Superdesportivos da Maserati no palco do principal Festival da Velocidade: GranCabrio, GT2 Stradale e MCXtrema enfrentam
a lendária Rampa de Goodwood.
E, ainda, uma muito aguardada estreia mundial.
A Maserati está pronta para brilhar no Festival da Velocidade de Goodwood, um dos mais prestigiados e aguardados eventos do calendário automóvel mundial. A Casa do Tridente revelará, em estreia mundial, uma nova e autêntica expressão de energia, criada ao verdadeiro estilo Maserati. A apresentação terá lugar durante o evento, encerrando uma jornada inovadora que teve início em Modena – centro nevrálgico da marca, e símbolo do knowhow italiano – e culmina na prestigiosa propriedade de Goodwood, no West Sussex, no sul de Inglaterra. O GranCabrio, o Maserati GT2 Stradale e o MCXtrema também estarão em destaque, já que se preparam para conquistar a lendária Subida da Colina.
O Maserati GT2 Stradale, a versão homologada para estrada do GT2 que trouxe a Casa do Tridente de volta ao sucesso em campeonatos de carros com as rodas tapadas, é um dos modelos em exposição no Supercar Paddock. Equipado com o emblemático motor V6 Nettuno de 640 cv (471 kW), o GT2 Stradale acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, e atinge uma velocidade máxima superior a 320 km/h, o que faz dele o Maserati com motor de combustão mais potente alguma vez construído para utilização tanto em pista como em estrada. O modelo em exibição em Goodwood caracteriza-se por uma pintura brilhante Blu Corse, desenvolvida pelas Officine Fuoriserie Maserati, jantes de liga leve de 20”, e inúmeros detalhes em fibra de carbono mate. O interior é embelezado por revestimentos em Alcantara preta, e bancos de competição em Alcantara Blu.
Junto dele, sobressai o novo Maserati GranCabrio de 490 cv, com pintura Verde Giada, pinças de travão pretas, jantes com acabamento diamantado Crio-design em Preto Brilhante (20” à frente, e 21” atrás). Por seu turno, o interior é revestido a pele de flor integral perfurada, com o logótipo do Tridente da Maserati bordado nos encostos de cabeça. O modelo é finalizado com elementos em fibra de carbono 3D, e faróis full LED com acabamento escurecido. Este GranCabrio é um ícone d, estilo, e a personificação perfeita da pura performance, graças a pormenores refinados como uma capota de lona retrátil, que oferece a melhor experiência a céu aberto, e espaço para quatro verdadeiros lugares, garantindo conforto mesmo em viagens longas. O motor V6 Nettuno Biturbo, de 3,0 litros e 490 cv, permite ao veículo alcançar os 300 km/h, com a aceleração 0 a 100 km/h a ser cumprida em apenas 4 segundos.
A completar o alinhamento da gama da marca do Tridente presente no Festival da Velocidade está um cativante Maserati MCXtrema numa deslumbrante pintura Blue Xtrema, criada especialmente para esta obra-prima sobre quatro rodas. Homologado apenas para utilização em pista, e produzido em apenas 62 unidades para todo o mundo, o superdesportivo da casa do Tridente é uma verdadeira “fera” de competição, graças ao poder absoluto do seu formidável motor V6 biturbo de 3,0 litros – derivado do Nettuno, e, neste caso, levado ao limite –, capaz de debitar 740 cv. Concebido para os mais exigentes colecionadores, ou para os gentleman drivers em busca da máxima emoção na pista, o MCXtrema combina um design esplêndido com um espírito de competição sem paralelo, incorporando o ADN da Maserati e o performance que define cada criação da marca italiana.
Para tornar a participação do Tridente ainda mais especial, os três veículos em exibição no Supercar Paddock irão não só encantar o público com o seu design e a sua presença marcante, como também entrarão em pista, enfrentando a famosa Subida da Colina de Goodwood – um troço de quase 2 quilómetros que serpenteia por entre árvores antigas, curvas traiçoeiras, e muros de pedra, atravessando o centro da propriedade, e passando pela Goodwood House antes de subir em direção ao Racecourse, no topo de South Downs. Tão impressionante quanto exigente, este troço apresenta uma subida de 100 metros que põe sempre à prova até os condutores mais experientes.
Fundado em 1993, o Festival da Velocidade de Goodwood é um evento imperdível para os fãs do desporto motorizado de todo o mundo. A partir de 2000, o festival alargou o seu âmbito para incluir modelos contemporâneos, recebendo automóveis clássicos, protótipos, hipercarros, e monolugares de Fórmula 1, num programa dinâmico, que conta com exposições, subidas cronometradas e celebrações do design. A Maserati escolheu este evento exclusivo para revelar a sua visão singular do luxo, profundamente enraizada na mestria da manufatura de Modena – o coração do património automóvel de Itália.
A participação da Maserati no Festival de Velocidade de Goodwood, e a estreia mundial da mais recente criação do Tridente, constituem marcos importantes no processo de renovação da marca. Estes marcos integram-se na perfeição nas celebrações do Ano do Tridente, que homenageiam o emblemático logótipo criado há 100 anos e símbolo da excelência da Maserati em todo o mundo. Dentro de menos de um ano, esta jornada levará a marca às celebrações de um século na competição: em 1926, o Maserati Tipo 26 – o primeiro automóvel da história a ostentar o logótipo do Tridente no capô – participou e venceu, na sua classe, a Targa Florio, com Alfieri Maserati ao volante. Este aniversário, além de refletir um passado glorioso, também reforça o compromisso da marca com um futuro definido pela excelência, pela inovação, e pelo autêntico espírito italiano.