LAMBORGHINI URUS SE: O PRIMEIRO SUPER SUV HÍBRIDO PLUG-IN

Novo design, 800 cv de potência, autonomia de mais de 60 quilómetros em modo elétrico e prestações e experiência de condução líderes na sua classe

A Automobili Lamborghini inaugura um novo capítulo na sua história com o Urus SE, a primeira versão híbrida plug-in do seu Super SUV, apresentada na Volkswagen Group Media Night, antes da abertura ao público do Auto China Beijing 2024. Com um novo design, uma aerodinâmica otimizada, tecnologia a bordo sem precedentes, e um sistema de propulsão híbrido de 800 cv, a versão PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) posiciona-se no topo da gama Urus no que se refere a conforto, prestações, eficiência, emissões e prazer de condução. Graças aos seus “dois corações”, térmico e elétrico, o binário e a potência são os mais elevados de que este modelo alguma vez dispôs, oferecendo ao SE um lugar único na sua categoria, e reduzindo em 80% as suas emissões.

“Como o Urus, mudámos os paradigmas do mundo dos SUV, criando um novo segmento”, declarou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “Em poucos anos, p Urus tornou-se no ‘supervendas’ da nossa marca, permitindo à Lamborghini atrair novos clientes, e reforçar a sua posição nos mercados mais importantes. Com o Urus SE, demos mais um passo rumo ao futuro, em consonância com a nossa estratégia Direzione Cor Tauri 2.0, avançando na eletrificação da gama, e no caminho rumo à descarbonização, que teve início com a introdução do superdesportivo Revuelto, em março de 2023”.

Uma experiência de condução inigualável

O Urus SE oferece uma experiência de condução inigualável, graças, também, ao sistema de propulsão híbrido plug-in, que aguda a melhorar as prestações e a dinâmica do veículo, em qualquer superfície e condição: proporciona maiores binário e potência a qualquer regime, por via de soluções técnicas inovadoras, como a introdução do sistema elétrico de vectorização do binário entre os dois eixos, e o diferencial traseiro eletrónico.

“A missão que estava subjacente ao produto era clara: oferecer prestações de topo, em combinação com o carácter sem concessões que caracteriza o ADN da Lamborghini”, comentou Rouven Mohr, Chief Technical Officer. “O Urus SE posiciona-se no topo da sua classe no que se refere a diversão volante, e pela sua dinâmica de condução. É um veículo que combina, harmoniosamente, diferentes qualidades: conforto absoluto e, ao mesmo tempo, prestações e diversão ao volante, garantindo uma experiência de condução inigualável”.

O motor 4.0-V8 biturbo foi aprimorado para funcionar em perfeita harmonia com o sistema de propulsão elétrico: desenvolve 620 cv de potência (456 kW) e 800 Nm de binário; esta unidade de combustão combina-se com um motor elétrico que disponibiliza 192 cv (141 kW) de potência e 483 Nm de binário. Para oferecer a máxima potência, foi dispensada especial atenção à estratégia de calibração entre o motor térmico e o elétrico, para alcançar uma potência combinada de 800 cv, e garantir uma curva de potência ótima em todos os modos de condução, e em todas as superfícies. A bateria de iões de lítio de 25,7 kWh está situada sob o piso da mala e sobre o diferencial traseiro de controlo eletrónico.

O motor elétrico de íman permanente, colocado no interior da transmissão automática de oito velocidades, pode atuar como potenciador do motor V8 a combustão, mas, também, como elemento de tração, o que torna o Urus SE num veículo 4×4 100% elétrico, capaz de percorrer mais de 60 km em modo EV.

Em estreia no Urus SE está o sistema elétrico de vectorização longitudinal do binário, montado em posição central, com embraiagem multidisco eletrohidráulica, que distribui o binário de forma variável e permanente entre os eixos dianteiro e traseiro. A caixa de transferência trabalha em sinergia com o novo diferencial autoblocante instalado no eixo traseiro, que gera a vectorização do binário através da travagem, conferindo ao veículo uma sobreviragem “sob pedido”, para transmitir a sensação de um superdesportivo de pura raça.

Ambos os sistemas foram concebidos e calibrados para melhor se adaptarem a qualquer tipo de condição de aderência e estilo de condução, proporcionando a máxima tração e agilidade, quer se conduza numa pista de corridas, nas dunas do deserto, ou sobre gelo ou terra.

Único na sua categoria, o Urus SE oferece mais potência e binário a qualquer regime ou condição de condução. O sistema desenvolve uma potência total de 800 cv (588 kW) às 6000 rpm, e oferece um binário máximo de 950 Nm, disponível das 1750-5750 rpm, garantindo as melhores prestações da sua classe seja qual for a perspetiva de análise. Tal deve-se, também, a uma melhorada relação peso/potência: 3,13 kg/cv (face aos 3,3 do Urus S). O Urus SE acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (Urus S: 3,5), e de 0 a 200 km/h em somente 11,4 segundos (Urus S: 12,5), alcançando uma velocidade máxima de 312 km/h (Urus S: 305 km/h). Estes valores tornam o SE no Urus mais potente da história, assim como na nova referência na categoria dos Super SUV.

Design e aerodinâmica

O Urus SE redefine os cânones estilísticos de um modelo que mudou os paradigmas do design dos SUV, ao mesmo tempo que as suas linhas foram atualizadas, com o objetivo expresso de otimizar a eficiência aerodinâmica.

O design sublinha o dinamismo das formas, acentuando a desportividade e a musculatura do veículo. A secção frontal exibe um novo capot, com um desenho flutuante, onde a ausência da linha de corte transmite uma sensação de continuidade, e amplifica o estilo atlético do Urus SE, recordando certos conceitos estilísticos novos que introduzidos pelo Revuelto. Outros elementos novos são os grupos óticos dianteiros com tecnologia LED Matrix, que introduzem uma inédita assinatura luminosa, inspirada na cauda do touro da marca Lamborghini, juntamente com um para-choques e com uma grelha dianteira redesenhados.

“O design e as proporções do Urus continuam a ser incomparáveis, e absolutamente reconhecíveis como de um Lamborghini”, declara Mitja Borkert, Design Director da Lamborghini. “Ao mesmo tempo, o Urus SE oferece uma evolução muito sofisticada, coerente com a nossa nova filosofia de design icónica e essencial, e, mais importante, proporciona uma maior sensação de luxo, juntamente com maior potencial de personalização Ad Personam. Inspirámo-nos no Revuelto, com o capot flutuante, alcançando um design frontal muito limpo e musculado. O vanguardista sistema de iluminação dianteiro integra uma nova e distintiva assinatura DRL. A traseira enfatiza uma postura mais larga, com foco no novo difusor e nas placas de matrícula montadas em posição baixa, enquanto que a grelha traseira foi inspirada em superdesportivos as Lamborghini, como o Gallardo. O design interior segue a nossa filosofia “feel like a pilot”, melhorando a interação entre o condutor e o sistema digital”.

Na traseira, o portão da bagageira foi totalmente resenhado, introduzindo uma continuidade inspirada no Gallardo, que harmoniza unindo os farolins com luzes em “Y” e o novo difusor, o que confere ao veículo proporções ainda mais desportivas. Juntamente com o novo spoiler, o difusor aumenta a downforce traseira em 35% a alta velocidade, por comparação com o Urus S, melhorando ainda mais a estabilidade do veículo. 

A eficiência aerodinâmica também foi melhorada graças às novas saídas de ar sob a carroçaria, e às renovadas condutas de ar, que canalizam maior fluxo para refrigerar os componentes mecânicos e do motor: um aumento de 15% face ao Urus original. O novo desenho da secção dianteira, combinado com uma otimización da aerodinâmica sob o piso, também melhorou a gestão dos fluxos de ar orientados para o sistema de travagem, com uma melhoria de 30% da refrigeração por ar relativamente ao sistema anterior.

Interiores

O habitáculo foi atualizado para destacwr o ADN de design “feel like a pilot“, característico da Lamborghini, apresentando novas soluções em toda a secção dianteira do painel frontal, e acentuando a sensação de leveza já introduzida no Revuelto.

Um ecrã de maiores dimensões – agora, de 12,3 polegadas –, instalada ao centro do painel frontal, conta com uma nova versão da Human Machine Interface (HMI) que é ainda mais intuitiva de utilizar, graças aos seus gráficos atualizados, em consonância com os do Revuelto. Os designers do Lamborghini Centro Stile também dirigiram o foco do seu design para as saídas de ventilação; para os elementos de acabamento em alumínio anodizado, com a inconfundível forma de Y; e para os novos revestimentos dos painéis, dos bancos e do painel frontal. A botoneira mecânica oferece uma maior sensação táctil.

O condutor pode fazer uso do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, e do referido ecrã táctil de 12,3 polegadas, integrada no centro do painel frontal, e o coração do Lamborghini Infotainment System (LIS). Também inclui um sistema de telemetria específico para o SE, e novos ecrãs relacionadas com o sistema de assistência à condução, que permitem uma melhor perceção do ambiente circundante.

