» Manuel Alves fez história e garantiu o título Porsche Sprint Challenge Ibérica no Grupo 991.2
» Num fim de semana muito duro a nível físico, afetado por uma amigdalite, Manuel Alves não facilitou e voltou a conquistar dois triunfos nas corridas
» Também a LOB Motorsport garantiu o título por equipas em mais um fim de semana perfeito da estrutura nortenha e do piloto
Objetivo conquistado para Manuel Alves. O jovem piloto da LOB Motorsport venceu as duas corridas da penúltima jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica, em Jerez, garantindo assim o título no Grupo dos 991.2. O feito ganha ainda mais relevo, se olharmos para os números da época.
São 10 vitórias em dez corridas no Grupo dos 991.2, cinco poles em cinco possíveis e 10 voltas mais rápidas. Manuel Alves tem sido imperial nas contas do seu grupo, mas os números vão para lá disso. Em dez corridas disputadas, só não venceu uma à geral, o que faria do piloto da Trofa o líder incontestado de uma hipotética classificação à geral. Como a Porsche Sprint Challenge Ibérica de 2024 apenas vai atribuir títulos aos Grupos, oficialmente é esse o “caneco” que o piloto leva para a Trofa.
A vitória número 9 e 10 foram suadas. E não pelos motivos que se poderia esperar. À chegada ao circuito de Jerez, Manuel Alves já sentia os efeitos de uma amigdalite que o iria apoquentar durante todo o fim de semana. Desafio redobrado para o piloto e a sua equipa, depois de um primeiro treino privado em que o compromisso de afinação não agradou totalmente. No segundo treino privado o carro já ficou mais ao gosto de Alves. No entanto, depois de uma noite mal dormida, o sábado começou mal, com a pista a mudar muito de um dia para o outro. Com isso, o Porsche 991.2 GT3 CUP #68 ficou pior e foi preciso repensar a afinação. A alteração revelou-se bem sucedida, com Alves a conseguir a pole, mantendo o pleno nesta temporada.
A corrida 1 acabou por ser calma para o piloto da LOB Motorsport, com um bom arranque, permitindo afastar-se da concorrência, ganhando uma boa vantagem. A partir daí, foi gerir a corrida até a bandeira de xadrez, carimbando a oitava vitória à geral desta temporada (e nona no seu Grupo). Com este resultado o título ficava garantido, quer para o piloto, quer para a LOB Motorsport.
No domingo, a condição física do piloto piorou significativamente, obrigando-o a ir ao centro médico, o que o fez perder parte do Warm-up. Ainda pairou a hipótese de Alves não ir à segunda corrida do fim de semana, mas o piloto fez o esforço e entrou no seu Porsche para a segunda corrida. Largando da oitava posição, conseguiu mais um excelente arranque e subiu ao segundo lugar. Seguiram-se quatro voltas de ataque máximo, coroadas com a subida ao primeiro lugar. A tarefa ainda não estava concluída, pois o adversário continuou a pressão até ao fim da corrida, mas a vitória já não fugiu e conseguiu o segundo triunfo do fim de semana.
Manuel Alves estava feliz com o resultado alcançado, depois de ter dado tudo num fim de semana muito exigente:
“Foi um fim de semana muito duro. A amigdalite que me afetou, e ainda afeta, complicou muito o meu trabalho em pista. Na sexta-feira ainda consegui gerir a situação, mas no sábado já fiz a qualificação e a corrida 1 algo debilitado. No domingo cheguei ao circuito com 39.5° de febre e tive de ir ao centro médico. Felizmente, apesar deste contratempo, consegui vencer as duas corridas.
O título ficou confirmado na Corrida 1, mas queria muito fazer a Corrida 2 e tentar a vitória, o que acabei por conseguir, apesar da forte pressão do meu adversário. Terminei a corrida de rastos.
Com estes resultados, o título no Grupo dos 991.2 fica garantido, o que me deixa extremamente satisfeito. Fico ainda mais contente por conseguir até agora nove vitórias à geral em dez possíveis, o que me deixaria também na liderança de uma classificação à geral, se ela existisse.
É um título que me deixa muito orgulhoso, que comprova a minha evolução como piloto. Estou muito feliz e quero dar uma palavra de apreço à LOB Motorsport, que esteve irrepreensível ao longo de toda a época e, por isso, também conseguiram o título por equipas. Os meus parabéns a esta fantástica estrutura, uma segunda família para mim.
Quero agradecer à minha família, namorada e amigos mais próximos, que me acompanharam nesta caminhada e que me ajudaram nos bons e nos maus momentos, como foi este fim de semana. Queria também dedicar este título ao meu tio, uma pessoa muito importante para mim. Todas as vitórias, todos os títulos que poderei vir a conquistar serão também dele.
Por fim, queria enviar um abraço ao Vasco Barros, que perdeu a sua avó. Neste momento de dor, queria enviar-lhe muita força.
Vamos para Barcelona focados em fazer o melhor e o título não nos retira a vontade de fazer o melhor possível e terminar a época em grande.”
A derradeira jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica está agendada para os dias 8 e 9 de novembro.