“Hyundai I30N, o HOT HATCH que nos faz sorrir”

“Hyundai I30N, o HOT HATCH que nos faz sorrir”


Pontos Positivos (+)

Imagem desportiva

Caixa de velocidades automática

Suspensão desportiva

Modo N

Som de escape

Qualidade de construção

Motor

Comportamento

Condução divertida

Preço competitivo

Visão Geral

Apresentação

Em 2017, o premiado i30 N marcou a estreia da submarca N, a gama de alta performance da Hyundai. A designação N é uma homenagem ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai que se situa em Namyang. Nascido em Namyang e aperfeiçoado na lendária pista de Nürburgring, um dos circuitos mais exigentes no mundo – o logótipo N simboliza a mítica chicane do circuito.

O i30N apresenta-se no mercado português como um dos melhores HOT HATCH. É um modelo que foi criado para maximizar o divertimento no condutor, com equipamentos desenvolvidos recorrendo a tecnologia inteligente, combinando a potência e o dinamismo dos melhores desportivos. Em 2024 o modelo sofreu uma ligeira renovação, destacando-se na zona dianteira os novos faróis LED com assinatura luminosa em “V” e, claro está, a nova grelha. Já na traseira, apenas a versão hatchback conta com novidades, recebendo novos faróis, um para-choques mais musculado e dois escapes de maiores dimensões. Esta renovação teve a finalidade de o tornar numa viatura que atrai mais atenções, não só pelo som produzido, mas também pelas generosas jantes de 19” com pneu de baixo perfil, a saia lateral com a marca N e o spoiler preto brilhante na traseira que reforça o look desportivo do modelo.

O modelo foi atualizado com a tecnologia mais recente e com recursos inovadores, trazendo de base vários sistemas de segurança e conectividade que o elevam ao mais alto nível.

Os engenheiros da marca trabalharam focados na sua performance e em trazer para os condutores a paixão pela adrenalina e pelos carros desportivos.

Tentaram também reduzir ao máximo o peso da viatura, desde as jantes de 19” associadas aos pneus Pirelli P-Zero que formam um conjunto mais leve em cerca 14,4kg, aos bancos dianteiros, estilo baquet, que pesam menos 2,2kg que os bancos de série.

Relativamente aos bancos, estes são em pele e Alcantara®, incluem o logotipo N iluminado e apoios laterais reforçados para um maior suporte.  O carácter desportivo do interior é reforçado pelos pedais em metal e os novos acabamentos na ventilação. Vários apontamentos da cor exclusiva Performance podem ser encontrados no interior – nos bancos, no volante, na alavanca de velocidades e no apoio de braços, com o intuito de o tornar um carro mais exclusivo. Entre as novidades também podemos encontrar um ecrã de 10,25” para o sistema de infotainment, que é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e ainda com a última geração do serviço Hyundai Bluelink.

A versão Performance Package traz a nova caixa DCT de 8 velocidades, o diferencial autoblocante eletrónico, a suspensão e direção revistas, e, no interior, junta-se ao software tradicional, informações sobre as forças G, tempos por volta, arranque 0-100km/h, gráficos de potência, binário, turbo, temperatura de óleo, entre outras informações disponíveis para o condutor.

A Hyundai possibilita uma variada paleta de cores para o chassi: Polar White (PYW) Sólida, Performance Blue (XFB) Metalizada Especial, Engine Red (JHR) Sólida, Sunset Red (WR6) Metalizada, Shadow Gray (TKG) Metalizada Especial, Dark Knight (YG7) Metalizada e Phantom Black (PAE) Metalizada.

Motor

A Hyundai i30N é associado a uma motorização a gasolina de 2,0l com uma potência de 280cv e um binário máximo de 392NM disponível entre as 1950 e as 4600rpm.

Associado a este motor temos disponível uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 8 velocidades de dupla embraiagem, ambas corretamente escalonadas para aproveitar ao máximo a potência e binário que o motor proporciona. De salientar que as passagens de caixa são excelentes tanto nas reduções como em aceleração, tirando partido do sistema Rev Match.

O condutor tem há disposição 5 modos de condução, sendo eles, o Eco, Normal, Sport, N Standard e N Custom. No modo N Custom, o condutor tem a possibilidade de alterar e configurar o carro a seu gosto, nomeadamente a nível do motor, transmissão e-LSD – Electronically-Controled Limited Slip Differential, som de escape, ESC – Electronic Stability Control, direção e suspensão. Para cada um destes pode escolher entre os estados Normal, Sport e Sport+ e conjugar conforme a sua conveniência.

De referir que os 0-100km/h são atingidos em 5,4s na versão com caixa automática e Launch Control e em 5,9s na versão com caixa manual.

Interior

No interior do i30N há muito espaço útil na frente, com grandes compartimentos na zona da porta onde facilmente conseguimos colocar uma garrafa de 1,5l de água. Existe ainda uma grande área sob os comandos do ar condicionado onde podemos pousar o telemóvel, assim como carregar o mesmo através de duas tomadas de 12v, uma tomada USB – type C ou do carregador sem fios. Junto ao comando da caixa de velocidades existem dois suportes para copos; no entanto, aqui, as garrafas têm de ser de 0,5l. Por baixo do apoio de braços do banco dianteiro existe uma área para arrumação e o porta-luvas é também bastante espaçoso.

Os bancos dianteiros são, conforme referido anteriormente, confortáveis, oferecendo um bom apoio lateral; contudo, consideramos que a posição de condução deveria ser um pouco mais baixa, sobretudo para quem tem uma estatura acima da média, uma vez que se fica com a sensação de que se podia estar mais abaixo, mesmo com o acerto do banco na sua posição mais reduzida.

Nos bancos traseiros, o i30 N tem espaço suficiente para transportar com conforto os passageiros. Ressalvamos, porém, que os bancos dianteiros são espaçosos e acabam por retirar alguma visibilidade aos passageiros para a frente da viatura. Os bancos são desportivos e pode contar com alguns compartimentos na porta e no apoio de braços. Existe espaço suficiente para transportar três pessoas, todavia será mais confortável ser usado apenas por duas. Ambos os bancos possuem sistema ISOFIX e o acesso ao banco é fácil, já que as portas traseiras nos oferecem um bom ângulo de abertura.

O espaço na mala do i30 é de cerca de 395 litros. Já no i30N perdemos 14 litros desse espaço para albergar os suportes de suspensão e a barra estabilizadora, que garantem maior rigidez torsional ao carro. Esta barra pode ser retirada com recurso a um conjunto de chaves, isto se pretender rebater os bancos e obter um espaço de carga plano. Com os bancos rebatidos obtemos um espaço de 968 litros. No uso do dia-a-dia não vai querer tirar a barra estabilizadora, pois vai querer sempre usufruir do seu Hyundai i30N no expoente máximo de diversão.

Na frente, o condutor e o passageiro podem desfrutar de espaço suficiente e de um ecrã do sistema de info-entretenimento tátil e com boa visibilidade. Este ecrã dá acesso ao rádio, multimédia, configurações da viatura, Android Auto ou Apple Play, Hyundai Bluelink, entre outras funcionalidades.

Os modos de condução estão acessíveis através do ecrã, assim como através dos botões que pode encontrar no volante da viatura, sendo que o botão azul da esquerda controla os modos Eco, Normal e Sport, e o botão azul à direita controla o modo N Standard e o N Custom. No volante tem ainda, entre outros, o botão NGS que permite a ativação do N GRIN Shift, função que permite o acesso à versão mais performance do carro durante 20s.

O comando dos bancos aquecidos, do volante aquecido, do acesso à camera traseira, dos sensores de estacionamento e do controlo de estabilidade pode ser acedido através dos botões presentes na consola central junto ao comando da caixa de velocidades.

O sistema de AC automático é ótimo e refresca bem o ambiente, tendo controlo para duas zonas do habitáculo. O carro conta ainda com o Cruise Control, que não é adaptativo. A versão testada tem de série equipamentos como o assistente de faixa de rodagem; leitura de sinais de trânsito, incluindo os STOP; o DAW, aviso de atenção ao condutor que analisa o estado de alerta do condutor à estrada; as Luzes LED adaptativas com máximos automáticos; o assistente de ângulo morto.

Condução

Na Cidade

O truque para andar na cidade é manter o i30N no seu modo de condução mais suave, com a suspensão ajustada eletronicamente para o seu estado mais Soft, ou seja, em modo normal. Ainda assim, e mesmo mantendo no modo Normal, vai conseguir sentir alguns dos solavancos da estrada, e com muito mais intensidade do que sentiria num i30 tradicional. Se ajustar para o modo Sport ou N Standard, rapidamente vai perceber que vai precisar de uma massagem, pois a dureza faz-se sentir de uma forma ríspida. Uma dica útil, colocar em modo N Custom, colocando o carro a seu gosto, exceto a suspensão que pode manter no seu modo mais Soft. A visibilidade é excelente; a direção, mesmo no modo Normal, é bastante direta e pesada, ficando mais leve no estacionamento, que se torna simples e eficaz ao ser auxiliado pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e por uma câmera traseira. O modelo conta também com vários sistemas de ajuda à condução ADAS, como o FCA – Forward Collision-Avoidance Assist, FCA-JT, FCA-JC, que assistem o condutor em entroncamentos evitando colisão; o FCA-LS, FCA-LO, que ajudam o condutor na faixa de rodagem; o BCW – Blind Spot Assist, que não só alerta para o ângulo morto quando há veículos nas faixas de rodagem, como também para não abrir uma porta se existir algum movimento no seu ângulo morto. Todos estes reforços tornam a condução segura e descontraída quando nos movemos pela cidade.

Em autoestrada

Talvez aqui seja a situação em que o i30N se sente mais, pois graças ao escape desportivo, que mesmo em modo Normal ou Eco se faz notar, bem como ao som elevado dos pneus a velocidades de autoestrada, a viagem pode tornar-se um pouco mais ruidosa, o que, ao fim de um tempo, poderá causar cansaço ao condutor. É possível, no entanto, contar com a ajuda do DAW – Driver Attention Warning, para o avisar a fazer paragens para descansar, do LFA – Lane Following Assist, para o manter na faixa de rodagem, e do Cruise Control, que infelizmente, e ao contrário do que acontece na versão normal do i30, não é adaptativo. Os excelentes bancos dianteiros têm um bom apoio lateral e apesar de nos sentirmos numa posição algo elevada, ajudam a tornar a viagem um pouco mais confortável.

Numa estrada sinuosa

É aqui que o i30N se sente em casa. A direção é direta e eficaz, transmitindo ao condutor tudo que está a ser sentido na estrada, garantindo muita confiança para lhe permitir entrar em curva a velocidades bem acima do normal. Para tal, em muito contribui a rigidez torsional do chassi, assim como o diferencial eletrónico inteligente que ajuda o i30N a colar-se à estrada como uma lapa mesmo em condições atmosféricas mais difíceis. Mesmo que trave em cima da curva, descompensando a traseira, o carro vai-se comportar de forma segura, ainda que com um pequeno deslize da traseira, mas facilmente controlado com o pisar do acelerador e direção, apontando a mesma para o sentido que queremos ir.  O carro torna-se muito divertido e envolvente, e, usando os modos que tem à sua disposição, os quais recomendamos o Sport ou modo N Standard ou N Custom, a diversão vai ser ainda melhor. Sai de todas as curvas com um sorriso rasgado e com a adrenalina no seu auge. O sistema de travagem com discos às quatro rodas de 360mm à frente e 314mm atrás é bastante potente e eficaz em reduzir a velocidade da viatura sempre que é necessário.

Veredicto

O i30N é muito mais do que um carro que foi pensado para nos levar do ponto A para o ponto B. Ele é um superdesportivo saído das pistas para as nossas estradas, com o intuito de nos elevar a adrenalina.

Cada detalhe do carro foi pensado para garantir a máxima performance, disponibilizando ao condutor, sistemas como a caixa de dupla embraiagem, os diferentes modos de condução, o Hyundai Smart SenseADAS, o Launch Control e a função N GRIN SHIFT. Esta função permite ao condutor obter a máxima performance do carro por um período de 20s para, por exemplo, usar em ultrapassagens.

A relação preço / qualidade / diversão / performance é levada ao expoente máximo neste i30N.

O consumo final do teste foi de 10,1l por cada 100km percorridos, tendo conduzido 350km em AE, 100km em estradas nacionais e 40km em cidade a um ritmo de trânsito condicionado.

Curiosamente, e em autoestrada, a velocidades entre os 120km/h e os 140km/h, os consumos obtidos foram os mais baixos de todo o teste, com média a rondar os 8l aos 100km.

Na cidade, no pára-arranca, os valores subiram acima dos 13l por cada 100km percorridos.

De destacar que o modo N Standard ou N Custom foi utilizado muitas vezes, conferindo muito mais performance ao automóvel, mas pode ter causado a subida dos consumos.

O PVP da versão testada, Hyundai i30N Performance Package, com caixa DCT é de 52.750,00€. A versão com caixa manual custa 50.640,00€. Recomenda-se ao leitor a caixa DCT, pela sua facilidade de utilização e pela simbiose perfeita que tem com o motor e o condutor, parecendo estar sempre com a mudança perfeita para o momento,

A versão com caixa automática DCT, conta ainda com o Launch Control e o N GRIN SHIFT.

Importante referir que o Novo Hyundai i30 N oferece 7 anos de Garantia sem limite de quilómetros, 7 anos de Assistência em Viagem e 7 anos de Check-ups anuais gratuitos, sem limite de adrenalina.

E despache-se, pois, a Hyundai anunciou que vai terminar com a produção deste modelo na Europa no final de 2024, passando os modelos da submarca N a serem totalmente elétricos.

Por Pedro Silva

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter