Luís Rego vence Além Mar Rali Ilha Lilás

Chegou ao fim mais uma edição do Além Mar Rali Ilha Lilás, quarta prova pontuável para a edição de 2024 do Campeonato dos Açores de Ralis, esta que foi organizada pelo Terceira Automóvel Clube. Num itinerário composto por pouco mais de 80km, Luís Rego e José Janela sagraram-se vencedores absolutos, voltando a triunfar após o terem conseguido também no passado rali de Santa Maria. Henrique Moniz e Vítor Hugo venceram nas 2RM e levam por isso duas vitórias consecutivas.
Luís Rego e José Janela foram os mais rápidos no cômputo das onze provas especiais de classificação deste rali, a bordo do Škoda Fabia Rally2 evo do Team Além Mar, levaram a melhor sobre os demais concorrentes travando uma verdadeira batalha ‘taco-a-taco’ com os principais opositores. O tempo total utilizado para completarem este rali foi de 44:24.3, nesta que foi uma importante vitória atendendo ao que falta de campeonato, tendo em conta que venceram ainda a ‘powerstage’ chamando a si os 3 pontos extra. Saem da ilha Terceira com 2 pontos de desvantagem nas contas da liderança do campeonato.
Segundos classificados nesta prova, Rúben Rodrigues e António Costa, a tripular o Škoda Fabia RS Rally2 da Auto Açoreana Racing, deram tudo o que tinham para levar deste rali a pontuação máxima, venceram ainda cinco classificativas mas, na derradeira, onde partiam com 0.8 segundos de vantagem sobre os vencedores do rali, cederam 1.4 segundos o que fez ‘cair por terra’ a expetativa de ganharem em solo terceirense pela segunda vez este ano. Saem deste rali ainda na liderança do campeonato embora certamente desolados por terem visto fugir a vitória por escassos 0.6 segundos.
No lugar mais baixo do pódio e com um rali muito positivo para a dupla do Team Além Mar, Bruno Amaral e Paulo Silva espremeram o máximo potencial do Ford Fiesta R5, proporcionando momentos vistosos aos fãs da modalidade que ‘pintaram’ os muros das estradas terceirenses. Terminaram o rali a 2:32.8 dos vencedores alcançando pela segunda vez na corrente temporada o terceiro posto final, chamando a si ainda um ponto extra pelo terceiro melhor registo na última classificativa.
Se em Santa Maria, aquando do desenrolar da última prova do campeonato, Henrique Moniz venceu pela primeira vez nas ‘duas rodas motrizes’ desde 2022, desta feita, e com a estreia de Vítor Hugo como seu co-piloto, repetiram a façanha, empatando todas as contas pela liderança do Campeonato dos Açores de Ralis 2RM, após terem visto os até então líderes deste campeonato e do rali abandonarem por despiste. Concluíram o rali em 48:31.6.
Filipe Marques e Edgar Silva, aos comandos do Peugeot 208 R2, ascenderam à segunda posição entre as formações que tripulam viaturas de tração não integral logo no primeiro troço disputado nesta tarde, quando os até então ocupantes deste posto, Cláudio Bettencourt e Luís Boiça, em Peugeot 208 Rally4, desistiram do rali por acidente. Cientes das dificuldades que teriam em acompanhar estas viaturas mais atualizadas, os campeões em título 2RM tiveram um atraso de 1:54.5 em relação aos mais rápidos.
Fecharam o top 3 das ‘duas rodas motrizes’ neste rali a acarinhada dupla mariense do Citroën C2 R2 Max. Max Salvador e João Valente, após a aparição no seu rali caseiro, voltaram a marcar presença na ilha Terceira, neste que tem sido para eles um rali madrasto, juntando por isso à sua primeira participação na prova concluída com sucesso um honroso lugar no pódio. Terminaram o rali a 2:21.9 dos vencedores.
A próxima prova a disputar nesta edição de 2024 do Campeonato dos Açores de Ralis será o XIII PicoWines Rali, em mais um rali que se espera muito disputado pelos homens da frente a nível absoluto, dias 18 e 19 de outubro na ilha do Pico.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter