MAIS UM PÓDIO PARA A DS AUTOMOBILES E JEAN-ÉRIC VERGNE EM BERLIM

Com a conquista do segundo lugar, este sábado, na primeira Corrida do E-Prix de Berlim, Jean-Éric Vergne alcançou o seu 35º pódio na Fórmula E e garantiu o 50º pódio para a DS Automobiles.

Stoffel Vandoorne atrasou-se um pouco devido a um acidente de outro concorrente, mas recuperou rapidamente para terminar num excelente sétimo lugar .

A DS PENSKE está agora em quarto lugar na classificação de Equipas e a aproximar-se firmemente do terceiro posto.

O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E FIA foi palco da sua nona ronda da 10ª temporada neste sábado, no histórico aeroporto Tempelhof de Berlim, na Alemanha. Num novo traçado de 2,3 quilómetros, os dois pilotos da DS PENSKE mostraram todo o seu talento, conquistando o 50º pódio para a DS Automobiles, bem como um sétimo lugar na geral na primeira corrida da jornada dupla de Berlim.

Ao qualificarem-se entre os três primeiros, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne começaram o fim de semana na mesma excelente forma já vista no Mónaco. Depois de ter ultrapassado os desafios e ser o terceiro mais rápido nos seus respetivos grupos de qualificação, o belga acabou por ficar em segundo lugar na grelha, mesmo à frente do seu colega de equipa francês, que se posicionou em terceiro.

Na corrida, JEV mostrou que os seus dois títulos na Fórmula E não são obra do acaso. Graças à sua experiência e a uma excelente estratégia, esteve constantemente entre os potenciais vencedores. Apesar de ter de deixar Nick Cassidy fugir nas últimas voltas, o piloto da DS Automobiles garantiu um brilhante segundo lugar na bandeirada final e arrecadou mais 18 pontos. O 35º pódio da sua carreira significa que está agora em sexto lugar na classificação geral de Pilotos.

Stoffel Vandoorne também teve um desempenho sólido ao cruzar a linha de chegada em sétimo. O belga tinha claramente potencial para fazer muito mais com o seu DS E-TENSE FE23, mas foi atrasado por um incidente a meio da corrida, que o atirou para o fundo do pelotão. Após um segundo período de Safety Car, o campeão de 2022 lutou arduamente para recuperar cerca de 10 lugares.

Graças aos 24 pontos suplementares conquistados este sábado, a DS PENSKE subiu para o quarto lugar no campeonato de Equipas, a apenas três pontos do pódio provisório: um excelente impulso moral para toda a equipa.

A segunda corrida na nova pista de Berlim-Tempelhof tem início no domingo às 15h03, dando mais uma oportunidade à DS Automobiles e à PENSKE AUTOSPORT de voltarem a ambicionar a liderança.


Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:

“Tivemos um excelente dia de corrida. Fomos rápidos nos treinos livres, mais rápidos ainda na qualificação, e depois rápidos e sólidos durante toda a corrida. Partimos mais uma vez da primeira linha da grelha, o que demonstra o ritmo do nosso DS E-TENSE FE23 e o impressionante know-how dos nossos pilotos. A partir daí, a corrida desenrolou-se de forma diferente para os nossos dois campeões. JEV manteve-se no grupo da frente para terminar num excelente segundo lugar da geral. Stoffel, no entanto, envolveu-se num acidente que, infelizmente, o empurrou para a cauda do pelotão. Mas ele mostrou muita determinação em marcar pontos para a equipa e conseguiu chegar ao sétimo lugar no final. Graças ao JEV, celebramos o 50º pódio da DS Automobiles. É um resultado de que estamos muito orgulhosos e começamos o dia de amanhã cheios de confiança graças ao nosso excelente desempenho de hoje.”

Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019:

“Tive uma qualificação muito boa e uma excelente corrida. Terminar em segundo lugar hoje, é para mim uma vitória. Não há nada que pudéssemos ter feito de diferente nesta primeira corrida e demos tudo o que podíamos. Desfrutar de uma corrida como esta é um verdadeiro prazer para mim e para toda a equipa.”

Stoffel Vandoorne, Campeão de Fórmula E em 2022:

“Foi um excelente primeiro dia para nós, com um desempenho muito forte na qualificação, tal como vimos no Mónaco. Imprimimos um bom ritmo no nosso grupo e durante os duelos. Estivemos perto da ‘pole’, o que confirma o nosso progresso. Foi uma corrida muito animada, com disputas por todo o lado, especialmente nas primeiras voltas. Quando assumi a liderança, não foi fácil gerir o consumo de energia, um verdadeiro desafio. Depois, fui bloqueado por um carro que fez um pião. Quando retomei a corrida, atrás de todos os outros, tivemos de repensar a estratégia para poupar o máximo de energia possível para o ‘sprint’ final. Por isso, na parte final, podemos dar-nos por satisfeitos com o sétimo lugar e com os pontos que obtivemos para os dois campeonatos. Podia ter terminado ainda mais acima, mas não havia margem suficiente para tentar lançar um ataque na última volta.”

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter