Mais prazer de condução, menos emissões: O novo Grandland Hybrid

Eletrificado, eficiente, prático: o SUV topo de gama da Opel estreia tecnologia de 48 Volts

Ótima coordenação: a combinação do novo motor a gasolina e do motor elétrico reduz os consumos em cerca de 15 por cento

Perfeito também para o ambiente urbano: condução 100% elétrica a baixa velocidade em cidade

Preço de entrada atrativo: Novo Grandland Hybrid a partir de 41.167 euros.

Potente, elegante e altamente dinâmico: o Opel Grandland é adequado como um carro de serviço desportivo e elegante, ou como um SUV prático e confortável para um estilo de vida ativo. O SUV topo de gama da Opel oferece prazer de condução com responsabilidade fruto de uma vasta seleção de alternativas de condução, agora tornada ainda mais ampla. O novo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 volts complementa, a partir de agora, uma gama de motores que conta com propostas híbridas plug-in eletrificadas e eficientes variantes a combustão. Profusamente equipado, o novo Grandland Hybrid arranca com um preço de entrada de 41.167 euros.

A tecnologia híbrida integra um vasto leque de vantagens graças à recuperação de energia, em especial para os “recém-chegados à mobilidade eletrificada”, bem para os que se deslocam em viagens com muito trânsito do tipo “stop-and-go”: Em comparação com as homólogas variantes de motor de combustão interna standard, os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 vêem-se reduzidos em cerca de 15 por cento. A baixas velocidades, os clientes do Grandland Hybrid podem conduzir com zero emissões locais. E como a bateria é recarregada ao desacelerar, não têm de recarregar o seu SUV externamente, através de uma tomada elétrica ou de uma estação de carregamento. Graças à ótima coordenação de todo o sistema, os clientes do Grandland Hybrid também desfrutam de um elevado nível de conforto de condução. E graças ao design compacto do sistema híbrido, não há perdas de espaço no interior.

“O novo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 volts tem todas as qualidades a que estamos habituados no nosso SUV topo de gama, desde tecnologias inovadoras como a iluminação opcional Intelli-Lux LED® Pixel Matrix, até a um interior de elevado conforto. Com o novo sistema híbrido eletrificado, o prazer de condução no Grandland torna-se agora ainda mais eficiente. Os consumos e as emissões diminuem, o conforto de condução aumenta, sem que os condutores tenham de se habituar ao processo, propondo-se tudo isto a um preço de entrada muito atrativo”, afirmou Patrick Dinger, Responsável da Opel na Alemanha.

Sistema híbrido eficiente: consumos diminuem; condução e funcionamento mantêm-se inalterados

O sistema de propulsão do novo Opel Grandland Hybrid inclui uma bateria de iões de lítio, que se carrega automaticamente em determinadas condições de condução, bem como um novo motor turbo a gasolina de 1,2 litros. O motor de três cilindros com 100 kW/136 cv foi desenvolvido especificamente para utilização híbrida e está associado a uma nova transmissão eletrificada, de dupla embraiagem e seis velocidades, e a um motor elétrico de 21 kW/28 cv.

Graças à combinação do motor a gasolina e do motor elétrico, os valores de consumos e de emissões de CO2 do Grandland Hybrid (consumo de combustível WLTP[1]: 5,7-5,5 l/100 km, emissões de CO2 de 128-124 g/km; valores combinados) são inferiores aos de um Grandland 1.2 Turbo não eletrificado equivalente, com caixa automática de oito velocidades (consumo de combustível WLTP1: 6,7-6,4 l/100 km, emissões de CO2 de 151-145 g/km; valores combinados) em cerca de 15%.

A tecnologia é especialmente eficaz no trânsito citadino. O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de uma situação de ponto morto. O motor elétrico contribui com binário, especialmente a baixos regimes, o que beneficia a dinâmica de condução e a poupança ao nível do CO2. A baixas velocidades, o motor elétrico também permite uma condução 100% elétrica até um quilómetro ou até 50% do tempo de condução na cidade (graças à recuperação de energia), por exemplo, em manobras. Quando o Grandland Hybrid abranda a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina desliga-se, fazendo atuar o motor elétrico como um gerador, para recarregar a bateria de 48 volts do sistema híbrido. O sistema é coordenado de forma ótima para garantir sempre o melhor desempenho com o menor consumo de energia.

Dependendo das suas preferências, os condutores do Grandland Hybrid podem escolher entre os três modos de condução: Eco, Normal e Sport. A partir de um ponto estático, o novo Grandland Hybrid acelera até aos 100 km/h em apenas 10 segundos. O SUV Opel eletrificado pode atingir uma velocidade máxima de até 200 km/h.

O novo Grandland Hybrid não só oferece um prazer de condução eficiente, como também se mostra extremamente prático: graças ao design compacto – o motor elétrico está integrado na caixa de transmissão, a bateria de 48 volts está localizada sob o banco dianteiro esquerdo – os condutores híbridos podem utilizar a totalidade da capacidade de carga do Opel Grandland, até aos 1.652 litros. O Grandland Hybrid também oferece uma capacidade de reboque de até 1.250 quilogramas, ideal para deslocações de âmbito profissional, de lazer e com família, com bagagem pesada.

Ecrã de informação do condutor totalmente digital: visualização clara dos pormenores específicos dos híbridos Tal como em qualquer Opel Grandland, os ocupantes da variante híbrida podem manter-se atentos às informações apresentadas no sistema 100% digital, de 12 polegadas. Para além dos ecrãs habituais, a interface apresenta outros pormenores interessantes específicos dos modelos híbridos: informa o condutor num mostrador de potência permanente, de velocidade em azul em condução puramente elétrica, passando a branco quando entra em funcionamento o motor de combustão. Outro ecrã mostra o fluxo de energia entre a bateria, o motor a gasolina e as rodas, bem como o estado de carga da bateria, em diferentes cores. Quanto aos dados mais importantes – distânc


[1] Valores determinados com recurso à mais realista metodologia WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle). Veículo ainda não disponível. Os valores de consumo, de emissões de CO2 e de autonomia são só dependem da utilização eficiente da energia do veículo, como também podem ser influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. As informações em termos de consumos e emissões não se referem a um veículo individualmente, sendo apenas destinadas a comparação entre os vários tipos de veículos.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter