- Iniciativa do Rotary Club de O.Azeméis e do projeto Renascer Azeméis
O Rotary Club de Oliveira de Azeméis, depois do flagelo dos incêndios de 2024, que afetaram várias freguesias do concelho, lançou o projeto “Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar”.
Quando as notícias, diariamente, dão conta do problema dos incêndios, o clube de Oliveira de Azeméis lançou um concurso de banda desenha.
Crianças que perfaçam 10 anos até 31 de Dezembro, são desafiadas a contar uma história sobre uma árvore, recorrendo à prancha disponibilizada pelo Rotary Club de O.Azeméis.
Este concurso tem como objetivos criar um jogo didático, promover a interação com a natureza e a sua envolvência, mobilizar os sentidos para a capacidade de observação, estimular a sensibilidade estética, a criatividade e o aperfeiçoamento da comunicação visual e escrita das crianças e promover a expressão artística.
Aos autores dos três melhores trabalhos, será oferecido um kit de explorador da floresta. A todos os participantes, será entregue um certificado de participação. Está, igualmente, pensada uma exposição dos trabalhos.
O concurso de banda desenha decorre até ao dia 31 de Agosto e, para obter a prancha e o regulamento, poderá enviar um e-mail para: comunicacao.rotaryoaz@gmail.com .
Os trabalhos serão avaliados tendo em conta a criatividade, expressão plástica; qualidade gráfica, narrativa e originalidade, sendo o júri composto por Jéssica Pires, antiga presidente do Rotaract de O.Azeméis e uma das responsáveis pelo projeto cinematográfico “2019: Odeisseia na Bliblioteca” João Rebelo Martins, que no Rotary lidera o projeto “Renascer Azeméis”, além de ser um conhecido piloto de automóveis e ativista; Manuel Matos Barbosa, cineasta, organizador do Cinanima, pintor, desenhador, autor de inúmeras bandas-desenhadas; Mário Rui Lopes Mário Rui Lopes, Licenciado em Economia, pós-graduado em Gestão Escolar, professor, foi diretor de Agrupamentos escolares e Presidente da CPCJ de O.Azeméis, pertence aos órgãos sociais do Museu Regional de O.Azeméis e do Centro de Estudos Ferreira de Castro; e Paulo Monteiro, artista plástico, ilustrador e ceramista, professor de artes visuais, mestre em Comunicação e Educação em Ciência.
No âmbito do “Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar”, foi feita uma distribuição de sementes de polinizadoras, uma conferência com a presença, entre outros, de Arlindo Cunha, ex-ministro da agricultura e de Rui Ladeira, secretário de estado das florestas, campanhas de sensibilização da política dos 4R e de prevenção de incêndios e entrega de donativos às corporações de bombeiros voluntários de Oliveira de Azeméis e Fajões.
Para o piloto “devemos repensar a sustentabilidade, a simbiose entre natureza e o que queremos para futuro. Para isso é preciso promover junto dos mais jovens boas práticas ambientais, conservação dos ecossistemas e, neste caso específico, prevenção e combate a incêndios. Fazer parte do projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, é uma forma de alertar e promover o equilíbrio entre o homem e a floresta.”.