- Superdesportivo de competição do Tridente elegível para competições em cinco continentes.
- Campeonatos nos quais o Maserati GT2 pode competir estão indicadas abaixo.
O Maserati GT2 alarga o seu âmbito de conquista. O superdesportivo de competição – que trouxe a casa do Tridente de volta às corridas, e a vitórias em campeonatos de carros com as rodas tapadas, e está a conquistar vitórias na European Series GT2 powered by Pirelli –é, agora, elegível para uma ampla leque de competições nos cinco continentes.
O carro é adequado para participar em campeonatos em todo o mundo, assim alargando as opções para gentleman drivers, e para equipas que desejem estar ao volante e competir contando com a performance da Maserati.
Maria Conti, Head of Maserati Corse: “Estamos muito orgulhosos por poder ampliar ainda mais o leque de competições nas quais o Maserati GT2 pode participar. Os nossos apaixonados clientes são o centro de todas as nossas atividades; como tal, estamos empenhados em satisfazer os seus desejos e necessidades, oferecendo às equipas e aos ‘gentleman drivers’ múltiplas oportunidades de competir em pista.
Prometemos que voltaríamos às corridas de carros com as rodas tapadas, e assim fizemos, registando uma temporada de grandes sucessos; agora, não só continuamos a acumular vitórias, como – sobretudo impulsionados por todas as solicitações que recebemos todos os dias – estamos, também, a ampliar as competições em que podemos participar. A Maserati é sinónimo de circuitos, onde foi fundada há quase 100 anos. Tudo o que podemos fazer, portanto, é criar oportunidades para acrescentar mais nomes ao nosso glorioso acervo de troféus”.
Mais de 20 campeonatos. Mais de 170 corridas por ano. Mais de 100 fins de semana de corridas no total, de janeiro a dezembro. O Maserati GT2 está pronto para se destacar nas principais competições de carros com as rodas tapadas ao redor do mundo.
Uma lista das competições para as quais o modelo é elegível, nos cinco continentes, é descrita abaixo.
Europa
GT2 European Series powered by Pirelli (EUROPA)
A Maserati regressou às corridas de GT em 2023 com o Maserati GT2, estreando-se na Fanatec GT2 European Series durante a última corrida da temporada, no Circuito de Paul Ricard. A primeira temporada, em 2024, terminou com um resultado impressionante: título de pilotos na classe Am, 16 pole positions (seis em Pro Am, e 10 em Am), 12 vitórias (cinco em Pro Am, sete em Am), sete segundos lugares (dois em Pro Am, cinco em Am), e cinco terceiros lugares (todos em Am). A sequência de vitórias continua na presente temporada de 2025, cuja quarta ronda acabou de ter lugar em Spa, na Bélgica.
Conforme anunciado durante a conferência de imprensa anual de Stéphane Ratel, em Spa-Francorchamps, em 2026, a GT2 European Seriespowered by Pirell alargar-se-á para incluir uma classe Silver, que correrá juntamente com as classes Pro-Am e Am. Uma corrida de resistência de três horas durante a Spa Speedweek também está a ser considerada como parte de um calendário de seis rondas.
A GT2 Europe acrescentará um prémio da SRO GT Academy, incluindo o apoio da Maserati e de outra marca, para oferecer aos pilotos Silver uma temporada completa de corridas na classe Silver ou Pro-Am, com um carro da marca do Tridente (ou outra), na GT World Challenge Europe – Endurance Cup, a partir de 2027.
MICHELIN 24H SERIES (EUROPA E MÉDIO ORIENTE)
A MICHELIN 24H SERIES é o principal campeonato de resistência do mundo para pilotos amadores e semiprofissionais, com um formato e regulamentos que respondem às necessidades de equipas compostas inteiramente por pilotos amadores, ou de equipas com uma combinação de pilotos amadores e (semi)profissionais. Os eventos consistem em um ou dois dias de testes, seguidos por uma competição oficial ao longo de dois ou três dias: Treino Livre, um formato de Qualificação com três sessões, e a Corrida: 6, 12 ou 24 horas. O campeonato está aberto a uma ampla variedade de carros adequados para competições de resistência amadoras, divididos em classes que vão da GT3 aos carros de turismo. Na 24H Series, os pilotos têm uma excelente oportunidade para desfrutar de bastante tempo em pista em circuitos de F1 de nível mundial, como Yas Marina, Mugello, Spa-Francorchamps, Misano, Paul Ricard, Barcelona-Catalunha, Sepang, e o evento principal de cada ano: as 24H do DUBAI, em janeiro.
O Maserati GT2 é elegível na classe GTX, na qual o Maserati GT2 competirá contra carros GT2 conhecidos, como o KTM GT2/GTX, o Lamborghini Super Trofeo, e o Ginetta GT2/GTX, mas, também, contra carros especiais, como o Vortex 2.0, o Nova NP02 GTX, o IRC GT, e o Rossa LM GT. Esta eclética mistura é equilibrada não apenas em termos de performance em pista, mas, também, nas boxes, utilizando uma inovadora estação de reabastecimento central, em que a atribuição e o fluxo de combustível são rigorosamente controlados para garantir condições justas de competição. Tal significa que as melhores equipas e os melhores pilotos podem alcançar os melhores resultados. Com o pacote de resistência, para preparar o carro para uma corrida de 24 horas, o Maserati GT2 será uma combinação competitiva para enfrentar os desafios na classe GTX.
Ultimate Cup Series (EUROPA)
O Maserati GT2 já participou na European Ultimate Cup Series na ronda de abertura da temporada de 2025. A Ultimate Cup Series é uma competição europeia de resistência e de sprint para diferentes classes de carros de corrida. A temporada de 2025 realiza-se em seis circuitos.
O calendário de 2025 é o seguinte: 27-30 de março: Circuito Paul Ricard, França. 24-27 de abril: Mugello, Itália. 30 de maio-1 de junho: Portimão, Portugal. 4-7 de setembro: Motorland Aragón, Espanha. 9-12 de outubro: Magny-Cours, França. 7-10 de novembro: Circuito Paul Ricard, França.
GT Winter Series (ESPANHA/PORTUGAL)
Um formato de corrida de sprint para as mais rápidas máquinas de GT.
A GT Winter Series foi o primeiro campeonato da época de corridas de inverno. Agora a entrar na sua sétima temporada, a GTWS oferece cinco fins de semana de corrida incríveis, cada um com três corridas, exclusivamente para os carros GT mais rápidos e extremos do planeta. Os carros com especificação GT2 e GT3, além de serem carros de taças e desafios monomarca, são elegíveis para as quinze corridas de sprint realizadas em Portugal e Espanha ao longo de três meses. A GT Winter Series utiliza pneus Pirelli P Zero e Balance of Performance, ambos geridos pela SRO.
6 Horas de Portimão (PORTUGAL)
A emoção e o desafio sem paralelo das corridas de resistência.
Agora no seu segundo ano, o promotor GEDLICH Racing continua a otimizar o conceito das 6 Horas de Portimão, uma corrida de resistência realizada no autódromo de 4,6 km do Algarve, também conhecido como Autódromo Internacional do Algarve, próximo de Portimão. Os concorrentes podem participar com até cinco pilotos em carros GT elegíveis, como o Maserati GT2, e competir ao lado de carros com especificação GT3 e GT4, e também em taças e desafios monomarca. As 6 Horas de Portimão utilizam pneus Pirelli P Zero e Balance of Performance, ambos geridos pela SRO.
GT Cup Championship (Reino Unido)
O GT Cup Championship, fundado em 2007, por Marc Haynes, tornou-se um elemento fundamental do panorama automobilístico do Reino Unido. Concebido como um campeonato GT ao sprint premium, o GT Cup é o campeonato preferido de pilotos que valorizam a competição profissional, a camaradagem e a diversão.
O que diferencia o GT Cup é o seu compromisso em oferecer uma experiência centrada no piloto, que enfatiza o fair play e o divertimento. Com acesso aos circuitos de primeira linha do Reino Unido, serviço profissional, e uma área de paddock inclusiva e amigável, o GT Cup aspira superar expectativas, e deleitar pilotos, equipas, famílias e fãs.
Pro Sport Sprint (Reino Unido)
Organizada pelo BRSCC, a ProSport Sprint é um campeonato baseado no Reino Unido, que conta várias corridas curtas de sprint em circuitos emblemáticos, como Brands Hatch e Silverstone. Centrada em formatos de sprint para um único piloto, oferece uma competição acirrada. tanto para pilotos experientes como para os emergentes.
GT Cup Europe (EUROPA)
Lançada, em 2019, pela GT Sport, enquanto o campeonato GT “júnior” para o International GT Open, a GT Cup Europe tem vivido um crescimento constante, atraindo muitas equipas e pilotos Pro-Am de toda a Europa, e de outras latitudes. A GT Cup Europe está aberta a carros que não só os GT3, incluindo os de troféus monomarca, e as três classes existentes baseiam-se no estatuto das duplas de pilotos: Silver, Pro-Am e Am. O formato inclui duas corridas de 55 minutos por evento, com o calendário a ser composto por seis rondas levadas a cabo em alguns dos circuitos mais prestigiados da Europa (em 2025: Portimão, Spa, Hockenheim, Paul Ricard, Barcelona e Monza). O campeonato beneficia de todas as vantagens da plataforma GT Sport, incluindo transmissões ao vivo de alto nível na televisão.
GT Cup Series (EUROPA)
A GT Cup Series consolidou-se como um campeonato bem conhecido para carros GT na Europa Central. Oferece uma plataforma diversificada para jovens talentos, pilotos profissionais, e gentleman drivers. Com uma variedade de categorias, de circuitos emblemáticos, e de formatos de corrida, a GT Cup Series oferece muitas razões para participar, e para torcer pelos carros.
A GT Cup Series conta com múltiplas categorias, garantindo que pilotos com diferentes níveis de experiência, e veículos de distintas especificações, possam competir. Em particular, o campeonato GTX é uma categoria aberta para carros GT únicos e especializados, incluindo os com especificações GT2, no qual o Maserati GT2 é elegível para participar.
NLS + 24h Nürburgring
A Nürburgring Langstrecken-Serie (NLS) é um campeonato de resistência de longa duração, levado a cabo exclusivamente no Nürburgring Nordschleife. Consistindo numa série de corridas de quatro a seis horas, culmina na famosa ADAC 24H Nürburgring – um dos eventos de resistência mais exigentes do automobilismo mundial. O campeonato atrai uma grelha diversificada de pilotos profissionais e amadores, que competem em várias classes de veículos num circuito conhecido pela sua complexidade técnica, e pelas condições meteorológicas variáveis. O Maserati GT2 é elegível na categoria SPX.
National Challenge GT (ITÁLIA)
O National Challenge GT é um campeonato de corridas de sprint que apresenta carros da categoria GT em corridas de formato curto e alta intensidade nos principais circuitos italianos. Aberto a pilotos amadores e semiprofissionais, o campeonato oferece uma competição acérrima num ambiente dinâmico e de ritmo acelerado.
ACI Sport Italia Italian Gran Turismo Sprint Championship (ITÁLIA)
Em Itália, as equipas que possuem um Maserati GT2 também têm a oportunidade de participar no Campeonato Italiano de Gran Turismo Sprint da ACI Sport Italia, na classe GT Cup.
A partir de 2025, os carros que não apresentem uma configuração monomarca poderão participar no campeonato. O superdesportivo do Tridente será adequado para competir nos quatro fins de semana de corridas da temporada, incluindo, cada um, duas corridas de 50 minutos (+ 1 volta).
O calendário de 2025 de corridas de sprint inclui eventos em Vallelunga (25 de maio), Mugello (13 de julho), Imola (28 de setembro) e Monza (26 de outubro).
AMÉRICA
GT America (EUA)
O campeonato GT America powered by AWS traz de volta para a ribalta as competições de sprint com emocionantes corridas multiclasse, num formato de piloto bronze único. Competindo nos melhores circuitos da América, cada fim de semana de corrida maximiza o tempo longe da família e dos negócios, com eventos de três dias que incluem duas corridas de Sprint de 40 minutos. O campeonato presta homenagem à competição World Challenge com o seu formato Sprint, contando com carros de competição homologados para as categorias GT3, GT2 e GT4.
ÁSIA
CHINA GT CHAMPIONSHIP (CHINA)
O China GT Championship é campeonato de GT mais prestigiada do país. Com carros GT3, GT4 e GTC de alta performance, o campeonato atrai as melhores equipas e pilotos de toda a região. Conhecido pelas corridas competitivas, e pela organização profissional, o China GT leva a cabo provas nos principais circuitos da China, proporcionando uma ação emocionante aos adeptos chineses do desporto automóvel. A organização da Top Speed garante uma gestão de eventos de classe mundial, fazendo deste um ator-chave no panorama em crescimento das corridas de GT na Ásia.
Japan Cup (JAPÃO)
2022 marcou o ano de estreia da Japan Cup, um “campeonato dentro de um campeonato”, na qual os participantes competiram nos quatro eventos do GT World Challenge Asia powered by AWS realizados em solo japonês.
No entanto, em 2024, a competição passou a ser um campeonato independente por direito próprio, bem como o único campeonato de GT de formato sprint do país. O campeonato também é único por permitir inscrições de diversas classes, como GT3, GT4 e GTC – sendo a mais forte a GT3, com até 16 inscrições para a temporada completa de 2025. Os carros de GT2 também são elegíveis para participar no recém-fundado campeonato.
2025 marca apenas o segundo ano de existência do campeonato, mas, mesmo assim, conta com várias equipas e pilotos de topo do panorama do automobilismo nacional. Nomes de destaque, como a K-tunes Racing, a TEAM UPGARAGE, e a PONOS Racing, são todos presença habitual no SUPER GT – com os melhores pilotos do país de SUPER GT e SUPER FORMULA, como Nirei Fukuzumi, Ukyo Sasahara e Seita Nonaka, a competirem em várias classes.
O calendário de 2025 também é importante, com a próxima ronda em Fuji, de 11 a 13 de julho, a prever-se bate o recorde em termos do número combinado de inscrições da Japan Cup e da GT World Challenge Asia. O final da temporada da Japan Cup também será realizado juntamente com os 1000 km de Suzuka, em setembro – um regresso muito aguardado da emblemática corrida de resistência, em que as equipas da Japan Cup são elegíveis participar em ambas as provas, no que promete um evento espetacular.
ÁFRICA
South Africa Endurance Series
As corridas de resistência na África do Sul remontam a 1958, quando o país recebeu a primeira prova deste género. Ao que se seguiu, três anos depois, a corrida de resistência Nine-Hour, a 4 de novembro de 1961, no mundialmente famoso circuito Kyalami Grand Prix. Desde então, o campeonato contou com vários promotores e proprietários. Em 2021, foi adquirido pelos atuais proprietários, que o elevaram aos padrões internacionais. O Campeonato Nacional anual é disputado ao longo de seis corridas, distribuídas por todo o país, com distâncias de corrida que variam desde quatro horas, às famosas nove horas no final do ano. O campeonato contou com pilotos de pelo menos 16 países em 2024.
OCEÂNIA
Meguiar’s Bathurst 12 Hour (AUSTRÁLIA)
O Maserati GT2 é elegível para a Meguiar’s Bathurst 12 Hour, e os fãs poderão inscrever-se em 2026 para a grande corrida internacional de resistência da Austrália. Este ano, deu início à temporada do automobilismo australiana, e ao Intercontinental GT Challenge, tendo tido de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025.
Nos últimos anos, a Meguiar’s Bathurst 12 Hour tornou-se uma das corridas mais aguardadas, e de crescimento mais rápido, no calendário de GT, com 12 horas de ação emocionante. Atrai não só estrelas locais dos supercarros, mas, também, os mais talentosos pilotos internacionais, para competirem no lendário Mount Panorama.
Um evento de início de temporada, a Bathurst 12 Hour aguarda peloos superdesportivos do Tridente na sua grelha em meados de fevereiro de 2026.
GTWC Australia (AUSTRÁLIA)
O GT World Challenge Austrália powered by AWS, é o principal campeonato de corridas de GT na Austrália. Correndo nos circuitos mais emblemáticos, do Phillip Island Grand Prix Circuit ao Shell V-Power Motorsport Park, a temporada de 2025 centra-se na competição de GT de alto nível na Austrália, antes de seguir para Hampton Downs, na Nova Zelândia, para o final da época. Em 2025, os seis fins de semana de três dias de corridas contam com rondas duplas de 60 minutos, para que todos os fãs e seguidores possam desfrutar. O campeonato também se junta a categorias similares na Ásia, América e Europa, fazendo parte do GT World Challenge powered by AWS de dimensão global, um conceito único, que permite aos fabricantes medir o sucesso dos seus programas de competição para clientes.
O calendário do campeonato para 2025 é composto por seis eventos: 4-6 de abril de 2025: Phillip Island. 2-4 de maio: Sydney. 30 de maio-1 de junho: Queensland Raceway. 25-27 de julho: Sandown. 5-7 de setembro: The Bend. 31 de outubro-2 de novembro: Hampton Downs.