A bem sucedida estrutura competitiva sedeada na Póvoa de Varzim aposta em Hélder Silva para levar a nova Osella PA 21S a nova vitória à geral na Rampa Porca de Murça, terceira prova da temporada 2024 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. Quanto a Afonso Santos, o jovem “rookie” apostas as fichas em colocar o seu BRC B49 EVO na luta pelo triunfo na Divisão Protótipos B.
A terceira ronda da temporada leva a Power House até terras transmontanas para enfrentar os 4200 metros da Rampa Porca de Murça.
A liderar a estrutura estará Hélder Silva, que chega à prova do CAMI Motorsport altamente motivado pelo trunfo alcançado na Penha, que lhe permitiu saltar para o comando da tabela pontual absoluta do campeonato.
“Não tenho dúvidas de que teremos pela frente um fim-de-semana difícil, com muita luta pela vitória”, realça Hélder Silva.
O líder do campeonato considera que “teremos de ser muito cuidadosos na abordagem à prova, tentando rapidamente descobrir o melhor setup para a minha nova Osella e depois tirar partido de todo o seu potencial uma traçado de que gosto muito. Existe a possibilidade de chuva, o que poderá vir barachar um pouco as coisas, mas estamos prontos e sabemos ser capazes de vencer e assim reforçar a liderança do campeonato”.
A equipa também deposita fortes esperanças em Afonso Santos. O jovem piloto fará em Murça apenas a sua terceira prova de Montanha e, mesmo sendo grande o handicap proveniente do seu desconhecimento do traçado, a velocidade natural que tem ostentado aos comandos do BRC B49 EVO permitem antever mais uma boa prestação por parte do poveiro.
Afonso Santos sente-se “muito motivado e preparado para continuar a minha aprendizagem do BRC e da modalidade. Sei que a pista de Murça é muito exigente e vou estar muto focado não só para aprender bem os segredos da rampa, mas também para colocar em prática tudo o que tenho aprendido com o Hélder e a equipa. O pódio entre os Protótipos B é o objetivo e, se surgir a hipótese de lutar pela vitória, cá estarei para tentar corresponder”.
António Torres da Silva, diretor desportivo da Power House está convicto da “capacidade da nossa equipa para ser competitiva em Murça. O Hélder está já mais adaptado à sua nova Osella e estamos convictos de que vai estar na luta pela vitória. É um piloto fabuloso e a equipa vai dar o máximo para o ajudar a vencer. Quanto ao Afonso, estamos muito orgulhosos da evolução que este jovem de apenas 16 anos. É um talento extraordinário e vai-nos dar muitas alegrias ao lingo da temporada. A Power House deseja ao CAMI Motorsport e a toda a Família da Montanha”.
O programa competitivo da Rampa Porca de Murça arrancará às 12.30 horas de amanhã, sábado e o primeiro dia terá duas subidas de treinos oficiais e uma de prova. No Domingo, os pilotos enfrentam a pista a partir das 10.00 horas, com a única subida de treinos livres do fim-de-semana. Segue-se a última subida de treinos oficiais do programa, antecedendo as duas derradeiras subidas de prova. A entrega de prémios decorrerá em Murça, a meio da tarde.