O Troféu de Karting da Madeira – Perfection Motorsport 2025 regressa à ação com a realização da terceira jornada da temporada, agendada para os dias 12 e 13 de julho no Kartódromo do Faial. Denominada Faial 3, esta prova volta a reunir os principais nomes da modalidade numa jornada de elevada intensidade competitiva, que será transmitida em direto no canal “Na Minha Terra”, reforçando o acompanhamento próximo do público à modalidade.
Com 38 pilotos inscritos distribuídos por oito categorias, o programa oficial arranca no sábado com as habituais verificações técnicas e administrativas, bem como o sorteio de pneus, estando toda a ação em pista reservada para o domingo, 13 de julho. O diacomeça às 9h00 com os treinos livres, seguindo-se os cronometrados a partir das 10h00. As primeiras finais têm início às 11h30, estando prevista uma pausa para almoço entre as 12h55 e as 14h30, antes das Finais 2 e 3, que decorrerão durante a tarde até cerca das 17h40. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para 30 minutos após o final da última corrida.
Do ponto de vista desportivo, o campeonato entra agora numa fase em que cada ponto conta. Na Micro Academy, Bernardo Sequeira lidera confortavelmente com 158 pontos, mas Maximiano Dionísio e Tomás Freitas mantêm-se na perseguição. Já na Micro Max, Thiago Carvalhais lidera com 128 pontos, seguido de João Félix e Dilan Faria — uma categoria marcada por duelos intensos e jovens talentos em ascensão. Na Mini Max, Martim Gomes procura consolidar a liderança, num pelotão mais reduzido, mas ainda assim competitivo.
A Júnior Max continua a ser uma das mais preenchidas do troféu, com 8 pilotos em pista e Afonso Silva na liderança com 146 pontos. O líder no “Nacional”, Daniel Ferreira e Afonso Pires não estão longe, e nomes como Tomás Fernandes e João Bettencourt prometem animar a luta. Em Sénior Max, João Dinis é o piloto em melhor forma, com 147 pontos, mas terá este fim de semana a oposição redobrada de Pedro Nunes, Bruno Ponte e, sobretudo, de Martim Barros Meneses, campeão nacional X30 Sénior, que regressa ao Faial com ambições claras de vitória. A categoria Sénior Max Master, com dois inscritos, deverá ser dominada por João Bazenga, atual líder isolado, embora o regresso de André Camacho possa introduzir um fator novo à luta.
Por fim, nas categorias mais rápidas do programa, os DD2 Max e DD2 Max Master, a luta está ao rubro. João Bazenga lidera com 115 pontos, mas Moriano de Canha está a apenas 5 pontos de distância. Rui Vieira, António Santos e João Dias completam o lote de inscritos, formando um grupo de elevada experiência e velocidade.
Com um plantel compacto mas recheado de nomes fortes, horários bem definidos e uma transmissão televisiva que reforça o alcance da competição, o circuito Faial 3 volta a afirmar o karting regional como uma das modalidades mais vibrantes da Madeira. Num traçado exigente como o do Faial, onde cada erro se paga caro, espera-se um domingo pleno de emoção, talento e espetáculo em pista.