O traçado do Eco Parque Serra de S. Julião na Carvoeira, Torres Vedras, recebeu a primeira ronda dos Campeonatos Nacionais de Motocross MX50 e MX65.
O futuro do Motocross luso entrou em ação no passado domingo, com o arranque da temporada dos Campeonatos Nacionais de MX50 e MX65 a ter lugar na Carvoeira, Torres Vedras, integrado na primeira jornada do Campeonato Regional Centro-Sul – MX Ribatejo.
Apesar das condições meteorológicas adversas, a pista do Eco Parque da Serra de São Julião manteve-se em boas condições e permitiu que se assistisse a grandes despiques nas classes dos mais pequenos pilotos do MX nacional. Em MX65 (pilotos dos 8 aos 12 anos), Francisco Fernandes (Yamaha) e Guilherme Gomes (Yamaha) dividiram os triunfos, com Francisco ‘Xico Patife’ Fernandes a dominar a manga inaugural e Gui Gomes a vencer na segunda corrida, o que lhe valeu o comando do campeonato em igualdade pontual com o seu rival. Santiago Pereira (Yamaha) foi terceiro em ambas as mangas.
Entre os mais pequenos, os pilotos das MX50 (5 a 9 anos de idade), apesar do vencedor, Lucas Araújo (KTM) ter sido o mesmo nas duas mangas, não foi por isso que deixaram de se registar grandes lutas, com Edgar Salustiano (GasGas) a liderar nas voltas iniciais, sendo passado depois por Lucas Araújo (na foto) que segurou a partir daí o comando, batendo Edgar Salustiano no final por apenas 3 segundos. A luta também foi acesa pelo terceiro posto, com Enzo Mateus a ver esta posição ser-lhe ‘roubada’ por Diego Loureiro apenas na derradeira volta.
Na segunda manga foi sempre Lucas Araújo a cruzar a meta em primeiro lugar enquanto, atrás de si, Rodrigo Garcia assumia o 2º posto nas primeiras voltas, baixando depois uma posição por troca com Edgar Salustiano.
Para terminar, não podemos deixar de salientar o bom trabalho organizativo efetuado nesta jornada pela MX Ribatejo, bem como as condições da pista do Eco Parque (que sofreu uma ligeira variante para as pequenas 50 cc), a receber da melhor maneira uma lista de inscritos bem preenchida que, só nestas duas classes de Campeonato Nacional, contou com 45 pilotos presentes (22 em MX65 e 23 em MX50).
As MX50 regressam no final de março em Casais de S. Quintino, enquanto as MX65 voltam a entrar em ação já no próximo fim de semana, a 3 de março em Lustosa, prova que marca também o arranque do Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.
Foto: Hugo David Photos