Personalização

O Urus SE oferece um leque de opções de personalização sem rival na sua categoria. As jantes de liga leve foram atualizadas com a introdução de jantes Galanthus de 23″, revestidas, de série, com novos pneus Pirelli P Zero. A a gama de cores também foi ampliada, com mais de 100 opções para a carroçaria agora disponíveis, incluindo duas novas cores oferecidos no lançamento: Arancio Egon (laranja), em combinação com um interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota).

As opções para o interior incluem uma gama de 47 combinações de cores, e de quatro tipos de bordado (costuras Q-citura), com o potencial adicional oferecido pelo programa Ad Personam, que permite aos proprietários fazer do seu Urus SE um modelo verdadeiramente único.

Quatro personalidades diferentes

Ao centro da consola, o seletor “tamburo” é utilizado para escolher os diferentes modos de condução. Gracias à introdução da cadeia cinemática híbrida, os seis modos de condução do Urus combinam-se com quatro novas Electric Performance Strategies (EPS), para um total de onze opções. Os modos Strada, Sport e Corsa (para estrada e circuito), e os modos Neve, Sabbia e Terra (para superfícies com uma aderência diferente da do asfalto) são, agora, acompanhados das opções EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge. 

Stefano Cossalter, Product Line Director para o Lanzador e o Urus: “O Urus SE representa uma evolução fundamental, não só em termos de sustentabilidade, graças à radical redução das emissões de CO2, mas, também, em termos de prestações e de desportividade, graças à adoção de soluções técnicas de vanguarda, começando pelo sistema de propulsão híbrido. O Urus SE é o nosso Super SUV com dois corações: um térmico, e ligado às nossas raízes; e outro elétrico e futurista. Batendo em uníssono, oferecem uma nova interpretação da inconfundível personalidade Lamborghini, mas levada a um novo nível”.

A opção EV Drive permite ao condutor experimentar e explorar ao máximo o potencial elétrico. Especialmente desenvolvido e calibrado para a condução urbana, proporciona mais de 60 km de autonomia elétrica, além de alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. Acima desta velocidade, o motor V8 apoia, automaticamente, o motor elétrico, do mesmo modo que, o mesmo acontecendo caso as necessidades de binário superem o máximo disponibilizado pelo motor elétrico.

A opção Hybrid, que pode ser selecionada quando se conduz no modo Strada, proporciona a máxima eficiência e o máximo conforto, juntamente com um ótimo equilíbrio entre o motor de combustão e o motor elétrico, sendo, assim, a solução mais versátil para a condução quotidiana. A opção Recharge, que pode ser selecionada nos modos Strada, Sport, Corsa e Neve, recarrega até 80% da bateria, ao mesmo tempo mantendo um ótimo desempenho. A opção Performance é a escolha para os que pretendem apreciar todo o potencial do Urus SE, não só nos modos Strada, Sport e Corsa, mas, também, nos Sabbia e Terra, destacando as qualidades dinâmicas do Super SUV, inclusivamente para além do asfalto.

Dependendo do modo de condução selecionado, os amortecedores pneumáticos do veículo ajustam a altura ao solo, com cursos que vão dos 15 mm em Corsa, aos 75 mm quando se ativa o sistema de elevação. Os parâmetros que ajustam a direção, a facilidade de condução e a sonoridade do V8 biturbo também são variáveis, refletindo-se na “personalidade” do Urus SE.

Foi dedicada especial atenção à calibração do sistema de suspensão pneumática, para realçar cada modo de condução. No Strada, o trabalho de desenvolvimento melhorou o já elevado nível de conforto do Urus S. O modo Sport injeta ainda mais diversão na condução, melhorando as características da nova transmissão, para facilitar o início e a continuação de uma derrapagem controlada (drift). No Corsa, o modo expressamente concebido para a condução em circuito, o Urus SE expressa todo o seu potencial dinâmico. Tal deve-se, em parte, à ECU/eletrónica da suspensão, que controla os movimentos do chassis (inclinação, yaw, rotação e balanceio), para que o veículo seja extremamente estável e reativo entre os corretores das curvas de um circuito de corridas, assim como sobre superfícies difíceis e de baixa aderência, graças às barras estabilizadoras geridas pelo sistema elétrico a 48 V. Os modos Neve, Sabbia e Terra foram otimizados para maximizar o curso das rodas e a consistência das forças sobre o solo, para obter a melhor tração em qualquer superfície.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter