Manuel Alves supera as adversidades e volta a triunfar na Porsche Sprint Challenge Ibérica

» Manuel Alves voltou a triunfar Porsche Sprint Challenge Ibérica e reforçou a liderança no campeonato

» Um começo de fim de semana complicado obrigou a trabalho redobrado, mas o resultado acabou por proporcionar um dos melhores fins de semana do ano

» Apesar de não ter vencido à geral a segunda corrida, Manuel Alves estava muito satisfeito com o andamento demonstrado

Depois de uma série de fins de semana perfeitos, veio talvez o fim de semana mais difícil do ano, em Valência, palco da quarta jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica. Mas é na adversidade que se conseguem os resultados mais saborosos e este terá sido o melhor fim de semana do ano para Manuel Alves e para a sua equipa, a LOB Motorsport.

Os trabalhos no Circuito Ricardo Tormo não começaram da melhor maneira para o piloto da Trofa, com um primeiro treino livre pouco animador. O ritmo não foi o melhor e o Porsche 991.2 GT3 Cup nº 68 ficou a mais de um segundo e meio da referência nessa sessão. Foi preciso rever toda a afinação do carro, trabalho que começou a dar fruto no segundo treino livre, com o melhor tempo, apesar de serem necessárias ainda mais melhorias.

A equipa continuou o trabalho e apostou em alterações no Setup antes dos treinos cronometrados, uma aposta arriscada, mas que se revelou certeira, com mais uma pole conquistada por Manuel Alves, desta vez com a concorrência a ficar muito perto, a apenas 0,170 segundos de distância. Mas o melhor lugar da grelha para a corrida 1 estava garantido e, mais uma vez, Alves não desperdiçou. Com uma excelente largada, afastou-se da concorrência e geriu o andamento da melhor forma, garantido o sétimo triunfo à geral do ano, em sete corridas. O melhor estava reservado para a segunda corrida.

Fruto do triunfo, Manuel Alves largou do oitavo posto, como ditam as regras (grelha invertida para os oito primeiros da corrida 1) e, como tem sido habitual, o Porsche n.º68 conseguiu um arranque balístico, que o catapultou para as primeiras posições. No final da terceira volta, era já segundo atrás do experiente Borja Garcia, num Porsche 992 GT3 Cup. O espanhol, que já correu na F3, no GP2, na Fórmula Renault 3.5 Series, nos ralis, no CER-GT, nos Turismos e na NASCAR Whelen Euro Series, era o adversário ideal para testar as capacidades do Porsche da LOB Motorsport e do jovem piloto da Trofa. Manuel Alves forçou o andamento e esteve muito perto do espanhol. No entanto, não conseguiu ultrapassar o adversário que acabou por vencer a geral. Manuel Alves venceu na sua categoria (ProAm), alargou a distância para a concorrência e saiu de Valência com um rasgado sorriso:

“Foi o melhor fim de semana do ano e também o mais difícil. No treino livre 1 estava muito pouco à vontade com o carro e o cronometro mostrava isso. Foi preciso repensar a afinação e a equipa fez um trabalho estupendo. Conseguimos melhorar muito para o Treino Livre 2 e também para a qualificação, que foi muito renhida, mas que nos sorriu mais uma vez. Na corrida 1 larguei bem e limitei-me a gerir até conseguir a vitória. Na segunda corrida não consegui vencer à geral, mas alcancei o que considero a melhor prestação do ano. Larguei muito bem e cheguei ao segundo lugar em três voltas. A seguir, tentei pressionar o adversário que seguia na liderança, muito mais experiente do que eu e com um 992, um carro superior ao nosso. Já o testei e sei que são mais rápidos uns dois segundos por volta, muito graças à superior gestão dos pneus. Mas fui à luta e estive a 0.8 seg. a certa altura da corrida. Infelizmente a diferença de valia dos carros começou a notar-se e fiquei sem pneus para continuar o ataque. No final, fiquei apenas a três segundos do vencedor. Mas acredito que tirei tudo do nosso Porsche e dada a diferença de performance dos carros, só posso ficar satisfeito com esta prestação. Para as contas do título nos ProAM, cimentamos ainda mais a nossa liderança e temos hipóteses de festejar o título já em Jerez. Vamos continuar o trabalho que temos feito, mas depois deste fim de semana, estou extremamente satisfeito coma evolução do carro, muito agradecido à LOB Motorsport pelo excelente trabalho e orgulhoso do ritmo que coloquei em pista na segunda corrida.”

A Porsche Sprint Challenge Ibérica regressa para a penúltima ronda do ano, no traçado de Jerez, nos dias 5 e 6 de outubro.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter