Primeira etapa do BP Ultimate Rally Raid Portugal
Está terminada a etapa de abertura do Ultimate Rally Raid Portugal, segunda ronda do ano em termos de Campeonato de Portugal de TT e terceira do W2RC (World Rally-Raid Championship). Pois foi neste cenário de cariz mundial e no meio dos mais badalados nomes do TT a nível internacional que a dupla do Team Motivo JCB Maria Luís Gameiro/José Marques estreou o Mini JCW T1+ com o qual irá disputar o “Nacional” da especialidade, bem como diversas rondas da temporada espanhola.
Era sabido que este não seria um arranque fácil para a dupla liderada pela piloto de Cascais. Contingências várias – das quais emerge a fratura da mão direita e a que se junta o facto de estes serem os primeiros quilómetros num carro totalmente novo e diametralmente diferente do que conhecia – marcam a presença na prova do ACP de Maria Luís Gameiro que, ainda assim, “transpira” confiança e, acima de tudo, continua a encarar de sorriso nos lábios todo e qualquer desafio.
Na etapa de hoje, as coisas começaram menos bem, já que a dupla fico presa num talude no exigente e arenoso Prólogo, percalço que os relegou par um pouco animador 76º lugar à geral. A verdade é que a recuperação de posições era encarada como natural, mas Maria Luís Gameiro superou a expetativas e recuperou, nada mais nada menos que, 20 posições nos dois sectores da tarde, terminando o dia no 56º Posto, 4º entre as senhoras.
À chega a Grândola a piloto não deixou de sublinhar que “o percalço da manhã condicionou de forma visível o resultado no Prólogo, m as também, e bastante, a nossa performance. Todavia, sabíamos que podíamos recuperar lugares e chegar ao final deste primeiro dia no 56º posto, não sendo aquilo que queríamos – acaba por nos aliviar o espírito e faz-me acreditar de que os quatro dias que temos pela frente podem ser muito positivos.”
Maria Luís Gameiro acrescentou ainda que “preciso de fazer quilómetros no carro, preciso de me habituar as reações, e aos seus segredos… Isso só se faz com tempo e neste Rally-Raid temos de aproveitar também para ganhar rodagem. Cada dia seria será seguramente melhor!”
Referência também para a segunda dupla do Team Motivo JCB, formanda por Tomás Gameiro e António Saraiva, que terminou o dia no 12º lugar no Evento Nacional, liderando a classificação do Agrupamento T2 neste particular.