IVECO BUS apresentou as suas ambições em matéria de hidrogénio na “European Hydrogen Week

A IVECO BUS, um dos principais intervenientes na transição energética em França e na Europa, reafirmou o seu compromisso para com esta transformação durante a “European Hydrogen Week” (“Semana Europeia do Hidrogénio”), que se realizou em Bruxelas entre 18 e 21 de novembro de 2024. O evento, organizado pela Hydrogen Europe, Comissão Europeia e Clean Hydrogen Partnership, reuniu os principais intervenientes da indústria para debater os progressos e os desafios relacionados com o hidrogénio.

No âmbito da “European Hydrogen Week” (“Semana Europeia do Hidrogénio””, a IVECO BUS demonstrou a sua experiência no domínio dos autocarros a hidrogénio, uma solução fundamental para o futuro da descarbonização dos transportes públicos. De facto, enquanto pioneiro em soluções de mobilidade ecológica há mais de 25 anos, o hidrogénio é um dos focos estratégicos do fabricante.

“Creio que a transição para a mobilidade com emissões zero exige uma abordagem coletiva e tecnologicamente neutra. Na IVECO BUS, estamos empenhados em oferecer uma gama completa de soluções, desde o biometano até aos autocarros a células de combustível de hidrogénio, um importante complemento dos veículos elétricos. No entanto, o mercado precisa de políticas de apoio, financiamento inovador e um esforço de colaboração em toda a cadeia de valor a fim de superar desafios como as infraestruturas de reabastecimento e os custos relativos ao hidrogénio. Temos de trabalhar em conjunto de forma a desbloquear todo o potencial dos transportes sustentáveis e capitalizar o novo mandato europeu para construir um futuro com emissões verdadeiramente nulas”, afirmou Domenico Nucera, Presidente da IVECO BUS e Presidente da Divisão de Autocarros da ACEA.

IMPLEMENTAÇÃO DE POSTOS DE ABASTECIMENTO DE HIDROGÉNIO NO CENTRO DOS DEBATES

Durante o evento, Domenico Nucera, Presidente da IVECO BUS e Presidente da Divisão de Autocarros da ACEA, participou numa mesa-redonda intitulada “Tornar os objetivos uma realidade: como garantir a rápida implantação de estações de abastecimento de hidrogénio?”, realizada no dia 20 de novembro, entre as 14 e as 15 horas.

Uma oportunidade para transmitir as principais mensagens da empresa sobre a questão do hidrogénio, incluindo:

  • Um compromisso concreto para com a descarbonização: a IVECO BUS reafirmou o seu compromisso para oferecer soluções de transporte com emissões zero e contribuir ativamente para a redução da pegada de carbono do setor, sendo o hidrogénio uma estratégia fundamental.
  • Os desafios da implantação de infraestruturas: dentro de cinco anos, a implantação da infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio tem de acelerar, em conformidade com os requisitos AFIR, para satisfazer a crescente procura dos clientes.
  • A necessidade de colaboração entre as partes interessadas: a colaboração entre os intervenientes no ecossistema do hidrogénio é essencial para acelerar a implantação desta tecnologia e garantir o seu sucesso.
  • Disponibilidade comercial e primeiras encomendas: a oferta de autocarros a hidrogénio IVECO BUS já está disponível no mercado, com as primeiras encomendas asseguradas e as entregas previstas para o segundo semestre de 2025; 12 veículos serão entregues à Comunidade da Aglomeração de Cannes Lérins e 5 veículos à Aglomeração de Lorient.

E-WAY H2: UMA SOLUÇÃO INOVADORA E DEELEVADO DESEMPENHO PARA ACELERAR A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA RUMO À NEUTRALIDADE CARBÓNICA NAS CIDADES

A IVECO BUS teve também em exposição o seu E-WAY H2 (Hall 11 – A40), um autocarro urbano a pilha de combustível com 12 metros de comprimento, vencedor de dois prestigiados troféus em 2024: “Melhor Veículo a Hidrogénio” nos Prémios de Inovação em Transporte Neutro, em Espanha, e o “Prémio Internacional de Sustentabilidade 2024” na categoria de autocarros a hidrogénio, atribuído pela Busplaner na Alemanha.

Com uma autonomia de até 450 quilómetros em condições normais de funcionamento, o E-WAY H2 está equipado com uma pilha de combustível Hyundai, pioneira e líder na tecnologia do hidrogénio há 25 anos. É alimentado por 4 depósitos situados no tejadilho, com um conjunto de baterias FPT Industrial de 69 kWh. Estas caraterísticas fazem do E-WAY H2 um autocarro particularmente eficiente em termos de redução do consumo de hidrogénio (15 a 20% inferior aos níveis habituais), garantindo simultaneamente um conforto térmico otimizado, a longa duração dos principais componentes e uma excelente lotação.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter