IVECO BUS celebra o 130º aniversário da fábrica de Vysoké Mýto no ano em que a IVECO faz 50 anos

A IVECO BUS assinalou os 130 anos da fundação da fábrica de Vysoké Mýto, na República Checa. Desde a sua criação, esta fábrica tem desempenhado um papel fundamental na evolução dos transportes públicos, tanto a nível nacional como internacional. Este sucesso notável resulta de uma evolução constante, do empenho incondicional dos seus colaboradores e das fortes relações estabelecidas com os seus parceiros comerciais.

O ano de 2025 é rico em comemorações, pois assinalam-se também os 50 anos da fundação da IVECO.

Vysoké Mýto: o maior fabricante de autocarros da Europa

Com uma superfície total de 355.000 m2 e uma capacidade de produção anual de até 5.000 veículos, Vysoké Mýto, a principal fábrica da IVECO BUS na República Checa, é também uma das principais instalações de produção de autocarros da Europa.

A IVECO BUS desempenha um papel fundamental na economia checa, contribuindo significativamente para o seu crescimento: a sua fábrica de Vysoké Mýto emprega mais de 4.400 pessoas e dá emprego indireto a mais 1.700 pessoas através de subcontratações. Em 2024, 90% dos autocarros produzidos foram exportados para 25 países, principalmente na Europa, bem como na Ásia e em África. Com uma quota de mercado de 42%, a IVECO BUS é líder de mercado na República Checa. Nesse mesmo ano, a empresa também aumentou a produção da gama CROSSWAY 100% elétrica.

A unidade de Vysoké Mýto produz o CROSSWAY, a gama de maior sucesso da IVECO BUS, a qual foi desenvolvida na fábrica checa. Produz também o autocarro EVADYS, concebido para servir em rotas regionais ou nacionais, serviços de shuttle ou missões turísticas de média distância.

As origens

O início da atividade da fábrica deve-se a Josef Sodomka, artesão e empresário, que arrancou com o seu negócio em Vysoké Mýto no ano de 1895. Ao longo dos tempos, a empresa do visionário empresário checo tornou-se um dos principais centros de produção de autocarros e teve um impacto significativo na história económica do país através das várias marcas que foram surgindo, até à IVECO BUS.

  • 1895: o fabricante de rodas Josef Sodomka muda-se para Vysoké Mýto, onde funda uma oficina de construção de rodas e passa gradualmente da produção de carruagens para o fabrico de automóveis.
  • 1925: início da produção de automóveis personalizados, que passam a ser o principal foco da fábrica de Sodomka, dirigida por Josef Sodomka Sr.; no entanto, pouco depois, o seu filho passou a ser a figura principal da empresa. 
  • 1948: a fábrica de Josef Sodomka é nacionalizada e torna-se uma empresa estatal, passando a chamar-se Karosa. A produção de autocarros passa a concentrar-se em Vysoké Mýto. 
  • 1952: a Karosa inicia a cooperação com o fabricante nacional de chassis de autocarros LIAZ. 
  • 1962: a Karosa torna-se no único fabricante de veículos especiais da Checoslováquia. 
  • 1993: no contexto das privatizações, é criada a Karosa e é assinado um acordo de cooperação industrial com a RENAULT V.I., no âmbito do qual esta adquire 34% da recém-criada sociedade anónima. A aliança RENAULT V.I.-Karosa tornou-se um exemplo do envolvimento ocidental em veículos industriais na República Checa.
  • 1999: a empresa italiana IVECO e a empresa francesa RENAULT V.I. criaram uma empresa comum denominada IRISBUS Holding SL, que adquire 94% das ações da Karosa. Ao fundir as suas operações, a IVECO e a RENAULT V.I. criam o segundo maior produtor de autocarros da Europa.
  • 2003: a IRISBUS passa a ser totalmente detida pela IVECO.
  • 2007: mudança de designação da empresa para Iveco Czech Republic, a. s. 
  • 2013: a IVECO BUS, que substituiu a denominação IVECO-IRISBUS, torna-se a nova marca dedicada ao transporte de passageiros, marcando o início de uma nova fase de desenvolvimento das outras atividades internacionais da IVECO.

Expansão contínua e modernização em curso

Ao longo das décadas, as instalações da Vysoké Mýto evoluíram significativamente, passando de 90 m² em 1895 para 7.525 m² na altura da sua nacionalização em 1948, e atingindo uma área atual de 135.000 metros quadrados de área coberta. Pioneira na adoção de tecnologias avançadas, a fábrica investiu fortemente na otimização dos seus processos de produção, garantindo um nível de qualidade superior. Esta aposta constante na inovação solidificou a sua posição de líder no setor, respondendo às crescentes expetativas do mercado.

1958: novo processo de montagem de carroçarias

O novo processo dividiu as carroçarias em duas secções, superior e inferior, as quais eram montadas separadamente em dispositivos de soldadura. O esqueleto completo da parte inferior da carroçaria era ligado à parte superior da carroçaria, já revestida, na estação de trabalho seguinte. O esqueleto montado era colocado no chassis por uma grua de elevação e continuava a avançar na linha de montagem. A introdução de novos mecanismos de fixação pneumáticos e a utilização da grua de elevação aceleraram significativamente a produção e melhoraram a qualidade geral dos veículos.

1970: novas expansões

Foi construída uma nova unidade de carroçaria e montagem, com 20.000 m² de espaço de produção e 10.000 m² de áreas auxiliares. A fábrica adota então uma conceção modular dos painéis, transformando o processo de fabrico e marcando uma mudança significativa em relação aos métodos tradicionais de construção de carroçarias.

1981: automação avançada e centralização operacional

Para melhorar as suas capacidades de produção, a fábrica adotou ferramentas controladas digitalmente e estações robotizadas. Além disso, foi construído um edifício administrativo de onze andares para centralizar as atividades de gestão.

 

 

 

 

2001: A primeira fábrica de autocarros da Europa de Leste com tratamento por imersão catódica

A fábrica instala um sistema de revestimento catódico por imersão para proteção contra a corrosão, garantindo uma longevidade sem precedentes aos veículos fabricados. É uma das maiores do seu género na Europa e tem capacidade para tratar veículos até 15 metros de comprimento.

 

2002: uma nova linha de montagem com uma área de 10.000 m² foi implementada para aumentar a capacidade de produção diária.

 

2003: a implementação do sistema de fixação por colagem das janelas e dos painéis laterais melhorou a estética e a qualidade dos produtos acabados.

 

2015: um novo Centro de Design

Inauguração de um novo e singular espaço que permite aos clientes configurar os seus veículos de acordo com as suas necessidades específicas. Tal como um catálogo físico, permite-lhes visualizar, tocar e testar materiais, facilitando a escolha das melhores opções entre as muitas combinações possíveis, como bancos, revestimentos e muito mais.

 

2023: introdução da eletromobilidade

Para além das versões de baixas emissões a Gás Natural Comprimido (GNC) e híbridas, a fábrica integrou o modelo CROSSWAY Low Entry ELEC nas suas linhas de produção, seguido em 2025 pelo CROSSWAY ELEC, confirmando o empenho da IVECO BUS em proporcionar uma gama diversificada de soluções de energias alternativas para satisfazer as exigências da mobilidade sustentável.

 

Resumo dos modelos icónicos

 

Esta comemoração do 130º aniversário constitui também uma oportunidade para destacar alguns dos modelos lendários nascidos na fábrica de Vysoké Mýto, os quais desempenharam um papel crucial na evolução dos transportes públicos ao longo das décadas.

 

1928: O primeiro autocarro sai da linha de montagem da fábrica. Tratou-se de um veículo para 14 passageiros sentados, construído sobre um chassis Škoda 125.

