lagartas acionadas eletricamente. A Naïo aporta a sua experiência em tecnologias de Autonomia Aumentada (agricultura de precisão, segurança de cultivos e pessoas, conetividade), dentro de um marco legal certificado. Por seu turno, a CAMSO aporta o seu conhecimento em materiais, para oferecer produtos de alta performance especificamente concebidos para responder às exigências do sector agrícola. As tecnologias CAMSO, desenvolvidas no âmbito desta parceria, poderão ser implantadas, a médio prazo, nos robôs autónomos da Naïo Technologies, assim como em outras máquinas agrícolas.

Independentemente do sistema de produção, as práticas agrícolas evoluem no sentido de uma menor utilização de produtos herbicidas. Aumentar o número e a frequência das passagens é uma prioridade para os produtores, que desejam reduzir, na medida do possível, o impacto dos elementos de rolamento sobre o solo; sem esquecer os inúmeros riscos meteorológicos, que podem impedir os tratores pesados com alfaias de trabalhar nos campos. A Naïo Technologies sempre apostou em robôs com o menor peso a seco possível, e deseja ir ainda mais longe para reduzir a compactação em cada passagem.

A Naïo e a CAMSO partilham o objetivo comum de contribuir para o desenvolvimento das equipas do amanhã, que serão utilizadas para alimentar o mundo. As duas empresas colaboram para aportar uma maior produtividade, ao mesmo tempo que promovem a descarbonização e a preservação dos recursos e do solo.

Sobre a Naïo Technologies

Fundada em 2011, e criadora do Foro Internacional de Robótica Agrícola (FIRA), a Naïo é, atualmente, líder mundial do sector, com uma gama de 4 robôs presentes nos 5 continentes. A Naïo concebe inovadores robôs autónomos elétricos, para ajudar os produtores a enfrentar os desafios da agricultura 4.0. A Naïo emprega mais de 90 pessoas em França e na Califórnia. A empresa conta com o apoio de investidores de renome, como a Mirova, a Bpifrance, a Capagro e a Demeter (www.naio-technologies.com).

Sobre a CAMSO

A CAMSO é líder mundial na conceção, fabrico e distribuição de pneus fora de estrada, rodas, lagartas de borracha, e sistemas de trem de rodagem, destinados aos sectores industrial, da construção, da agricultura, da indústria de manipulação de materiais e dos powersports. A CAMSO oferece produtos de alta performance, especificamente concebidos para satisfazer as necessidades de mobilidade únicas de cada aplicação no sector dos veículos para utilização fora de estrada (www.camso.com). 

Sobre a Michelin

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector de pneus, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte, além de oferecer aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin desenvolve também materiais de alta tecnologia com diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega 132 000 pessoas e dispõe de 67 centros de produção que, em 2022, fabricaram cerca de 200 milhões de pneus (www.michelin.pt).

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter