Jet Motorsport – Balanço do Almada Extreme Sprint 2025

A equipa de competição Jet Motorsport, oriunda do concelho de Mafra, e que tripula um icónico Volkswagen Corrado G60, rumou aos antigos Estaleiros Navais da Lisnave, em Almada, para participar em mais uma edição do “Almada Extreme Sprint”, eventualmente a última a ter lugar naquele histórico local, e de onde a equipa Mafrense trouxe um excelente resultado (com um honroso 10.º lugar à geral, entre 31 concorrentes), um sentimento de missão cumprida, e boas memórias para mais tarde recordar.

Após a participação no “Rallye das Camélias”, no passado mês de Fevereiro, a equipa de Mafra, que prepara, tripula, e compete com um histórico Volkswagen Corrado G60, compareceu no passado fim-de-semana, naquela que será eventualmente a última edição desta mítica prova, no histórico local dos antigos Estaleiros da Lisnave, em Almada, numa decisão condicionada por limitações de orçamento, mas que o piloto e gestor do projecto, Cristiano Santos, defendeu de forma clara: “Este ano, a nossa época não está a ser muito frutífera em termos de apoios. O apoio dos patrocinadores que nos acompanham desde a época passada, permitiu preparar o carro para 2025, e competir no Rallye das Camélias. Mas ficou por aí, e quando chegou a hora de nos inscrevermos no Almada Extreme Sprint, eu próprio tive de tomar uma decisão, e resolvi avançar com a mesma, mesmo sem apoios adicionais, numa decisão complicada e de grande risco. Nós que costumávamos ser dos primeiros a inscrever-nos,  desta vez fomos quase os últimos. Mas a possibilidade de ser a última edição desta prova, bem como o facto de o Clube de Motorismo de Setúbal, organizador desta prova, nos merecer desde sempre uma enorme consideração, levou a que a decisão fosse tomada e o risco corrido, o que se revelou uma decisão acertada.

Os resultados desportivos falaram por si, com a equipa do VW Corrado a conquistar um prestigiante 10.º lugar à Geral Absoluta, bem como o 2.º lugar da sua classe. Algo que, nas palavras do piloto, se ficou a dever a melhorias mecânicas e dele próprio: “antes desta prova optámos por fazer a troca da caixa de velocidades, por uma mais curta, e isso notou-se logo, pois o carro sai melhor das curvas. Continuamos infelizmente a correr com uma centralina original, não-modificada, enquanto a nossa é reparada, pelo que esta nova caixa acabou por compensar um pouco. Mas não foi só isso, tenho de agradecer ao nosso navegador, pois esteve sempre a puxar por mim, a fazer-me acreditar, e isso fez toda a diferença.

O Navegador da equipa, João Santos, reforçou as palavras do piloto, elogiando ainda o traçado, e as melhorias feitas desde a edição anterior: “o carro nem parecia o mesmo, especialmente na saída das curvas. Valeu a pena a troca de caixa, sem dúvida. E este traçado, com as pequenas diferenças introduzidas, só pode ser elogiado. Então aquele desvio na penúltima reta, que nos obrigou a sair em força, deu um espectáculo adicional e entusiasmou-nos ainda mais!”, referiu João Santos.

Em relação a próximas provas, o piloto foi cauteloso: “Próximas provas? Neste momento não sabemos. Temos algumas em que ainda gostaríamos de participar, mas o orçamento acabou. Estamos a prospeccionar dois novos potenciais patrocinadores, mas nada está garantido neste momento. É o que é, e temos de saber lidar com isso. Melhores tempos virão, assim surja a oportunidade certa. Mas temos pena, pois quanto mais provas fizermos, mais divulgamos as marcas dos nossos patrocinadores”, referiu Cristiano Santos.

E foi assim que esta equipa regressou à vila de Mafra, onde está sediada, trazendo “o carro inteiro e a rolar”, para de seguida ser feita a respectiva manutenção e reparação de pequenos danos, habituais neste tipo de provas.

A Jet Motorsport agradece aos seus parceiros e patrocinadores, por todo o apoio permanentemente prestado, bem como a todos os órgãos de comunicação social que têm ajudado a dar visibilidade a este modesto projecto de competição automóvel.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter