JEAN-ÉRIC VERGNE SOMA MAIS PONTOS PARA A DS AUTOMOBILES EM MISANO

A segunda Corrida do E-Prix de Misano, em Itália, foi repleta de ação, tal como aconteceu na prova de ontem.

Jean-Éric Vergne somou pontos pela sexta vez em sete corridas. Já Stoffel Vandoorne viu-se obrigado a abandonar devido a um problema de bateria.

A próxima ronda do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, a oitava da presente temporada, correr-se-á no circuito citadino do Mónaco a 27 de abril.

Corrida este fim de semana no Misano World Circuit Marco Simoncelli, a dupla jornada italiana da Fórmula E foi palco de duas corridas de elevado conteúdo estratégico.

Uma coisa é certa: ambos os DS E-TENSE FE23 demonstraram um elevado desempenho numa pista que utilizou grande parte do famoso traçado do MotoGP. Jean-Éric Vergne, que fora o segundo mais rápido na Qualificação para a corrida de ontem (sábado), voltou a fazê-lo na sessão de Qualificação deste domingo de manhã, significando uma nova partida da primeira linha da grelha. A sublinhar o forte desempenho global da DS Automobiles, já que Stoffel Vandoorne, o seu companheiro de equipa, qualificou-se na sexta posição.

Dada a partida, as posições de topo mudaram quase constantemente logo nas primeiras voltas. A certa altura, Vergne assumiria a liderança, depois perdendo várias posições mesmo antes da entrada em pista do Safety Car. O piloto francês não conseguiu regressar aos cinco primeiros, numa corrida muito agitada do início ao fim. Obtendo um sétimo lugar no domingo, depois de ter herdado o sexto lugar na corrida de sábado, Jean-Éric Vergne saiu de Misano com um pecúlio adicional de 14 pontos, ele que terminou nos lugares pontuáveis em seis das sete corridas já realizadas na presente época, o que atesta a sua impressionante consistência. Numa temporada que ainda nem chegou a meio, o Bicampeão de Fórmula E ocupa, à data, o sexto lugar no ranking provisório de Pilotos, mantendo-se claramente na luta pelo título.

Quanto a Vandoorne, a corrida deste domingo foi para esquecer. Depois da sua forte prestação na Qualificação, o piloto belga foi uma das vítimas de alguns dos múltiplos contactos no meio do pelotão, vendo-se forçado a entrar nas boxes para reparar a carroçaria danificada, o que acabou com as suas esperanças de alcançar um bom resultado. Depois, quase no final da corrida, um problema de bateria – que também afetou todos os outros pilotos – obrigou-o a parar na berma do circuito.

Com três pontuações conquistadas nas duas corridas de Misano, a DS Automobiles continua a fazer crescer a sua pontuação. O construtor premium francês e o seu parceiro PENSKE AUTOSPORT estão atualmente no quinto lugar na classificação provisória do Campeonato de Equipas.

A próxima ronda do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E terá como pano de fundo a história e o glamour. A série 100% elétrica ruma, agora, até ao lendário circuito citadino do Mónaco, um dos mais conhecidos do mundo. Será a oitava corrida (de um total de 16) e realiza-se dentro de duas semanas, a 27 de abril (sábado).


Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:

“Saímos do longo fim de semana de Misano plenamente conscientes do nosso excelente desempenho, mas também com alguma frustração por não termos somado pontos suficientes. É uma pena, pois fomos sempre rápidos na Qualificação, mas tivemos dificuldades nas Corridas, o que se deveu, principalmente, a fatores externos. Os nossos excelentes desempenhos na Qualificação formam uma base sólida sobre a qual podemos construir as próximas corridas.”

Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019

“O dia começou bem com mais um excelente desempenho da equipa na Qualificação. Demos, claramente, um passo em frente nesta área e gostaria de felicitar toda a equipa por isso. Quanto à Corrida, temos de perceber exatamente o que aconteceu. Não sei se cometemos um erro estratégico na utilização do ‘Modo de Ataque’, mas perdi vários lugares no espaço de apenas duas voltas e, de repente, encontrei-me mais abaixo na classificação. Com a gestão de energia que este circuito exigia, não consegui recuperar depois as posições perdidas. Não sei se foi puro azar, pois continuo a pensar que tomámos as decisões certas nessa altura da corrida. Um incidente na última volta custou-me mais lugares, mas, de qualquer forma, conseguimos, mais uma vez, somar pontos importantes.”

Stoffel Vandoorne, Campeão do Mundo de Fórmula E em 2022

“Acredito, muito sinceramente, que não fomos devidamente recompensados face ao nível do nosso desempenho. A minha Qualificação foi melhor hoje, consegui entrar nos duelos e qualificar-me no sexto lugar na grelha, o que era um bom ponto de partida. Infelizmente, perdi muitos lugares durante as primeiras voltas, depois tive um contacto e tive de mudar a asa dianteira. Mais tarde tive um problema com a bateria e não consegui chegar à meta. Há, naturalmente, um elemento de frustração, mas o nosso nível de desempenho global é definitivamente um ponto positivo. Vamos continuar a aprender e regressar ainda mais fortes”.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter