“Velocissimo: Carros de Corrida Italianos”, o tema da edição de 2025, assume a forma dos dois modelos que personificam a performance do Tridente.
De 24 a 25 de maio, a Maserati estará sob as luzes da ribalta no Lago de Como com o GT2 Stradale e o MCXtrema. Esta será a primeira vez que participa no FuoriConcorso, um prestigiado evento automóvel realizado anualmente, desde 2019, nas residências históricas da Villa del Grumello e da Villa Sucota, atraindo milhares de colecionadores, especialistas, entusiastas dos automóveis, e fãs da ‘beleza’.
Todos os anos, o evento destaca um aspeto diferente da história e da criatividade automóvel, com uma série de automóveis e protótipos personalizados, emblemáticos, raros e inéditos.
O tema deste ano é “Velocissimo – Carros de Corrida Italianos”, um tributo evocativo aos mais representativos carros de corrida que fizeram história no automobilismo.
Os dois automóveis do Tridente em exibição encaixam-se na perfeição: o novo GT2 Stradale, e o exclusivo MCXtrema, o expoente máximo da performance como parte do ADN da marca.
Enquanto o FuoriConcorso se destaca pela atmosfera refinada, e pela exposição de automóveis emblemáticos e raros, muitas vezes nunca antes vistos, provenientes de coleções privadas, e de fabricantes de prestígio, a Maserati encontra aqui o seu ambiente natural para apresentar duas criações extraordinárias, que alcançam o equilíbrio perfeito entre elegância e performance sem limites.
O novo GT2 Stradale, exposto na refinada pintura “Bianco Audace”, criada pelas Officine Fuoriserie Maserati, representa a evolução da desportividade não apenas nas pistas. Criado como a versão homologada para estrada do GT2, que trouxe a Casa do Tridente de volta às pistas, e às vitórias em campeonatos com carros com as rodas tapadas, é uma combinação dos dois mundos emblemáticos da Maserati, o da elegância e o das corridas. Incorpora o espírito de competição da marca, e, ao mesmo tempo, oferece conforto e prazer de condução para uma utilização no dia a dia. Com uma potência de 640 cv, uma aceleração 0-100 km/h em 2,7 segundos, e uma velocidade máxima superior a 320 km/h, o GT2 Stradale também se destaca pelo peso, reduzido em 60 kg relativamente ao do MC20. Graças ao extraordinário motor V6 Nettuno, que consegue debitar 640 cv (471 kW) na mais recente configuração, o GT2 Stradale é o mais potente Maserati de estrada animado por um motor de combustão interna.
Ao lado, estará exposto um Maserati MCXtrema, com toda a expressiva potência da sua clássica pintura “Blu Extrema”. Não homologado para ser conduzido em estrada, foi concebido para os colecionadores mais exigentes, ou para os “gentleman drivers” que buscam a máxima emoção em pista. Produzido numa edição limitada de apenas 62 unidades, o MCXtrema é uma verdadeira “fera” de corrida, graças à potência pura do seu formidável motor V6 biturbo de 3,0 itros – derivado do Nettuno e, neste caso, levado ao limite –, capaz de debitar 740 cv.
O automóvel exposto na Villa Sucota é uma manifestação única e inconfundível do pináculo da performance da Maserati, uma combinação criativa de mestria mecânica, pureza técnica, beleza irresistível, garra competitiva, e refinada aerodinâmica.
Dois automóveis, dois espíritos, o GT2 Stradale e o MCXtrema, mas apenas um Tridente. Ao participar no FuoriConcorso 2025, a Maserati celebra a sua visão de luxo, inovação e paixão pela condução, num cenário único, onde se reúnem arte, beleza e motores.