 

Entre 1928 e 1939: a produção de carroçarias centra-se principalmente em chassis Škoda, Tatra, Walter e Praga. Inicialmente, apenas são construídas unidades únicas, com pequenas séries introduzidas mais tarde, principalmente em resposta a encomendas estatais. Para além dos autocarros de linha, surgiram também modelos de longa distância com caraterísticas luxuosas, como o Škoda 606 DN em 1938 e o Tatra 24/58 em 1939.

 

A partir de 1940: desenvolvimento de diversas variantes de carroçarias com base em chassis Škoda 706.

 

Durante a II Guerra Mundial: Produção do Škoda 706 NG com um gerador a gás de lenha.

 

Entre 1954 e 1957, lançamento do Karosa T 500 HB, com três eixos e um motor Tatra montado na traseira numa estrutura autoportante. A sua conceção única influenciou o desenvolvimento de autocarros durante décadas.

 

Entre 1958 e 1971: o modelo Škoda 706 RO evolui para o lendário Škoda 706 RTO. Foram produzidas 14.969 unidades para serviços de transportes urbanos, interurbanos e de longa distância.

 

A partir de 1965: a gama Š 11 é progressivamente desenvolvida em Karosa. Graças aos seus seis principais painéis pré-fabricados, o modelo Š 11 tornou-se num líder de mercado internacional com 26.769 unidades produzidas.

 

1981: a gama 700 substitui os famosos modelos “ŠM”. A principal inovação é a relocalização do motor LIAZ ML 635 e da transmissão Praga atrás do eixo traseiro. Até 1999, foram fabricadas variantes urbanas, interurbanas, de longo curso, suburbanas com transmissão mecânica e autocarros articulados.

 

Entre 1992 e 1999, a Karosa fabrica o autocarro LC 757 HD 12 em resposta à procura crescente de transportes internacionais. Este modelo luxuoso, dotado de um piso elevado, oferece um conforto superior nas viagens de longo curso. São produzidas 98 unidades, incluindo uma versão de três estrelas com 42 lugares sentados, com opção para 49 lugares.

 

1995: a Karosa lança a gama 900, uma versão melhorada da gama 700. Com um design modernizado, oferece maior conforto, qualidade e desempenho para um transporte mais seguro e sustentável. O modelo Recreo, baseado na série 900, é o primeiro a ter um impacto notável, não só em França, mas também noutros países europeus.

 

2006: lançamento do CROSSWAY, concebido para o transporte urbano (com a versão Low Entry introduzida em 2007) e interurbano. Está disponível com energias alternativas, tais como elétrico a bateria, biometano, combustível XTL e B100. A sua fiabilidade e versatilidade fazem deste modelo o líder dos transportes interurbanos na Europa, com mais de 65 000 unidades produzidas. Um em cada dois autocarros interurbanos vendidos na Europa é um CROSSWAY. Os modelos CROSSWAY receberam inúmeras distinções de prestígio, incluindo quatro títulos de “Autocarro Sustentável do Ano”: em 2018 com a versão Low Entry GNV, em 2020 com a versão CROSSWAY GNV, em 2023 com o CROSSWAY Low Entry GNV Hybrid, compatível com biogás, e em 2024 com a versão elétrica CROSSWAY Low Entry ELEC.

 

Desde 2022: Vysoké Mýto é o local de produção exclusivo do EVADYS. Autocarro polivalente, o EVADYS é compatível com XTL e é ideal para todas as missões, desde serviços de shuttle a operadores turísticos, passando pelos autocarros de excursão e pelos percursos regulares.

 

2023: início da produção em série das versões CROSSWAY ELEC, integrando as caraterísticas que fizeram o sucesso da gama CROSSWAY desde o seu lançamento, e todas as vantagens da mobilidade elétrica para responder às exigências de descarbonização do transporte escolar e interurbano.

 

 

Link para imagens de alta resolução: Anniversaries | Iveco

 

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter